ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado
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Browsing ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Adaptação de professores de música a turmas de 1º ciclo com alunos de necessidades adicionais de suportePublication . Silva, Marta Santos da; Bessa, RuiO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical (EM) no Ensino Básico (EB) na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. O documento articula a componente prática com o desenvolvimento de um projeto de investigação, realizado ao longo do ano letivo de 2024/2025. O relatório organiza-se em três partes principais: Observação da Prática Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, desenvolvido em subcapítulos. No primeiro capítulo, descreve-se a fase inicial da PES, centrada na observação da prática de ensino da EM no contexto do EB. Esta etapa foi essencial para compreender as metodologias e dinâmicas presentes no ensino da música em contexto real. No segundo capítulo, é feita uma contextualização da Escola Básica e Secundária de Lustosa, local onde decorreu a PES. Neste segmento, apresento as características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “Adaptação de professores de música do 1.º ciclo a turmas com alunos de Necessidades Adicionais de Suporte”. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas adotadas por docentes em contextos inclusivos. O estudo segue uma abordagem qualitativa, recorrendo a revisão de literatura, observações e entrevistas para a recolha e análise dos dados.
- A aguarela do sonho que me pintou professoraPublication . Barbosa, Mariana Araújo; Mascarenhas, Daniela Filipa Martilho; Rodrigues, Pedro Correia; Alves, Tiago Miguel MaiaO presente Relatório de Estágio (RE) foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento reflete o percurso da mestranda em dois contextos educativos distintos e revela uma construção identitária que se vai desenhando entre desafios concretos, decisões pedagógicas fundamentadas e aprendizagens com os alunos. A intervenção didática desenvolvida privilegiou a intencionalidade pedagógica, a articulação curricular e a atenção à diversidade. As propostas delineadas procuraram promover experiências de aprendizagem significativas, nas quais a afetividade e a valorização da criatividade dos alunos assumiram um papel central. Através da interdisciplinaridade e do uso pedagógico das tecnologias digitais, criaram-se contextos orientados para a construção ativa do conhecimento e para o desenvolvimento do pensamento crítico. Valorizou-se, em cada decisão, uma educação centrada na formação integral das crianças, assente em valores humanos, escuta ativa e respeito mútuo. O relatório integra, ainda, uma dimensão investigativa, centrada no desenvolvimento das capacidades de Visualização Geométrica (VG) em alunos do 2.º ano de escolaridade, mais especificamente na construção das vistas dos sólidos. Procurou-se compreender de que forma o recurso a Materiais Manipuláveis (MM) e a ferramentas de Realidade Aumentada (RA) poderia influenciar esse processo. Inspirado na metáfora da Aquarela, este RE apresenta-se como a síntese de um percurso formativo feito de linhas intencionais, de contornos por vezes incertos e de camadas sobrepostas entre a teoria, a prática e a reflexão. Cada capítulo acrescenta cor a um sonho, que começou por ser um esboço, e que se vai definindo, a cada passo, com mais nitidez...
- Aprender com sentidoPublication . Silva, Jéssica Fabiana Fernandes; Silva, Nuno Miguel Pinto daO presente Relatório de Estágio, intitulado Aprender com Sentido, integra-se no Mestrado em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.o Ciclo do Ensino Básico. A prática supervisionada decorreu com uma turma do 2.o ano e uma turma do 6.o ano, permitindo observar e intervir junto de alunos com diferentes perfis, interesses e necessidades. Esta diversidade exigiu uma constante adaptação metodológica e relacional, centrando a intervenção em estratégias diferenciadas e focadas no aluno, promovendo ambientes de aprendizagem inclusivos, seguros e desafiantes. A intencionalidade pedagógica foi guiada por uma visão humanista da educação, valorizando a escuta, a experiência e a construção conjunta do conhecimento. Para além da componente prática, o relatório integra uma investigação de natureza qualitativa, com base na investigação-ação. O estudo centrou-se na importância da ligação ao quotidiano no ensino da Matemática em contexto não formal, com alunos do 6.o ano. Através da análise dos dados recolhidos, procurou-se compreender de que forma a aproximação entre os conteúdos matemáticos e a realidade concreta dos alunos pode promover maior motivação, apropriação do saber, participação ativa e aprendizagens significativas. Este trabalho constitui, assim, uma síntese crítica do percurso formativo da mestranda, integrando prática, teoria e investigação, e refletindo um compromisso com um ensino exigente, transformador e alinhado com os desafios da escola contemporânea.
- Arte e cultura como elementos de valorização do Bairro do LagarteiroPublication . Magalhães, Andreia Filipa da Silva; Veludo, Sérgio; Lambert, FátimaEsta dissertação parte de uma reflexão sobre o potencial da cultura e da arte como instrumentos para impulsionar e valorizar a comunidade do Bairro do Lagarteiro, focando-se no impacto das atividades culturais na transformação social e comunitária. Face à necessidade de uma abordagem mais agregadora, optou-se por analisar o quadro das políticas culturais em Portugal e os seus programas, nomeadamente aqueles que, através da arte e da cultura, trabalham para a inclusão das comunidades. Por outro lado, sustentámos a hipótese de que a concretização de um projeto inclusivo de arte urbana poderia constituir um caminho para desconstruir estereótipos e promover um sentimento de pertença e valorização da comunidade do Bairro do Lagarteiro. Propõe-se, na etapa final desta investigação, o projeto Iniciativa Bairro Criativo, no âmbito do Cercar-te no Lagarteiro – E9G. Esta proposta surge na sequência de uma pesquisa inicial sobre os projetos atualmente em curso no bairro, tendo identificado o Cercar-te no Lagarteiro – E9G, como um projeto significativo, implementado pelo Espaço T. Foi possível acompanhar o projeto desde novembro de 2024 até ao presente momento, o que nos permitiu obter um conhecimento mais empírico das suas dinâmicas. A partir desse acompanhamento, surgiu a ideia de apresentar uma proposta a enquadrar no Cercar-te, tendo por principal objetivo a valorização do Bairro do Lagarteiro através da arte urbana. Ao encorajar a participação ativa da comunidade, pretendemos valorizar a comunidade local, assim construindo uma narrativa mais positiva e inclusiva do bairro. Com esta proposta espera-se transformar o espaço urbano num ambiente de convivência e expressão cultural e artística, estimulando o orgulho e o sentimento de pertença e identidade entre os moradores.
- Artes na escola, escola com artePublication . Duarte, Regina Marisa da Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresO presente relatório de estágio foi redigido no âmbito do 2.º Ciclo de estudos em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo fulcral de refletir sobre o percurso de construção profissional de perfil duplo em contextos reais de aprendizagem. Assente numa abordagem socioconstrutivista, a intervenção educativa foi orientada pela valorização das artes como eixo integrador do currículo, reconhecendo nas linguagens artísticas — Música, Artes Visuais, Teatro e Dança — um lugar central para a construção de saberes significativos, a promoção da inclusão e o respeito pela diversidade de estilos de aprendizagem. A prática pedagógica foi conduzida sob uma perspetiva de investigação-ação, permitindo uma atuação reflexiva, crítica e situada, sustentada por um quadro normativo e teórico atual. As experiências desenvolvidas procuraram articular, de forma transversal, as Artes com os conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio, potenciando uma abordagem transdisciplinar, sensível, cooperativa e colaborativa do currículo. O relatório constitui, assim, um exercício de reflexão sobre a ação educativa mediada pelas Artes, revelando um compromisso com práticas pedagógicas inovadoras, integradoras e humanistas, que colocam o aluno no centro do processo educativo. Este percurso formativo contribuiu decisivamente para a construção de um perfil de docente duplo, consciente, regido pelos valores éticos e criativos.
- Artes plásticas como meio de expressão e autonomia: o papel da pintura no desenvolvimento infantilPublication . Oliveira, Sara Raquel Cruz; Esteves, Susana; Silva, SusanaO presente relatório de estágio (RE) insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar (EPE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Este apresenta e analisa a intervenção da mestranda nos contextos de educação em creche e educação pré-escolar, especificamente numa sala com crianças de dois anos e numa sala com crianças de quatro anos. Analisar-se-á tanto os fundamentos legais que sustentam a prática educativa como os referenciais teóricos que orientaram a ação pedagógica. Reconhecendo a relevância do meio envolvente no processo de aprendizagem da criança, serão caracterizados elementos como as instituições de estágio, a organização do ambiente educativo das salas de atividades e os grupos de crianças. Além disso, será apresentada a metodologia adotada, nomeadamente a metodologia de investigação-ação, que integra processos de observação, planificação, avaliação e reflexão, com o objetivo de aperfeiçoar o processo educativo. Este documento inclui, ainda, a descrição e reflexão das ações desenvolvidas nos diferentes contextos, destacando a importância da pintura como instrumento para o desenvolvimento integral das crianças e articulando conhecimentos teóricos com experiências práticas. Assim, este relatório pretende evidenciar as aprendizagens adquiridas pelas crianças, bem como os aspetos que contribuíram para o crescimento profissional da mestranda.
- As atitudes das crianças em idade pré-escolar em relação aos seus pares com necessidades adicionais de suporte: associação a características pessoais e sociaisPublication . Freire, Joana Filipa Alves; Sanches-Ferreira, Maria ManuelaO objetivo deste estudo prende-se com a análise do papel de alguns fatores que estão associados ao desenvolvimento das atitudes das crianças em idade pré-escolar com desenvolvimento típico em relação aos seus pares com necessidades adicionais de suporte. Para isso, tomamos em consideração as características pessoais e sociais, que foram analisadas através das experiências anteriores das crianças, crenças, contextos e atitudes dos pais e educadores/as face à interação com pares com necessidades adicionais de suporte. A recolha de dados foi realizada com recurso a quatro escalas: Understanding Disability Scale, Perceived Attributes Scale, Perceived Capabilities Scale e Behavioral Intentions Scale, desenvolvidas por Van Hooser, em 2009, questionários aos pais e aos educadores. As atitudes das crianças foram avaliadas partindo da observação de dois conjuntos de fotografias de crianças de três grupos distintos: o primeiro conjunto com 1) com incapacidade motora, 2) com incapacidade intelectual, 3) sem incapacidade com os pares; e o segundo conjunto com os três grupos apresentados anteriormente sem os pares. Participaram nesta investigação 33 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade, a frequentar o ensino pré-escolar e divididas por oito salas, sendo que quatro tinham crianças com Necessidades Adicionais de Suporte (NAS) e as restantes quatro não tinham crianças com NAS. Os resultados demostraram a existência de associações entre a experiência dos pais e as atitudes das crianças e entre o desenho e o contexto em que estão inseridas. Tendencialmente, demonstram atitudes mais positivas face aos pares com desenvolvimento típico do que os pares com deficiência física e incapacidade intelectual.
- Barão do Seixo: uma memória a resgatarPublication . Mello, Benedita de São Payo Sottomayor e; Queirós, Carla Sofia FerreiraEste trabalho tem como finalidade trazer à memória a vida esquecida de António d' Almeida Coutinho e Lemos, Barão do Seixo, tendo como foco o seu património imobiliário. Esta personalidade da época Romântica, nasceu em Portugal numa altura de instabilidade política, fruto dos ideais iluministas que, oriundos de França, rapidamente se espalharam pela Europa, não sendo Portugal exceção. Em primeiro lugar, faremos um levantamento dos principais acontecimentos ocorridos antes e durante a sua juventude que se crê terem influenciado a sua simpatia pelo liberalismo, e também uma abordagem da vida económica e da sociedade de então. Em segundo lugar, realizaremos um levantamento das suas origens durienses, abordaremos o seu casamento, não esquecendo a sua atividade profissional, como grande proprietário na Região do Douro. Em terceiro lugar, apresentaremos um rol dos seus bens imobiliários na Região do Douro, com o intuito de perceber como lhe chegaram às mãos e que razões contribuíram para a sua alienação. Por último, procuraremos perceber como passou os seus últimos tempos de vida e o que sucedeu após o seu falecimento.
- Casa São Roque – Centro de Arte: Trajeto artístico e cultural no espaço e no tempoPublication . Nunes, Pedro Miguel Magalhães; Lambert, FátimaO presente documento representa o trabalho realizado no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, que teve lugar no novo polo de arte contemporânea, localizado na zona oriental da cidade do Porto, hoje conhecido como Casa São Roque – Centro de Arte. O trabalho prático incidiu sobre assistir a equipa de trabalho durante o funcionamento do espaço, quando aberto ao público. Para além disso, foi desenvolvido um estudo sobre os diferentes métodos de marketing e publicidade geralmente utilizados por outras instituições similares e, posteriormente, procedeu-se a um levantamento de informação acerca do plano de comunicação, os métodos de divulgação e as estratégias publicitárias utilizadas pela equipa da CSR. No que ao relatório de estágio diz respeito, é feita uma descrição pormenorizada de todas as atividades desempenhadas, após isso, é analisada a história da CSR, conhecida no passado como Palacete Ramos Pinto, assumindo no presente o papel de centro de arte contemporânea. No último capítulo é sintetizada toda a informação acerca de métodos de publicidade e divulgação no geral em centros de arte e em especifico na CSR.
- A competência musical como trampolim para a aprendizagem mais eficaz da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Braga, Inês Mendes; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daEste estudo analisa o potencial da música como ferramenta pedagógica para apoiar a aprendizagem de inglês como língua estrangeira entre alunos do ensino básico em Portugal, com base numa experiência de prática de ensino supervisionada. Os estudos referenciados permitem entender a relação existente entre a música e a linguagem e apresentar os benefícios que a música tem no ensino e aprendizagem. Neste sentido, é demonstrado como este elemento proporciona um ambiente pedagógico mais dinâmico e motivador, como desperta a atenção dos alunos e fomenta a assimilação do vocabulário e estruturas frásicas, contribuindo para uma aprendizagem significativa. As metodologias de investigação aplicadas são de variável mista, pelo envolvimento ativo da investigadora neste processo e pela diversidade de instrumentos utilizados para a recolha de dados, sendo neste âmbito os seguintes: a) registos das práticas (fotografias e vídeos); b) diário de bordo; c) inquérito por questionário a alunos. Deste modo, os resultados evidenciam o impacto positivo da música na motivação, retenção do vocabulário e desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos.