ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas
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Browsing ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas by Field of Science and Technology (FOS) "Empresas"
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- Do Internacional ao local: Processos colaborativos no âmbito da literacia ambientalPublication . Martins, Leandro; Braga, Vítor Lélio da Silva; Ferreira, MarisaEste estudo teve como base campos de trabalho internacional em regime de voluntariado ambiental, em que o propósito do mesmo é estudar a relação colaborativa entre as instituições responsáveis pela sua organização, bem como perceber de que forma estes campos foram impactantes na literacia ambiental quer dos voluntários, quer dos membros das organizações. Após a pesquisa de bibliografia, foram identificadas algumas das dimensões da colaboração, sendo que estas serviram de base às entrevistas, que foram realizadas com o intuito de poder recolher a opinião de cada representante de cada uma das organizações. Fruto destas entrevistas, ficou explícito uma boa relação mantida entre os parceiros, sendo que os seus laços fortes e confiança foram realçados como um fator que aprimora o compromisso e a continuidade deste projeto. Também ficou inicialmente definido o objetivo de perceber quais as motivações dos voluntários para participarem neste tipo de iniciativas, bem como perceber junto deles de que forma estes Campos de Trabalho Internacional foram impactantes na sua literacia ambiental. Através de questionários, foram recolhidas quais as motivações e o impacto destes campos na literacia ambiental dos voluntários. Assim, estes destacaram a participação neste tipo de iniciativas pelo interesse em ajudar o ambiente. Em relação à literacia ambiental, estes apontaram para um impacto positivo destes Campos de Trabalho Internacional na sua literacia ambiental, ainda que foi possível notar uma pequena discrepância entre aquilo que foi aprendido e a adoção das boas práticas transmitidas no seu dia a dia.
- Entrepreneurial Motivations and Intentions - An Approach to International EntrepreneurshipPublication . Mota, Ângela Brandão; Braga, VitorThe relevance of entrepreneurship is unquestionable in all economies for driving economic growth and job creation. Entrepreneurs are motivated to start a business either by opportunities or necessity and entrepreneurial intention is defined as the will an individual has to start a business. This research analyzes the behavior, attitudes and perceptions of individuals, that are reflected in their motivations and entrepreneurial intentions. In order to investigate the impact of entrepreneurial motivations and intentions, the study was divided into two chapters. The results of the first chapter show that opportunity seeking is the main motivation of entrepreneurs, regardless of the economic development level of their countries. This analysis suggests that countries aiming to promote entrepreneurship should develop policies that foster entrepreneurial opportunities. For this analysis, the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) database was used, in particular the Adult Population Survey (APS), for the period between 2010 and 2016 supported by multivariate statistical techniques, such as crosstab, linear regression, cluster and discriminant analysis. In the second chapter, on entrepreneurial intentions, statistical analysis show that the perception of perceived opportunities and capacities, the need for personal fulfillment, risk attitude and culture are characteristics that influence entrepreneurial intentions. In turn, innovation, from 2002 to 2016, had no effect on entrepreneurial intentions. In the literature, culture is referred as being a determinant in the individuals’ behavior. Our results show that Hofstede’s cultural dimensions influence motivations of opportunitymotivated entrepreneurs negatively, namely: power distance index, uncertainty avoidance index, indulgence versus restraint, fear of failure rate. However, indulgence versus restraint has a positive impact in opportunity entrepreneurship. For this study, the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) database was also used, in particular the Adult Population Survey (APS) between 2002 and 2016 and the Hofstede database for the year 2015 and these data was subject to linear regression, cluster and discriminant analysis. This study contributes a better understanding of the factors that influence the motivations and intentions of the entrepreneurs, which are important for politicymakers and researchers to design adequate measures.
- Essays on Internationalization Speed: An Approach to the Agglomeration EffectPublication . Mendes, Telma Idalina Leite; Braga, Vítor Lélio da SilvaOs estudos sobre empreendedorismo internacional, focados na rápida internacionalização, colocaram a velocidade na vanguarda do debate académico. Este conceito desempenha um papel vital na estratégia internacional das empresas, devendo equilibrar os seus recursos e oportunidades estrangeiras. Os gestores responsáveis por alocar as capacidades internas das organizações para os processos de internacionalização, esperam obter uma expansão mais rápida e sustentável. Sendo assim, a velocidade de internacionalização é um importante desafio que os gestores enfrentam na tomada de decisão, principalmente nas empresas que possuem recursos limitados e que precisam utilizá-los de forma eficiente. No entanto, apesar da sua importância, existem várias limitações na forma como a literatura define e mensura a velocidade, revelando-se essencial desenvolver pesquisas mais aprofundadas na área. Num mundo onde o paradigma da globalização se tornou uma realidade inquestionável, a dimensão local tem vindo a ganhar interesse como tópico de análise. Neste contexto, os clusters industriais como entidades geográficas e socio-relacionais, com um percurso evolutivo específico e com dinâmicas locais de conhecimento, tornam-se elementos fundamentais para o desenvolvimento regional. Ao nível destas estruturas, as redes de cooperação desenvolvidas no seu seio impulsionam o rápido crescimento das empresas e o investimento em processos inovadores. A comunidade científica cada vez mais reconhece que os clusters apoiam o desenvolvimento da inovação e o crescimento internacional destacando que, tal capacidade, influencia todos os setores da economia, ao transferir o seu know-how para outras atividades económicas. Deste modo, os clusters industriais funcionam como transmissores de conhecimento, contribuindo de diferentes formas para a inovação e velocidade de internacionalização das empresas que os constituem - como fontes, facilitadores e promotores ativos destes processos. Combinando diversas dimensões, o principal objetivo desta investigação consiste em analisar o papel dos clusters industriais na velocidade de internacionalização das empresas, explorando o seu efeito na performance. Para atingir este propósito, desenvolveu-se uma pesquisa teórica assente no mapeamento de publicações científicas e tendências de investigação relacionadas com os tópicos em análise. O quadro de referência é composto por cinco dimensões chave: clusters industriais, inovação, velocidade de internacionalização, redes/cooperação e performance. Esta dissertação é composta por quatro estudos empíricos, em que o primeiro, através de um método quantitativo, analisa a relação entre redes e inovação, bem como os fatores que influenciam a cooperação para a inovação. Tendo em consideração que a literatura empírica sobre a velocidade coloca a tónica nos gestores (embora enalteça a importância de considerar o contexto em que estes atuam), os restantes estudos pretendem contribuir para a pesquisa na área, na medida em que analisam o conceito numa perspetiva mais coletiva, ao colocar a ênfase nos clusters industriais alternativamente ao enfoque na empresa/gestor. Neste sentido, o segundo estudo permite perceber o papel desempenhado pelos clusters industriais e pela inovação na velocidade de internacionalização. O terceiro evidencia de que forma é que um modelo organizacional específico - empresas familiares - afetam o processo inovador e a velocidade de expansão internacional das empresas em clusters. Por último, o quarto estudo, avalia a influência das redes na internacionalização e na performance das empresas aglomeradas, permitindo concluir qual a dimensão da velocidade que melhor contribui para a performance. Os resultados obtidos permitem apoiar algumas das relações entre as dimensões em análise. As nossas descobertas mostram a existência de uma relação recíproca entre redes e inovação, salientando que o investimento em atividades de inovação é visto como um fator que influencia a predisposição das empresas a cooperarem. Para além disso, existem evidências para afirmar que as empresas pertencentes a clusters industriais e as que desenvolvem atividades de inovação tendem a exibir uma internacionalização mais rápida. Da mesma forma, os negócios familiares inseridos em clusters, através da inovação, demonstram uma maior velocidade após entrarem nos mercados internacionais. Os resultados também permitem inferir que as redes desenvolvidas em clusters impulsionam as vendas das empresas em diversos mercados geográficos, melhorando a sua performance. Em suma, através desta investigação pretende-se contribuir para um maior conhecimento empírico de como os clusters industriais influenciam a velocidade de internacionalização e a performance considerando, complementarmente, o papel de outras dimensões. Deste modo, através dos estudos evidenciados, serão apresentadas implicações teóricas e práticas enaltecendo o que ainda necessita de ser feito ao nível dos clusters industriais como facilitadores do desenvolvimento regional e do crescimento empresarial.
- Intenção Empreendedora Internacional e Cognição: um estudo exploratório entre potenciais empreendedoresPublication . Gomes, David João da Cunha; González-Loureiro, MiguelCom o aumento da competitividade e exigência do ambiente empresarial internacional, torna-se necessário ter um maior conhecimento de quais as motivações/impedimentos que os alunos do Ensino Superior encontram para empreender o seu negócio e, especificamente, para que o projeto tenha carácter internacional. Neste sentido, a investigação tem por objetivo aprofundar o conhecimento dos aspetos concretos da TCP - Teoria do comportamento planeado de Ajzen (1991) que mais influenciam na IEI - Intenção Empreendedora Internacional e ampliar o modelo estudado mediante a consideração da influência dos Sistemas Cognitivos nessa mesma intenção....
- International Strategies for Marketing Innovation: the case of Portuguese firmsPublication . Monteiro, Patricia Silva; Braga, Alexandra Maria da Silva; Correia, Aldina Isabel de AzevedoNowadays, it is not new that innovation is fundamental to maintain and increase the competitiveness of firms. Thus, it is essential to study innovation, both technological and nontechnological innovation. In the modern economy, innovations related to product promotion, such as marketing innovation (MI), help firms differentiate themselves. Differentiation can lead to a firm's competitive advantage. The study of marketing innovation in modern times becomes relevant. Despite their relevance, exclusive studies of marketing innovation are scarce, and, as it is a recent topic, there is still much to be explored. The general goal of this dissertation is to study exclusively marketing innovation and the factors that influence it. To achieve this goal, three scientific papers were prepared. In the first two papers, a secondary database - Community Innovation Survey 2014 (a sample of 7 083 valid firms) was used and, in the last, a primary database - questionnaire applied to Portuguese firms (a sample of 410 valid firms). To test the hypotheses regarding the factors under study, statistical techniques were used: in the first paper the Multiple Linear Regression (MLR) and Discriminant Analysis (DA), in the second paper the Logistic Regression (LR) and in the third paper the Factor Analysis (FA) and the Partial Least Squares Structural Equation Modelling (PLS-SEM). The main conclusions of this study are: marketing innovation positively influences the sustained competitive advantage of Portuguese firms; several factors influence marketing innovation in this study (positively and negatively), but although the factors used are relevant, the results indicate that there may still exist other factors for marketing innovation; the most accepted definition of marketing innovation in the literature is that of the Oslo Manual (2005), based on the marketing mix (4PS). It was also updated, indicating that this definition lacks an important dimension nowadays - innovation in digital marketing tools.
- Internationalization Strategies for Tourism in PortugalPublication . Oliveira, Anabela da Silva; Braga, Vitor; Silva, Eliana Costa eCom a aquisição do direito de livre circulação de pessoas e comércio e com a diminuição das barreiras económicas, políticas e sociais, o turismo demonstrou-se um mecanismo de geração interna de riqueza. Contudo, as constantes mutações do espaço económico e a saturação do mercado interno, exigiu ao setor turístico uma maior competitividade e aplicação de inovação e diferenciação nos seus produtos/serviços. Para subsistirem no mercado, e manterem o seu posicionamento competitivo, a indústria hoteleira, viu nas suas vantagens internas uma oportunidade de explorar mercados internacionais, pelo que, ao longo dos anos, a internacionalização do turismo e o seu potencial impacto no desenvolvimento económico e social das regiões, assim como as suas determinantes, têm vindo a ser alvo de aprofundamento por parte dos estudiosos. Apesar do elevado contributo, deste segmento de atividade, para o desenvolvimento da economia, são ainda verificadas muitas desigualdades, não sendo o fluxo turístico, a internacionalização ou fixação de cadeias hoteleiras estrangeiras proporcional em todas as regiões portuguesas. Neste sentido, a literatura enumera algumas variáveis que podem explicar este fenómeno, como o nível educacional, conhecimentos partilhados e experiências adquiridas pelos recursos humanos; o grau de aglomeração de empresas do setor turístico e de produtos complementares; fatores macroeconómicos subjacentes à economia ou, até mesmo, recursos herdados/adquiridos ou fatores climatéricos. De forma a averiguar o impacto das determinantes, na indústria hoteleira e nos fluxos de turismo, foram realizados três estudos diferentes, sendo um deles elaborado ao nível das NUTS III e os restantes ao nível dos municípios, existindo uma comparação de resultados para o ano de referência. Numa primeira fase, com o intuito de verificar se existem evidências estatísticas para afirmar que as variáveis validadas pela literatura, i.e. aglomeração, conhecimento e recursos turísticos, são significativas para a decisão de internacionalização das cadeias hoteleiras, utilizou-se a base de dados por NUTS III e a análise de regressão linear multivariada. Numa segunda fase, aplicando a mesma técnica de análise, mas ao nível dos municípios e considerando apenas as variáveis de aglomeração e conhecimento, efetuou-se uma comparação direta com o estudo anterior, para a verificação de evidências estatísticas que afirmem a relação das variáveis em análise com a internacionalização da indústria hoteleira. Ainda nesta segunda etapa, as mesmas variáveis foram estudas para medir o impacto na proporção de turistas internacionais recebidos anualmente pelo país e a representação gráfica será elaborada. Numa terceira fase, considerando as variáveis até então estudadas, e acrescentando outras i.e., importação, exportação e temperatura, também aplicadas em estudos científicos relacionados ao turismo, realizou-se uma análise de regressão logística para estimar a probabilidade associada à decisão de internacionalização dos hotéis ou estabelecimento de cadeias hoteleiras estrangeiras em território português. Os resultados obtidos no primeiro artigo, permitem concluir que a aglomeração de empresas relacionadas ao setor do turismo é estatisticamente significativa, enquanto que, apenas alguns recursos de conhecimento e endógenos são estatisticamente significativos para a internacionalização do setor hoteleiro. No segundo artigo, verifica-se que a aglomeração continua a ser estaticamente significativa para internacionalização dos hotéis, assim como alguns recursos de conhecimento. Verifica-se, igualmente, ao nível da proporção de turistas internacionais que a aglomeração e alguns recursos de conhecimentos são estatisticamente significativos. Os mapas caracterizam os municípios de acordo com as variáveis em estudo. No terceiro artigo, conclui-se que a existência de um elevado grau de conhecimento, acesso a recursos herdados ou adquiridos e a participação no comércio internacional, afetam a probabilidade de internacionalização da indústria hoteleira, enquanto que a probabilidade de estabelecimento de hotéis estrangeiros varia de acordo com o nível de comércio internacional, recursos naturais e histórico-culturais e o clima das regiões.
- Laços fortes e fracos no processo de internacionalização de empresasPublication . Fernandes, Susana da Silva; Braga, Vítor Lélio da SilvaVárias empresas internacionalizam-se independentemente de possuírem os recursos/condições e as informações necessárias para o fazerem. A atual investigação tem como principal objetivo relacionar os laços fortes e fracos com os processos de internacionalização empresariais mais fáceis, rápidos e eficazes. Esta dissertação é constituída por dois artigos, O primeiro artigo tem como finalidade mapear e analisar a produção cientifica existente na área dos laços fortes e fracos e nas redes sociais, de modo a identificar os autores, as publicações e as fontes mais citadas nesta área de investigação. Foi utilizada a base de dados Web of Science (WoS), definindo-se um período de análise entre junho de 1989 (data de publicação do primeiro artigo) e dezembro de 2019, resultando em 424 artigos científicos.
- O Papel do Embeddedness e das Redes de Cooperação no Processo de InternacionalizaçãoPublication . Rocha, Rúben Emanuel Pereira Pinto Maia da; Galvão, AndersonEste estudo tem como objetivo geral analisar a preponderância do embeddedness, ou seja, do enraizamento das organizações no meio em que estão inseridas, e das redes de cooperação no processo de internacionalização empresarial. Este propósito é conseguido mediante 1) uma revisão bibliométrica relativa à importância do embeddedness no processo de internacionalização, que viabiliza o mapeamento de estudos sobre esta temática, permitindo identificar as principais tendências na área da temática em estudo, para que seja possível propor futuras investigações e 2) uma análise qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas a empresários e a uma associação do setor de calçado, que possibilita uma indagação alusiva ao papel do embeddedness e das redes de cooperação no processo de internacionalização das organizações do setor do calçado. Na realização do primeiro estudo optou-se por uma revisão sistemática da literatura e metodologia quantitativa, tendo-se analisado artigos publicados em revistas científicas na base de dados Web of Science. De modo a processar os dados adquiridos, utilizaram-se as opções de análise da plataforma Web of Science e do software IRaMuTeQ. Por outro lado, para atingir o objetivo do segundo estudo, foi selecionada uma metodologia qualitativa, através da qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas a dez empresários do setor do calçado em Portugal (de cinco empreendimentos diferentes, dois por cada organização), assim como a um dirigente da associação empresarial de calçado de âmbito nacional. Para tratar os dados obtidos através da realização das entrevistas, foi desenvolvida uma análise de conteúdo e uma codificação de dados através do software NVivo. Os resultados obtidos no primeiro artigo sugerem a importância, no corrente cenário, da internacionalização no desenvolvimento da atividade das organizações, assim como dos relacionamentos em rede construídos pelas organizações a nível doméstico. Distinguiram-se quatro clusters como tendências da literatura: gestão estratégica internacional, networking com parceiros nacionais, empreendedorismo internacional, e comércio e relações internacionais. No segundo artigo, os resultados indicam que a internacionalização é indispensável para as empresas do setor do calçado português que tenham a intenção de elevar o seu negócio a um nível superior ou simplesmente conservar o seu posicionamento na indústria em causa. Por outro lado, a investigação permite também inferir que as redes desempenham um papel significativo no desenvolvimento das organizações em causa, por permitirem o acesso a diversos recursos necessários a esse crescimento. No que diz respeito ao embeddedness, este aspeto apresenta-se como uma vertente à qual se deve prestar especial atenção, tendo em conta a preponderância que os entrevistados concedem a todas as variáveis que apoiam a construção dessa dimensão. Assim, o primeiro estudo contribui para o mapeamento da literatura atual sobre a importância do embeddedness no desenvolvimento da atividade internacional das empresas, bem como para novas linhas de investigação. Por sua vez, o segundo ensaio fornece evidências empíricas de como o processo de internacionalização pode interferir na atividade dos empreendimentos portugueses do setor de calçado. Além do mais, os resultados contribuem para o desenvolvimento do conhecimento existente sobre o modo como o embeddedness e as redes de cooperação ajudam a promover o processo de internacionalização das organizações em causa.
- Relato Integrado: Investigação, Qualidade e Valor da EmpresaPublication . Silva, Sofia Manuela Faria; Leão, Fernanda Maria Monteiro; Sousa, Sandra Isabel Portas deA presente dissertação tem como objetivo estudar a qualidade do relato integrado e seu impacto no valor da empresa. Para alcançar o objetivo proposto, numa primeira fase, realiza-se, uma análise à investigação do relato integrado de forma a proceder à sua caraterização, identificação e análise das principais áreas de estudo. Para a análise da literatura recorre-se à análise bibliométrica que incide sobre 137 artigos pertencentes à base de dados Web of Science e Scopus. Para a concretização do principal objetivo realizam-se dois estudos empíricos. No primeiro estudo, cujo objetivo é a construção do índice de qualidade do relato integrado, avaliam-se, através da análise de conteúdo, a divulgação de 54 elementos nos relatórios integrados. Este índice baseia-se na escala de Pistoni et al. (2018). Após a obtenção do índice realiza-se o segundo estudo que, com recurso à regressão OLS, procura avaliar a potencial relação de causalidade entre a qualidade do relato integrado e o valor da empresa. Em ambos os estudos empíricos, é utilizada uma amostra composta por 109 relatórios integrados de empresas cotadas em 9 bolsas de mercados distintos. Em termos de resultados, com a análise da literatura verifica-se que os estudos empíricos dominam a investigação, com recurso, sobretudo, a entrevistas, a análise de relatórios e a estatística multivariada, tendo, em grande parte, por base a realidade da África do Sul. No primeiro estudo empírico, apura-se que, apesar de existir uma maior consciencialização do conceito de relato integrado, os elementos mais divulgados neste tipo de relato são os comummente divulgados no relato organizacional convencional. Os elementos introdutórios de inovação foram os menos divulgados pelas organizações. No segundo estudo empírico, verifica-se que a qualidade do relato integrado é uma das variáveis que influencia positivamente o valor da empresa. De referir que, a investigação realizada nesta dissertação é pioneira na utilização da bibliometria para a caraterização da literatura sobre o relato integrado. Outra singularidade prende-se com o facto de os estudos empíricos utilizarem uma amostra diversificada, em termos de países, o que contribui positivamente para a literatura, visto que investigação já realizada centra-se fortemente no contexto de África do Sul.
- The Drivers of Eco-innovation in Internationalized FirmsPublication . Teixeira, Marta Filipa Mesquita; Correia, Aldina Isabel de Azevedo; Braga, Alexandra Maria da SilvaWith the constant degradation of the environment, more and more people are looking for environmentally sustainable products and as such, eco-innovation has acquired greater importance. This subject has gained more recognition in recent years and is a topic that is beginning to be increasingly studied, hence its relevance. This study aims to explore the influence that internationalization, cooperation and innovation have on eco-innovation, as well as to understand what factors contribute to firms adopting eco-innovations. To achieve this main objective, as well as the specific objectives, two studies were carried out. In a first study, the influence of cooperation on innovation and eco-innovation is studied as well as the factors that lead firms to adopt eco-innovations. The CIS 2014 database was used to collect information on the four types of innovations as well as issues related to eco-innovation applied to Portuguese firms. To achieve this objective, univariate and multivariate analysis techniques were used, in particular association between variables, MANOVA and multiple linear regression models. In the second study the influence of internationalization and eco-innovation on the firm’s performance, as well as the influence of cooperation on eco-innovation are explored. A primary database was created through an online questionnaire and a final sample of 102 portuguese internationalized firms was considered. To achieve this objective, the PLS-SEM (Partial Least Squares Structural Equation Modeling) technique was performed using the SmartPLS software. The results of the first study show that cooperation has an influence on at least three types of innovation, therefore, the more cooperation there is, the greater the existing innovation in firms. Cooperation, innovation and eco-innovation are interrelated, and the results shows that there are significant correlations between them. Lastly, the factors found that most contribute to the adoption of eco-innovations are essentially the current or expected market demand for environmental innovations, the improvement of the firm’s reputation and the high costs of energy, water or materials. The results of the second study show that in addition to influencing the firm’s performance, internationalization is also influenced by eco-innovation practices. On the other hand, it was not possible to present statistical evidence that show the influence of internationalization and cooperation on eco-innovation.
