Browsing by resource type "conference poster not in proceedings"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem psicométrica da consciencialização da diabetes na população portuguesaPublication . Ramalho, S.; Luís, C.; Baylina, Pilar; Silva, I.; Á., Gestoso; Soares, R.; Ramalho, J.; Mendes, D. Martins; Fernandes, R.; BAYLINA MACHADO, PILARA consciencialização sobre o estado de saúde é fundamental para capacitar os doentes e envolvê-los ativamente na gestão da sua saúde, um conceito conhecido como “ativação do paciente”. Para desempenharem um papel ativo, os doentes precisam de estar conscientes da sua condição e ter acesso a informações relevantes e acessíveis. Este estudo teve como objetivo avaliar a perceção da população portuguesa sobre a diabetes, utilizando a escala psicométrica DAS (Diabetes Awareness Scale). Os questionários, originalmente desenvolvidos pelo Centre for Addiction & Mental Health (CAMH), foram traduzidos e adaptados para português. O estudo foi realizado no CECLIN (Centro de Estudos Clínicos) do Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-FUP), envolvendo 200 pacientes com diabetes. Foram incluídos participantes maiores de 18 anos, capazes de compreender e assinar o consentimento informado. Os dados foram recolhidos de forma anónima, e informações antropométricas e clínico-analíticas foram registadas pelo serviço de enfermagem do HE-UFP no mesmo dia. O consentimento informado seguiu as normas éticas da World Medical Association e a legislação portuguesa vigente. A análise dos dados foi realizada com o software IBM® SPSS® (versão 28). Os resultados deste estudo destacam uma lacuna significativa na consciencialização sobre a diabetes entre os participantes, refletindo tendências observadas em estudos semelhantes. A natureza “silenciosa” da diabetes e a baixa literacia em saúde são fatores-chave que contribuem para essa problemática. Essa falta de conhecimento pode comprometer a capacidade dos doentes de gerir eficazmente a sua condição, resultando em complicações evitáveis e piora na qualidade de vida.
- Aplicação de escalas psicométricas na avaliação da consciencialização de doenças cardiometabólicas (Hipertensão) na população portuguesaPublication . Ramalho, S.; Luís, C.; Baylina, Pilar; Silva, I.; Gestoso, Á.; Soares, R.; Ramalho, J.; Fernandes, R.; Mendes, D. Martins; BAYLINA MACHADO, PILARAs condições cardiometabólicas como a hipertensão requerem um grande envolvimento e comprometimento dos intervenientes. A responsabilidade não está apenas alocada ao pessoal clínico mas deverá ser, fundamentalmente, do paciente e do seu comportamento face à doença. Self-care descreve “capacidade de cuidar de si mesmo por meio da consciência, do autocontrolo e da autossuficiência, a fim de alcançar, manter e promover a saúde e o bem-estar”. (1) Mas estarão os pacientes portugueses conscientes do estado da sua saúde e da sua doença? Os instrumentos psicométricos são instrumentos essenciais para avaliar a tomada de consciência e esta consciencialização poderá revelar-se fundamental no processo de tratamento e gestão da saúde dos pacientes com condições cardiometabólicas. Este estudo tem como objetivo avaliar a perceção/consciencialização da população portuguesa em relação à hipertensão, com a escala psicométrica BASIS (Blood Pressure Awareness and Insight Scale). O estudo conta com a participação de 200 pacientes angariados no Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP). Todos os participantes forneceram o seu consentimento informado. O estudo decorreu de acordo com a Declaração de Helsínquia, as normas da The World Medical Association e da legislação portuguesa. Indivíduos com hipertensão, com mais de 18 anos e pessoas incapazes de autorizar a participação no estudo. Os dados foram coletados anonimamente. O inquérito BASIS foi desenvolvido pelo Centre for Addiction & Mental Health (CAMH) e traduzidos e adaptados para português pela equipa da Escola de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade Fernando Pessoa. Dos pacientes incluídos no estudo, 46% tinham sobrepeso e 24% eram obesos. Cerca de 70% dos pacientes com hipertensão tinham a doença controlada. Observou-se também que quando a tensão arterial se encontra controlada, existe melhor controlo glicémico. Quanto aos resultados das escalas psicométricas, cerca de 75% da amostra não tem consciência da sintomatologia da sua própria doença e 58% não tem consciência das consequências negativas. A literacia em saúde é de extrema importância para o self care dos pacientes e assim promover e melhorar o estado da saúde dos pacientes.
- Avaliação do potencial antimicrobiano de fungos filamentosos: Um estudo promissor na abordagem do pé diabético e da resistência bacterianaPublication . Ferreira, D.; BAYLINA MACHADO, PILAR; Sá, S.; Areal Hermida, L.; Rocha, A. C.; Baylina, Pilar; Fernandes, R.; Sieiro, C.Prevê-se que até 2045, cerca de 700 milhões de pessoas possam ser afetadas pela Diabetes Mellitus (DM). Uma complicação frequente em indivíduos com DM é o pé diabético, que se manifesta por feridas nos pés causadas por danos nos nervos e vasos sanguíneos, resultando frequentemente na amputação dos membros inferiores. Esta situação é agravada por infeções bacterianas, causadas por estirpes resistentes, como Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella spp. produtoras de beta-lactamases de espectro estendido (ESBL), dificultando o tratamento destas lesões. A resistência antibiótica, impulsionada pelo uso excessivo e indiscriminado de antibióticos, destaca a necessidade urgente de novos fármacos e terapias mais eficazes. Neste contexto, os fungos apresentam-se como uma fonte promissora de novos agentes antimicrobianos, devido à vasta gama e diversidade de compostos bioativos que conseguem sintetizar.
- Avaliação do potenicial antimicrobiano do extrato de Gnomoniopsis sp. contra agentes infeciosos do pé diabéticoPublication . Rocha, A. C.; Areal Hermida, L.; Baylina, Pilar; Fernandes, R.; Sieiro, C.; BAYLINA MACHADO, PILAREstima-se que até ao ano de 2045, aproximadamente 700 milhões de pessoas sofram de Diabetes mellitus (DM). O pé diabético é uma complicação comum em pacientes com DM e caracteriza-se por lesões nos pés devido a danos nos nervos e vasos sanguíneos, levando muitas vezes à amputação dos membros inferiores. A infeção causada por bactérias resistentes, como Staphyloccus aureus resistente a meticilina (MRSA), Pseudomonas aeruginosa e espécies de Klebsiella beta-lactamases de espetro estendido (ESBL), acentuam a gravidade destas lesões, tornando o seu tratamento mais complexo. A resistência a antibióticos resulta do uso exagerado e indiscriminado de antibióticos e o desenvolvimento de medicamentos inovadores e de terapias mais eficazes é urgente. Assim, os fungos, nomeadamente fungos filamentosos, surgem como um potencial reservatório para novos compostos antimicrobianos, devido à grande quantidade e diversidade de compostos bioativos produzidos por estes organismos.
- Diabete tipo 2 e a concentração de hormonas sexuais: macrófagos polarizados neste ambiente têm impacto na co-cultura com linhas celulares de próstata?Publication . Rocha, A. C.; Soares, R.; Baylina, Pilar; Costa, R.; Alves, M. G.; Fernandes, R.; BAYLINA MACHADO, PILARA testosterona tem diversas funções, destacando-se em cancros hormonodependentes como o cancro da próstata, controlando vias de produção de PSA e estando associado à agressividade tumoral. (1) Doentes diabéticos tipo 2 tendem a apresentar níveis mais baixos de testosterona devido à sua conversão em estradiol no tecido adiposo, geralmente aumentado. (1) Além disso, diabéticos demonstram uma menor incidência para este tipo específico de cancro. (1-2) Assim, é importante compreender o mecanismo de ação das hormonas no cancro da próstata.
- A diabetes tipo 2 tem impacto nos níveis de testosterona: Ocorre modelação macrofágica com potencial antitumoral?Publication . Pais, P. J.; Rocha, A. C.; Soares, R.; Baylina, Pilar; Costa, R.; Alves, M. G.; Fernandes, R.; BAYLINA MACHADO, PILARDiversos fatores são capazes de modelar a polarização de macrófagos, incluindo a testosterona e o estradiol, hormonas estas que se encontram diminuídas e aumentadas respetivamente em condição de diabetes. Depois de polarizadas, as células do sistema imunitário libertam fatores que podem ser pró ou anti tumorais.
- Down syndrome: rapid maxillary expansion and ENT evolutionPublication . Moura, Carla Pinto; José, David; Andrade, Casimiro; Cunha, Luís Miguel; Cunha, Maria João; Clemente, Manuel António Caldeira Pais; Pueshel, Sigfried M.; Gonçalves, Maria João MoreiraDown syndrome is the most common aneu-ploid disorder among live born infants. Phenotypic character-istics include hypotonia, pharyngeal and maxillary hypoplasiawith relative macroglossia, and frequently constricted maxil-lary arch with nasal obstruction. This prospective study as-sesses the effects of rapid maxillary expansion (RME) onotolaryngologic disorders in children with Down syndrome.
- Evaluation of nasal patency in children: Data of737 consecutive rhinomanometry tests before and after vasoconstrictor treatmentPublication . Gonçalves, I.; Jacinto, Tiago; Amaral, Rita; Pereira, A.; Araujo, L.; Couto, M.; Fonseca, J.; Amaral, RitaRhinomanometry is a simple and useful method for objective evaluation of nasal airway patency. However, there is a lack of published studies in pediatric patients. We aimed to evaluate nasal patency assessed by rhinomanometry and its variation after administration of an intranasal vasoconstrictor in children.
- Fatores que influenciam a prescrição inicial na diabetes mellitus tipo 2: uma revisão sistemáticaPublication . Moreira, Helena; Moreira, Fernando; Jesus, Ângelo; Soares, M. Monteiro; Santos, P.; Moreira, Fernando; Jesus, ÂngeloCompreender os fatores que influenciam os profissionais de saúde nas suas preferências de prescrição na diabetes tipo 2, uma condição heterogénea e complexa, é fundamental para aprimorar a prática clínica. Este conhecimento também contribui para a personalização dos tratamentos de primeira linha, ajustando-os às características individuais ou a subgrupos específicos, com o objetivo de melhorar os resultados em saúde das pessoas com diabetes tipo 2. Identificar os fatores que influenciam a prescrição da metformina enquanto terapêutica de primeira linha, e avaliar os motivos para a sua não prescrição e o seu alinhamento com as recomendações baseadas na evidência. Secundariamente, procuramos explorar os fatores associados à terapia inicial combinada, uma abordagem mais recente e controversa em comparação com a terapia progressiva. Realizou-se uma revisão sistemática na PubMed (Medline), Scopus e Web of Science de estudos observacionais analíticos que avaliassem os fatores associados à prescrição inicial da metformina ou da terapia combinada. A análise da qualidade metodológica dos estudos foi realizada utilizando as ferramentas do Joanna Briggs Institute. Foram incluídos 30 estudos, com 105 variáveis avaliadas. A prescrição inicial da metformina foi fortemente associada à idade da pessoa com diabetes, valor da hemoglobina glicada, índice de massa corporal e presença de nefropatia, enquanto a terapia combinada se encontra associada à hemoglobina glicada e à presença de comorbidades. Verifica-se uma discrepância entre a prática clínica e as recomendações baseadas em evidência. A maioria das variáveis encontradas derivaram de um único estudo tanto na análise da prescrição inicial (62%) da metformina como na opção por terapêutica combinada (72%). Além disso, foram levantadas questões relacionadas à validade interna e externa dos estudos incluídos. Esta revisão sistemática, que oferece uma visão sobre as práticas clínicas em contexto real, indica uma discrepância entre estas e as recomendações baseadas em evidência. Os nossos resultados destacam a necessidade de intervenções nesta área, além de levantar questões quanto aos motivos associados ao perfil de prescrição dos profissionais de saúde.
- Impact of food replacements within a meal in the nutrients profile and quality indicesPublication . Silva, Marta; Ribeiro, Mafalda; Viegas, Olga; Martins, Zita; Casal, Susana; Mendes, Eulália; Faria, Miguel; Pinto, Edgar; Ferreira, Isabel MPLVO; Pinto, EdgarModern societies are increasingly prone to chronic noncommunicable diseases linked with inadequate nutrition. Knowledge about macronutrients balance, micronutrient deficiencies, bioactive and harmful compounds is the starting point of a holistic approach concerning the effects of ingestion of a whole meal in human health.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
