ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica: Ciências da Educação"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O processo adaptativo de um professor estagiárioPublication . Silva, João Vítor da Cunha Ramos; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inerente ao plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste relato,pretende-se contextualizar o percurso académico e formativo desenvolvido no decorrer da PES, os conhecimentos e atitudes profissionais adquiridas com maior enfoque na vertente de estágio, relacionando-os com os pressupostos teóricos que os regem e orientam, como também em todo o processo educativo envolto deste último momento que marca a formação de professores. Realça-se o processo formativo e evolutivo do mestrando nesta etapa profissionalizante, apresentando o contexto educativo em que ocorreu o estágio, descrevendo-o e aos grupos de estudantes que permitiram a realização destes momentos; a implementação de um projeto de investigação com vista à utilização de uma estação meteorológica ao serviço de conteúdos curriculares; a dinamização de projetos educativos em contexto de ensino e, por fim, o relato reflexivo das práticas letivas, sua planificação e implementação, nos contextos educativos descritos. No decorrer deste documento são apresentadas também as reflexões pontuais e finais ao percurso formativo concernentes às alterações atípicas ao contexto educativo, provocadas pela pandemia COVID-19, e ao processo formativo em si, enquanto etapa final de um percurso de Mestrado, simultaneamente, inicial a um percurso profissional de constante aprendizagem.