ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais: Ciências da Educação"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Quem fui? Quem sou? Quem serei?: o caminho de autodescoberta de uma professora em formaçãoPublication . Jesus, Ana Filipa Ferreira; Maia, Cristina Maria Ferreira da Costa RibeiroO presente Relatório de Estágio relata as experiências e atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada nos 1.º e 2.º CEB da professora em formação. Esta experiência teve como objetivo aplicar teorias pedagógicas em contextos reais, desenvolvendo competências pedagógico-didáticas. Destaca-se, assim, a importância de reconhecer competências essenciais num professor do século XXI, uma vez que se vive num mundo em constante mudança e, por isso, é necessário que o professor esteja em constante aprendizagem para conseguir adaptar a sua prática educativa às necessidades dos alunos. Portanto, é enfatizada a importância da diversificação das metodologias de ensino, de recursos didáticos e de atividades práticas que incentivem a participação ativa dos alunos. O Relatório também aborda a relevância da abordagem à história local como metodologia para melhor ensinar a história nacional, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa. A análise dos resultados obtidos, incluindo a triangulação de dados entre questionários, observações diretas e narrativas reflexivas dos alunos, demonstra o impacto positivo do ensino da história local na formação e consolidação do sentimento de identidade e de comunidade. De uma forma geral, este Relatório oferece uma visão crítica e reflexiva das práticas pedagógicas da mestranda ao longo da sua formação inicial, sublinhando a relevância da formação contínua no processo educativo como um elemento crucial para o sucesso do ensino no século XXI.