ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica:Ciências da Educação"
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- Relatório Final de Estágio na Prática Pedagógica SupervisionadaPublication . Meireles, Cátia Sofia Neto; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Neiva, Manuel Fernando Gonçalves; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:O presente documento, intitulado Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, constitui uma reflexão, crítica, em relação à experiência vivenciada nos contextos educativos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. Este relatório emerge de um quadro teórico conceptual rigoroso, visando o alcance dos objetivos delineados no programa da unidade curricular supramencionada, assim como o desenvolvimento de competências e de saberes, em relação à docência, designadamente do perfil específico de desempenho do professor de 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Educador de Infância. A ação pedagógica desenvolvida pela formanda, nos centros educativos, foi pautada pela metodologia de investigação-ação. Neste sentido, figorou-se impreterível a ocorrência de momentos de observação intencional, de reflexão sistemática e crítica, visível nas narrativas individuais e colaborativas, de avaliação individualizada dos alunos, fomentando a diferenciação pedagógica, bem como a adequação da ação aos mesmos. Surgem, assim, planificações baseadas nos reais interesses e necessidades das crianças, e integradoras de aprendizagens nas diferentes áreas disciplinares. Importa ressalvar que a metodologia de investigação-ação, para além de sustentar o desenvolvimento da ação educativa, fundamentou o processo de crescimento pessoal e profissional da formanda, que assumiu uma atitude reflexiva, indagadora e crítica, coconstruindo saberes profissionais.