ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
Now showing 1 - 10 of 78
Results Per Page
Sort Options
- A adaptação intercultural de expatriados portugueses em AngolaPublication . Pinto, Ivone Gandra da Costa; Martins, DoraO presente estudo tem como objetivo principal explorar a perceção dos expatriados portugueses relativamente à sua adaptação intercultural em Angola. De uma forma mais específica pretende conhecer como os expatriados portugueses se adaptaram à cultura angolana. Após a realização da revisão de literatura sobre a temática da expatriação, foi utilizada uma metodologia qualitativa. Para que isto fosse possível, o instrumento de recolha informação foi a entrevista semiestruturada, tendo sido realizadas, no total, 13 entrevistas a colaboradores que tenham efetuado, ou ainda estejam a efetuar, missões internacionais em Angola. Os resultados obtidos sugerem que o processo de adaptação a Angola é complexo, uma vez que se verificou a existência de 3 comportamentos distintos no processo de adaptação intercultural. Por um lado, em dois comportamentos verifica- se a existência de um choque cultural à chegada a Angola, sendo que num deles nunca se observa um ajustamento à cultura deste país. Por outro lado, num outro comportamento, não se verifica a existência de um choque cultural durante todo o processo de adaptação intercultural. Este processo de adaptação intercultural está dependente de diversos aspetos como as diferenças culturais, económicas e políticas entre o país de origem e o país de acolhimento. Os resultados sugerem ainda que o apoio organizacional se comporta como uma mais-valia para este processo, no entanto, para alguns expatriados é apenas visto como uma questão de logística. No final da dissertação são discutidos os resultados alcançados com o estudo e apresentadas as respetivas conclusões, limitações e sugestões para futuros estudos.
- A análise discriminante como instrumento preditivo de fracasso das pequenas entidadesPublication . Adegas, Cristiana Sofia Duro; Albuquerque, EduardoEsta dissertação tem por base a aplicação do modelo de previsão de fracasso empresarial desenvolvido por Edward I. Altman ao tecido empresarial português, tentando perceber até que ponto o modelo por si desenvolvido apresentará resultados tão satisfatórios como aqueles que por ele foram alcançados aquando da realização dos seus estudos. Atendendo às diferentes características e especificidades de cada setor de atividade, decidiu-se aplicar o modelo às empresas que integram a Classificação Portuguesa das Atividades Económicas (rev.3) 55 – Alojamento. Numa primeira parte far-se-á uma caracterização deste setor de atividade de forma a entender o tipo de empresas que serão analisadas no estudo para posteriormente ser aplicado o Z-Score Model a essas empresas. Os resultados obtidos, tendo por base a metodologia adotada para a seleção da amostra, revelam que o modelo de Altman não tem na sua totalidade uma boa capacidade preditiva para as empresas portuguesas analisadas apesar de comportar satisfatoriamente em parte do estudo.
- Avaliação de competências no processo de recrutamento e seleçãoPublication . Pinheiro, Mafalda Ferreira; Silva, SusanaAtualmente, a avaliação de competências dos futuros colaboradores é essencial para as organizações, sendo o trabalho das consultoras de recursos humanos fundamental na identificação de potenciais talentos para as mesmas. Esta investigação teve como principal objetivo explorar a utilização da avaliação de competências no processo de recrutamento e seleção utilizando uma abordagem qualitativa. Assim, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a consultores de recursos humanos, que foram transcritas verbatim e analisadas de acordo com os procedimentos da análise de conteúdo, a partir da qual foi possível identificar-se categorias e subcategorias das respostas concedidas. No presente estudo, participaram dez consultores de empresas de consultoria na área do grande Porto, em Portugal, de ambos os sexos, com uma média etária de 34 anos. A investigação sobre as questões da avaliação de competências, e dos procedimentos levados a cabo no processo de recrutamento e selecção, permitiu selecionar como método mais adequado, o método qualitativo, tendo em consideração diversos factores como a representatividade do estudo, a amostra disponível e a preditibilidade científica do mesmo. Os principais resultados obtidos com esta investigação são a forte valorização das competências transversais, sendo que os métodos mais utilizados para a identificação das mesmas assentam sobretudo na entrevista de competências, nos assessment centers e nos testes psicoténicos. Adicionalmente foram ainda identificadas as competências mais valorizadas atualmente no mercado de trabalho, bem como, os critérios, as vantagens e as desvantagens da avaliação de competências num processo de recrutamento e seleção. Os dados obtidos com esta investigação representam uma importância significativa ao nível dos sistemas de ensino formal e da evolução científica relativamente à temática, pela importância crescente da avaliação das competências, principalmente das competências transversais, e da constante evolução dos procedimentos levados a cabo na avaliação das mesmas, nos processos de gestão de recursos humanos.
- Boas práticas de igualdade de género e sua relação nos domínios da satisfação laboral e clima organizacionalPublication . Vilela, Ana Alexandra Fonseca; Araújo, Manuel SalvadorA Igualdade entre Homens e Mulheres e a não discriminação constituem princípios fundamentais da Constituição da Republica Portuguesa e do Tratado que institui a União Europeia – Tratado de Lisboa. A desigualdade entre Homens e Mulheres constitui uma violação dos direitos fundamentais, e impõe um pesado custo à economia na medida em que se desaproveitam talentos em função do género. A promoção de uma efetiva igualdade entre Homens e Mulheres constitui um dever fundamental do Estado. A promoção da participação ativa de Homens e Mulheres na vida política, ao nível da administração central, regional e local, é também um forte indicador da qualidade da democracia de um estado. Tomando por base a temática da Igualdade de Género, o Roteiro para a Igualdade entre Homens e Mulheres (2006-2010), o pacto Europeu para a Igualdade entre os Sexos (2006), a Estratégia para a Igualdade entre Homens e Mulheres 2010-2015 que elencam ações consideradas prioritárias – igualdade na independência económica; igualdade na remuneração por trabalho igual e por trabalho de igual valor; igualdade na tomada de decisões; promoção da dignidade e a integridade, pôr fim à violência de género; e questões horizontais – papéis desempenhados por Homens e Mulheres, legislação, governação e instrumentos no domínio da igualdade entre Homens e Mulheres, o objeto deste estudo centra-se na atividade do Estado Português, mais concretamente ao nível local. Procurou-se enquadrar esta temática na Gestão dos Recursos Humanos, na busca de um conhecimento mais aprofundado sobre a implementação de Boas Práticas de Igualdade de Género e a sua relação nos domínios da Satisfação Laboral assim como no Clima Organizacional. O presente estudo expõe uma abordagem quantitativa, de carácter descritivo, exploratório, correlacional e preditivo. O tratamento estatístico realizou-se com recurso ao programa IBM SPSS Statistics, versão 21. Os resultados encontrados apontam para uma associação positiva entre a existência de boas práticas de igualdade de género e a satisfação laboral dos trabalhadores, assim como do clima organizacional. São apresentadas pistas para a intervenção no domínio da função da gestão e desenvolvimento dos recursos humanos.
- Causas e consequências do empreendedorismo no concelho de Vila do Conde entre 2005 e 2011Publication . Monteiro, Marta Sofia Ferreira; Silva, ArmandoA economia portuguesa regista nos últimos anos uma enorme “turbulência”, que foi em grande parte motivada pela constante transformação dos mercados, sobretudo dos financeiros. Torna-se então, fundamental que as empresas apostem na modernidade, na competitividade e na inovação. A atual crise económica faz “disparar” os níveis de desemprego e nesta perspetiva o empreendedorismo pode assumir um papel fundamental na compensação do mesmo. Este fenómeno pode ser visto como um elemento de desenvolvimento que contribui de uma forma positiva para o aumento da competitividade na economia, gerando riqueza e emprego. Por outro lado, pode também originar estabilidade social, uma vez, que se foca na política económica e industrial, abrangendo quer a criação de novos negócios quer o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio em organizações já existentes. O espirito empresarial é também um grande impulsionador da inovação. O objetivo deste trabalho é analisar as causas e as consequências do empreendedorismo no Concelho de Vila do Conde entre os anos de 2005 e 2011, para se identificarem os aspetos que assumem particular relevância. Quanto à metodologia usada para estudar as causas deste fenómeno, optamos pela elaboração de um inquérito a todos os empreendedores atrás referidos, quanto à metodologia utilizada para estudar as consequências, optamos pela elaboração de um estudo económico-financeiro comparativo entre empresas de criação recentes e empresas de criação mais antiga. Com a realização deste estudo, verificamos que, no que concerne às causas, o empreendedorismo não está associado a um mecanismo de refúgio para os desempregados e ainda que a auto-realização é a principal motivação para a criação dos novos negócios. No que concerne às consequências, observamos que as empresas mais recentes apresentam pior performance económico-financeira que as mais antigas.
- Coaching: caraterísticas do coach e benefícios do coaching para o clientePublication . Vieira, Ana Lúcia da Costa; Vieira, Diana AguiarNa atual conjuntura, em que as organizações enfrentam múltiplos desafios pela natureza complexa, incerta e volátil da própria envolvente, torna-se imprescindível conhecer e compreender quais as ferramentas que auxiliam a um maior aproveitamento e desenvolvimento do capital humano (Pina e Cunha et al., 2010). Pelas constantes mudanças tecnológicas, de mercados, políticas e sociais as pessoas têm que se ir adaptando, e o Coaching pode ser uma resposta para as presentes contingências. A importância do Coaching é revelada em diversos estudos pela sua eficácia e respetivos benefícios. Deste modo, faz todo o sentido querer estudar a ferramenta, tendo como objetivo principal querer perceber se as caraterísticas do coach interferem com os benefícios do respetivo cliente. A investigação é apoiada por uma metodologia quantitativa, que testa as hipóteses criadas, de encontro aos objetivos gerais. Em suma, o trabalho é valioso para o crescimento e maturação do Coaching, ao fornecer novos dados.
- As competências transversais e as práticas de gestão por competências: um estudo exploratório de diferentes realidades organizacionaisPublication . André, Ana Rita Dias; Rodrigues, Ana C.Ao profissional de hoje é exigido o domínio de competências que transcendem a sua própria função, área ou nível de qualificação, colocando-se assim às empresas o desafio de identificar e desenvolver as referidas competências, a partir de uma gestão de recursos humanos (GRH) que tenha por base as competências, seja ela uma gestão mais ou menos formalizada. A gestão por competências permite uma gestão estratégica, integrada e coerente dos processos de GRH, na medida em que poderá ser transversal a todos os seus subsistemas e acontece de forma articulada com os objetivos globais do negócio. Neste contexto, emerge a investigação que se segue, um estudo exploratório, de cariz qualitativo que tem como objetivos compreender em profundidade a realidade de diversas empresas em termos de competências transversais valorizadas e as suas práticas de gestão de recursos humanos baseadas em competências. Entrevistamos dez gestores de recursos humanos e administradores de empresas, com um número diferenciado de trabalhadores, representando assim as micro, peque- nas, médias e grandes empresas do norte de Portugal. Concluímos que as competências transversais mais valorizadas pelas empresas são a flexibilidade, relacionamento interpessoal, adaptação à mudança e trabalho em equipa. Esta investigação permitiu ainda compreender que a presença das competências na GRH é caracterizada por uma forte informalidade. Nesta informalidade, as competências transversais estão presentes na contratação, na retenção e nos planos de desenvolvimento, sendo menos frequente a sua utilização em práticas como a gestão e avaliação de desempenho, gestão de carreiras e gestão de benefícios e recompensas. Estes resultados representam vantagens para a produção científica e para as empre- sas, sistemas de ensino, profissionais e estudantes, não só pela importância que as competências e as competências transversais assumem no mercado de hoje e porque fornecem dados atualizados e pistas para investigações futuras.
- Competências transversais: a importância das competências transversais nas missões internacionaisPublication . Santos, Ana Gabriela Loureiro Ferreira dos; Silva, SusanaA competitividade contemporânea e a globalização impulsionaram as empresas a explorar novos mercados, e a munir-se de recursos distintivos e de valor acrescentado. Para além da expansão dos mercados, Le Boterf (2006) afirma que a solicitação social de confiança tem aumentado, e as empresas têm de ser capazes de proporcionar e garanti-la. Neste sentido a adequação dos Recursos Humanos é imperativo na estratégia das organizações. Este estudo tem como objetivos compreender qual a importância das competências transversais na missão internacional, compreender quais as competências transversais que são mais valorizadas pelos recrutadores e como é feita a sua avaliação. Para conseguir responder a estas questões, emerge a investigação que se segue, com um cariz qualitativo. O método de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada e foram entrevistados dez recrutadores de expatriados. Os resultados sugerem que as competências transversais são características importantes na missão internacional, uma vez que atuam em fatores que influenciam o sucesso da missão. Das competências mais importantes é enumerado o relacionamento interpessoal, trabalho em equipa, comunicação, capacidade de adaptação e a tolerância à ambiguidade. No final do trabalho são apresentados os resultados da investigação, bem como a sua discussão.
- Condições de trabalho, comprometimento organizacional e saúde mental: um estudo no setor da bricolagePublication . Pité, Adriana Maria Vasconcelos da Rocha; Araújo, Manuel SalvadorA presente investigação tem como objetivo principal avaliar a relação entre as Condições de Trabalho, o Comprometimento Organizacional, a Satisfação Social, e a Saúde Mental dos trabalhadores no setor da Bricolage. É sua intenção compreender se as Condições de Trabalho são preditoras de Comprometimento Organizacional e Satisfação com as Relações Sociais, e se o Comprometimento Organizacional explica o Burnout, a Ansiedade e a Depressão destes trabalhadores. Investiga igualmente, através de análises exploratórias, a possível influência de algumas variáveis sociodemográficas e profissionais nos diversos construtos verificados. Participaram neste estudo, num universo de 564 colaboradores de organizações de venda de material de Bricolage da região Norte de Portugal, 190 trabalhadores (33,7%), sendo que 42,6% (n = 81) são do sexo Feminino e 57,4% (n = 109) do sexo Masculino. A metodologia do estudo seguiu uma abordagem quantitativa, com carácter descritivo, exploratório e preditivo, com utilização de inquérito por questionário. A recolha de dados foi feita num único momento através de uma série de instrumentos, entre os quais: Cuestionario de Condiciones de Trabajo (qCT) – Escalas Método e Ambiente; Three-Component Model of Organizational Commitment; The General Health Questionnaire (GHQ-12); World Health Organization Quality of Life – Bref (WHOQOL-Bref) – Escala das Relações Sociais; Maslach Burnout Inventory – General Survey (MBI-GS); Ficha Demográfico Profissional. As análises psicométricas destes mostraram uma validade e uma fidelidade bastante satisfatória. Os resultados obtidos neste estudo apontam, que as Condições de Trabalho são preditoras, quer do Comprometimento Organizacional, quer da Satisfação com as Relações Sociais. O Comprometimento Organizacional é, preditor significativo de maior Saúde Mental, e igualmente de menor síndrome de Burnout. As análises exploratórias mostraram diferenças significativas em termos de variáveis sociodemográficas (e.g. Idade: Comprometimento Organizacional, Saúde Mental e Burnout; Estado Civil: Condições de Trabalho; Número de Filhos: Comprometimento Organizacional). Quanto às variáveis profissionais, foram encontradas significâncias na Antiguidade (Comprometimento Organizacional e Saúde Mental) e na Função (Comprometimento Organizacional, Condições de Trabalho e Burnout). No final deste trabalho são discutidos e apresentados os principais resultados obtidos e as suas conclusões.
- Consultoria financeira e apoio financeiro ao comércio: apoios financeiros à modernização do comércio: relatório de estágio na Associação Empresarial da Póvoa de VarzimPublication . Moreira, Patrícia Alexandra da Costa; Silva, ArmandoO presente Relatório de Estágio é um resumo do estágio curricular que decorreu ao longo de vinte e sete semanas na Associação Empresarial da Póvoa de Varzim (AEPVZ), no âmbito do Mestrado em Finanças Empresariais, da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto. O estágio fez parte dos requisitos a cumprir para a obtenção do grau de Mestre em Finanças Empresariais, conferido pelo Instituto Politécnico do Porto e tem por objetivo, proporcionar aos mestrandos um contexto real de experiência e desenvolvimento, onde possam pôr em prática, de uma forma integradora, os conhecimentos, competências e metodologias adquiridos em ambiente curricular e o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais. Assim, na Primeira Parte deste relatório, no Capítulo 1, irei apresentar o conceito de empreendedorismo e de criação de empresas, uma vez que estava previsto, ao longo do estágio a criação de uma empresa unipessoal por quotas que seria detida a 100% pela AEPVZ, para execução dos serviços de contabilidade, auditoria, consultoria e gestão às empresas associadas que assim o entendessem (contudo, este objetivo não se cumpriu por motivos internos à AEPVZ). Relativamente ao Capítulo 2, explicarei em pormenor dois projetos de modernização do comércio – “Projeto Comércio Investe”, tanto o projeto individual como o conjunto; desde a sua definição, entidades beneficiárias, montante do incentivo não reembolsável, entre outras especificidades do projeto. Quanto ao Capítulo 3, falarei das particularidades de um programa de qualidade e inovação nas PME – “Programa QI PME Norte 5ª Edição”, que abrange tanto formação como consultoria em empresas da Região Norte de Portugal (neste caso em concreto). No que diz respeito à Segunda Parte, farei um enquadramento da entidade de acolhimento (AEPVZ), apresentarei um cronograma com as atividades que desenvolvi ao longo do estágio, sobretudo que estão mais relacionadas com os projetos e ainda, uma listagem global e subdividida por temas, onde apresentarei as atividades gerais desenvolvidas ao longo do estágio. Analisarei ainda casos concretos de empresas que se envolveram nos projetos referidos anteriormente. No final deste relatório farei ainda, uma pequena apreciação crítica ao valor acrescentado que cada projeto trouxe para a empresa. Relativamente às tarefas planeadas ao longo do estágio, nem todas foram executadas, devido a alterações decorrentes de necessidades da entidade acolhedora do estágio.