ESE - Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - Escola Superior de Educação by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 43
Results Per Page
Sort Options
- Arte e cultura como elementos de valorização do Bairro do LagarteiroPublication . Magalhães, Andreia Filipa da Silva; Veludo, Sérgio; Lambert, FátimaEsta dissertação parte de uma reflexão sobre o potencial da cultura e da arte como instrumentos para impulsionar e valorizar a comunidade do Bairro do Lagarteiro, focando-se no impacto das atividades culturais na transformação social e comunitária. Face à necessidade de uma abordagem mais agregadora, optou-se por analisar o quadro das políticas culturais em Portugal e os seus programas, nomeadamente aqueles que, através da arte e da cultura, trabalham para a inclusão das comunidades. Por outro lado, sustentámos a hipótese de que a concretização de um projeto inclusivo de arte urbana poderia constituir um caminho para desconstruir estereótipos e promover um sentimento de pertença e valorização da comunidade do Bairro do Lagarteiro. Propõe-se, na etapa final desta investigação, o projeto Iniciativa Bairro Criativo, no âmbito do Cercar-te no Lagarteiro – E9G. Esta proposta surge na sequência de uma pesquisa inicial sobre os projetos atualmente em curso no bairro, tendo identificado o Cercar-te no Lagarteiro – E9G, como um projeto significativo, implementado pelo Espaço T. Foi possível acompanhar o projeto desde novembro de 2024 até ao presente momento, o que nos permitiu obter um conhecimento mais empírico das suas dinâmicas. A partir desse acompanhamento, surgiu a ideia de apresentar uma proposta a enquadrar no Cercar-te, tendo por principal objetivo a valorização do Bairro do Lagarteiro através da arte urbana. Ao encorajar a participação ativa da comunidade, pretendemos valorizar a comunidade local, assim construindo uma narrativa mais positiva e inclusiva do bairro. Com esta proposta espera-se transformar o espaço urbano num ambiente de convivência e expressão cultural e artística, estimulando o orgulho e o sentimento de pertença e identidade entre os moradores.
- Artes plásticas como meio de expressão e autonomia: o papel da pintura no desenvolvimento infantilPublication . Oliveira, Sara Raquel Cruz; Esteves, Susana; Silva, SusanaO presente relatório de estágio (RE) insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar (EPE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Este apresenta e analisa a intervenção da mestranda nos contextos de educação em creche e educação pré-escolar, especificamente numa sala com crianças de dois anos e numa sala com crianças de quatro anos. Analisar-se-á tanto os fundamentos legais que sustentam a prática educativa como os referenciais teóricos que orientaram a ação pedagógica. Reconhecendo a relevância do meio envolvente no processo de aprendizagem da criança, serão caracterizados elementos como as instituições de estágio, a organização do ambiente educativo das salas de atividades e os grupos de crianças. Além disso, será apresentada a metodologia adotada, nomeadamente a metodologia de investigação-ação, que integra processos de observação, planificação, avaliação e reflexão, com o objetivo de aperfeiçoar o processo educativo. Este documento inclui, ainda, a descrição e reflexão das ações desenvolvidas nos diferentes contextos, destacando a importância da pintura como instrumento para o desenvolvimento integral das crianças e articulando conhecimentos teóricos com experiências práticas. Assim, este relatório pretende evidenciar as aprendizagens adquiridas pelas crianças, bem como os aspetos que contribuíram para o crescimento profissional da mestranda.
- As atitudes das crianças em idade pré-escolar em relação aos seus pares com necessidades adicionais de suporte: associação a características pessoais e sociaisPublication . Freire, Joana Filipa Alves; Sanches-Ferreira, Maria ManuelaO objetivo deste estudo prende-se com a análise do papel de alguns fatores que estão associados ao desenvolvimento das atitudes das crianças em idade pré-escolar com desenvolvimento típico em relação aos seus pares com necessidades adicionais de suporte. Para isso, tomamos em consideração as características pessoais e sociais, que foram analisadas através das experiências anteriores das crianças, crenças, contextos e atitudes dos pais e educadores/as face à interação com pares com necessidades adicionais de suporte. A recolha de dados foi realizada com recurso a quatro escalas: Understanding Disability Scale, Perceived Attributes Scale, Perceived Capabilities Scale e Behavioral Intentions Scale, desenvolvidas por Van Hooser, em 2009, questionários aos pais e aos educadores. As atitudes das crianças foram avaliadas partindo da observação de dois conjuntos de fotografias de crianças de três grupos distintos: o primeiro conjunto com 1) com incapacidade motora, 2) com incapacidade intelectual, 3) sem incapacidade com os pares; e o segundo conjunto com os três grupos apresentados anteriormente sem os pares. Participaram nesta investigação 33 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade, a frequentar o ensino pré-escolar e divididas por oito salas, sendo que quatro tinham crianças com Necessidades Adicionais de Suporte (NAS) e as restantes quatro não tinham crianças com NAS. Os resultados demostraram a existência de associações entre a experiência dos pais e as atitudes das crianças e entre o desenho e o contexto em que estão inseridas. Tendencialmente, demonstram atitudes mais positivas face aos pares com desenvolvimento típico do que os pares com deficiência física e incapacidade intelectual.
- Barão do Seixo: uma memória a resgatarPublication . Mello, Benedita de São Payo Sottomayor e; Queirós, Carla Sofia FerreiraEste trabalho tem como finalidade trazer à memória a vida esquecida de António d' Almeida Coutinho e Lemos, Barão do Seixo, tendo como foco o seu património imobiliário. Esta personalidade da época Romântica, nasceu em Portugal numa altura de instabilidade política, fruto dos ideais iluministas que, oriundos de França, rapidamente se espalharam pela Europa, não sendo Portugal exceção. Em primeiro lugar, faremos um levantamento dos principais acontecimentos ocorridos antes e durante a sua juventude que se crê terem influenciado a sua simpatia pelo liberalismo, e também uma abordagem da vida económica e da sociedade de então. Em segundo lugar, realizaremos um levantamento das suas origens durienses, abordaremos o seu casamento, não esquecendo a sua atividade profissional, como grande proprietário na Região do Douro. Em terceiro lugar, apresentaremos um rol dos seus bens imobiliários na Região do Douro, com o intuito de perceber como lhe chegaram às mãos e que razões contribuíram para a sua alienação. Por último, procuraremos perceber como passou os seus últimos tempos de vida e o que sucedeu após o seu falecimento.
- Casa São Roque – Centro de Arte: Trajeto artístico e cultural no espaço e no tempoPublication . Nunes, Pedro Miguel Magalhães; Lambert, FátimaO presente documento representa o trabalho realizado no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, que teve lugar no novo polo de arte contemporânea, localizado na zona oriental da cidade do Porto, hoje conhecido como Casa São Roque – Centro de Arte. O trabalho prático incidiu sobre assistir a equipa de trabalho durante o funcionamento do espaço, quando aberto ao público. Para além disso, foi desenvolvido um estudo sobre os diferentes métodos de marketing e publicidade geralmente utilizados por outras instituições similares e, posteriormente, procedeu-se a um levantamento de informação acerca do plano de comunicação, os métodos de divulgação e as estratégias publicitárias utilizadas pela equipa da CSR. No que ao relatório de estágio diz respeito, é feita uma descrição pormenorizada de todas as atividades desempenhadas, após isso, é analisada a história da CSR, conhecida no passado como Palacete Ramos Pinto, assumindo no presente o papel de centro de arte contemporânea. No último capítulo é sintetizada toda a informação acerca de métodos de publicidade e divulgação no geral em centros de arte e em especifico na CSR.
- A competência musical como trampolim para a aprendizagem mais eficaz da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Braga, Inês Mendes; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daEste estudo analisa o potencial da música como ferramenta pedagógica para apoiar a aprendizagem de inglês como língua estrangeira entre alunos do ensino básico em Portugal, com base numa experiência de prática de ensino supervisionada. Os estudos referenciados permitem entender a relação existente entre a música e a linguagem e apresentar os benefícios que a música tem no ensino e aprendizagem. Neste sentido, é demonstrado como este elemento proporciona um ambiente pedagógico mais dinâmico e motivador, como desperta a atenção dos alunos e fomenta a assimilação do vocabulário e estruturas frásicas, contribuindo para uma aprendizagem significativa. As metodologias de investigação aplicadas são de variável mista, pelo envolvimento ativo da investigadora neste processo e pela diversidade de instrumentos utilizados para a recolha de dados, sendo neste âmbito os seguintes: a) registos das práticas (fotografias e vídeos); b) diário de bordo; c) inquérito por questionário a alunos. Deste modo, os resultados evidenciam o impacto positivo da música na motivação, retenção do vocabulário e desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos.
- Os efeitos de um programa de intervenção na participação social de uma criança com perturbação do espectro de autismo em jardim-de-infânciaPublication . Dias, Patrícia Filipa dos Santos; Alves, Sílvia Regina GonçalvesAs interações sociais com os pares são fundamentais para o desenvolvimento da criança, permitindo-lhe, através da relação com o outro, adquirir competências sociais, emocionais e cognitivas. Contudo, a literatura tem vindo a mostrar consistentemente que as crianças com incapacidades tendem a ter menos amigos e menos contactos sociais em contexto escolar e, por isso experienciam menos oportunidades para desenvolverem as suas competências sociais. Em particular, as limitações nas competências sociais e de interação apresentadas pelas crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA) constituem um fator de risco na sua participação social, a que acrescem as interações que estabelecem com os pares com desenvolvimento típico e as atitudes de aceitação que estes demonstram face à incapacidade. Deste modo, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de um programa de intervenção formado por duas componentes – sensibilização face à incapacidade e mediação por pares - nas interações, nas relações de amizade e nas atitudes de aceitação demonstradas pelos pares com desenvolvimento típico face a um aluno com PEA, implementado numa sala de jardim-de-infância. Trata-se de um estudo experimental de sujeito único, cujos resultados foram avaliados através da Escala de Atitudes e Aceitação, da nomeação sociométrica, da observação das interações e da Sensory Processing Measure- Preschool. Os resultados evidenciaram uma crescente aceitação social dos pares, verificada no final da intervenção através de atitudes mais positivas e do aumento de interações sociais com a criança com PEA. A criança com PEA passou a participar com mais frequência nas brincadeiras livres com os pares no contexto de sala de aula e de recreio, assim como entrou em redes de amizades.
- O ensino de classes na Formação Musical: desafios e atitudes para uma prática letiva eficazPublication . Tormenta, Maria do Rosário Sarmento Melo da Silva; Costa, Jorge Alexandre Cardoso Marques da; Barros, Rosa Maria MartinsO presente relatório reflete sobre as aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, a fim de concluir o segundo ano do mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical, na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos. Inicia-se o primeiro capítulo, que desenvolve uma breve reflexão sobre o professor como principal motivador no sucesso do ensino da formação musical. De seguida, é apresentado o polo de estágio, o Conservatório de Música do Porto: a sua história, os valores que defende, o corpo docente e o seu projeto educativo. Inclui, ainda, a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo descreve, em detalhe, todo o processo vivenciado no contexto do estágio. Da fase inicial de observação, para a planificação e lecionação, sempre em constante análise e reflexão, o que permitiu retirar conclusões muito pertinentes. O terceiro capítulo desenvolve uma breve investigação sobre o tema central que unifica este relatório: “O ensino de classes na Formação Musical” e quais os principais desafios e atitudes que devem ser considerados para uma prática letiva mais eficaz. Através da revisão de literatura e de testemunhos recolhidos junto de cinco docentes de Formação Musical, pretende-se refletir sobre diferentes perspetivas do ensino de classes na disciplina: as vantagens e desvantagens; a atitude do professor perante a relação que estabelece com o aluno e com a turma; e, se será, ou não, possível, estabelecer um número ideal de alunos, para tornar a prática letiva mais eficaz.
- Envolvimento da família e dos jovens com necessidades adicionais de suporte na elaboração dos Programas Individuais de Transição. Um estudo exploratórioPublication . Santos, Daniela Patrícia Araújo; Sanches-Ferreira, ManuelaEste estudo tem como objetivo principal compreender de que forma foi planeado o processo de Transição para a Vida adulta de jovens com necessidades adicionais de suporte especificamente nos aspetos relacionados com a participação e envolvimento do próprio e dos seus pais / encarregados de educação. Participam no estudo, de natureza qualitativa, os pais / EE de seis jovens com necessidades adicionais de suporte em fase de transição para a vida adulta ou que deixaram a escolaridade obrigatória há pouco tempo, bem como os próprios jovens. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas semiestruturadas seguindo um guião previamente elaborado com base na literatura, na legislação em vigor (D.L. 54/2018) e também com o recurso ao questionário (TQI –Transition quality indicators, University Cornell), que foi traduzido e adaptado de forma apoder ter-se em conta a qualidade dos indicadores de transição presentes ao longo do processo. As entrevistas foram gravadas com a autorização dos intervenientes e foram posteriormente transcritas na íntegra e objeto de análise de conteúdo. Os dados obtidos, apesar das limitações devidas ao número reduzido da amostra, remetem-nos para a necessidade de refletir sobre os tópicos analisados, partilhando-os com a comunidade educativa e outros agentes envolvidos afim de se reverem práticas e promover atitudes congruentes com uma mudança que vá ao encontro das reais necessidades dos jovens com necessidades adicionais de suporte e das suas famílias.
- Estudo da adequação do contexto às necessidades adicionais de suporte: implicações na autodeterminaçãoPublication . Correia, Dorisa Marlene Martins; Sanches-Ferreira, Maria ManuelaObjetivo: A nossa investigação tem como objetivo avaliar as necessidades adicionais de suporte a jovens/adultos com incapacidade do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência – CARPD com idades compreendidas entre os 16 e os 40 anos. Procuramos também determinar de que modo as suas necessidades de suporte variam em função de fatores pessoais, da efetiva participação nas atividades, da adequação do suporte prestado pelo ambiente e da sua autodeterminação. Método: Participaram neste estudo 25 jovens/adultos com necessidades adicionais de suporte. Junto de cada jovem/adulto e do seu tutor/pessoa significativa foi recolhida informação sobre: (1) as suas necessidades de apoio nas atividades do quotidiano através da aplicação da Supports Intensity Scale (SIS); (2) os suportes fornecidos pelo meio e a participação (ou não) nas atividades; (3) a autodeterminação através da aplicação da Escala de Autodeterminação (ARC). Resultados: De modo global, as necessidades de suporte mais elevadas estão associadas a jovens/adultos com níveis de incapacidade mais elevados, com menor realização de atividades e menor nível de autodeterminação. As “Atividades de Proteção e Defesa”, seguindo-se “Atividades de Aprendizagem ao Longo da Vida" e as “Atividades de Trabalho e Emprego”, são aquelas onde os participantes apresentam menor índice de participação e, tendencialmente, onde o apoio prestado pelo contexto tende a ser menor do que o necessário. Os resultados serão discutidos à luz da necessidade de envolver todos os agentes da comunidades num esforço concertado no sentido de desde cedo (desde a escola) começar a planear o futuro dos jovens/adultos com incapacidade com vista ao seu projeto de vida.