ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica: Ciências da Educação"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A (In)visibilidade do Conselho GeralPublication . Gonçalves, Salomé; Diogo, Fernando Luís TeixeiraEste estudo teve como principal objetivo determinar as causas que levam à invisibilidade do Conselho Geral(CG). Este, conjuntamente com o Diretor, o Conselho Pedagógico e o Conselho Administrativo, constituem os órgãos de gestão e administração dos Agrupamentos de Escolas ou escolas não Agrupadas (AE/E). O CG representa o órgão de maior poder na hierarquia formalmente definida para a gestão e administração dos AE/E, pelo que devia ser conhecido por toda a comunidade escolar. Foi desenvolvido em três AE/E do concelho de Matosinhos, tendo sido inquiridos professores, alunos e assistentes operacionais/técnicos na tentativa de averiguar o (re)conhecimento do órgão em estudo e das suas competências. Foram ainda entrevistados os Diretores e os presidentes dos Conselhos Gerais de cada escola de forma aferir o tipo de relação que se estabelece entre eles. Fizeram ainda parte da nossa amostra Conselheiros, grupo privilegiado quer a nível de conhecimento das competências do Conselho Geral quer no reconhecimento do tipo de relação que se estabelece entre Diretor e Conselho Geral. Os resultados por nós obtidos mostram que o Conselho Geral é um órgão pouco conhecido da comunidade escolar. No cômputo geral, a comunidade escolar mais restrita desconhece o seu funcionamento bem como as suas competências. Face aos resultados foi por nós elaborado um Plano de Ação que visa melhorar o conhecimento que a comunidade tem relativamente ao Conselho Geral, e com ele melhorar a gestão estratégica dos AE/E.
- Otimização da componente não letiva e das atividades de complemento e apoio ao desenvolvimento dos alunosPublication . Melo, Maria Manuel Nogueira de Sá e; Diogo, Fernando Luís TeixeiraNum mundo em constante mudança, onde a globalização atinge também a educação, novos desafios e papéis são colocados à escola. São-lhe exigidos cada vez mais conhecimentos e intervenções nas mais diversas áreas. A ocupação plena do tempo livre dos alunos é uma das necessidades a que esta escola de hoje se vê obrigada a responder, alargando as suas ofertas pedagógicas de forma a colmatar as necessidades e opções dos seus alunos. São estipuladas e desenvolvidas atividades de complemento e apoio ao desenvolvimento do aluno com vista a contribuir para uma igualdade de oportunidades de acesso e sucesso educativo. A alteração do funcionamento e organização das escolas trouxe a necessidades de uma reformulação na gestão do tempo e espaço tendo em conta o alargamento da sua oferta educativa e a permanência dos alunos na escola por um longo período de tempo. O recurso às atividades de acompanhamento e apoio ao desenvolvimento dos alunos, pela sua diversidade de oferta, pela sua adaptação às necessidades e/ou dificuldades que os alunos apresentam, pela sua eficácia, pela sua adequação aos recursos humanos existentes, o corpo docente, é a resposta mais ajustada.