ESE - inED - Livro, parte de livro ou capítulo de livro
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Browsing ESE - inED - Livro, parte de livro ou capítulo de livro by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- Mundos digitais no pós-pandemia: Continuidades e transformações na realidade dos/as estudantes do ensino superiorPublication . Veiga, Sofia; Tinoco, Rui; Ribeiro, AndreiaO presente trabalho pretende conhecer as permanências e mudanças dos comportamentos digitais em grupos de jovens estudantes do ensino superior, em particular desde o período pandémico e no período que se lhe seguiu, tendo em conta as suas práticas e perceções das práticas dos seus pares, bem como a forma como perspetivam o futuro dos mundos digitais. Realizaram-se quatro Grupos de Discussão Focalizada de diferentes áreas Científicas - Ciências e Tecnologias (CT); Educação e Intervenção Social (EIS); Saúde (S); Formação de Professores e Outros Profissionais da Educação (FPP) -, dois presencialmente e dois online. A amostra total, constituída por 37 estudantes, integrava 7 em CT, 9 em EIS, 13 em S e 8 em FPP. As discussões foram gravadas, posteriormente transcritas e importadas para um programa de análise de conteúdo (QDA Miner Lite). Em termos de resultados, salienta-se a grande unanimidade que existiu entre os grupos, pese embora se tivessem notado algumas diferenças entre eles muito ligadas às suas áreas de formação. Os/as estudantes participantes evidenciaram que durante a pandemia aconteceu uma série de mudanças que veio para ficar e que impactou a forma como a sua vida acontece nos mais variados domínios e contextos. Os grupos deram particular relevo a uma diversidade de comportamentos de risco e até de dependências. Destaca-se, ainda, um sentimento de pessimismo em relação ao futuro destes mundos digitais, em que o fator humano parece estar em cheque em diversas áreas. Finaliza-se o trabalho com uma série de sugestões em termos educativos e de intervenção clínica e preventiva na área da saúde mental, neste momento crucial do desenvolvimento que é o da entrada na vida adulta.
- Pensamento computacional e práticas de ensino exploratório em matemática elementarPublication . Rodrigues, Rita; Costa, Cecília; Freitas, Yelitza; Sacramento, José; Rato, Virgilio; Brito-Costa, Sónia; Martins, FernandoCom as transformações rápidas e constantes que ocorrem nas sociedades, torna-se incerto determinar que aptidões devem ser ensinadas hoje às crianças e aos estudantes universitários. A dificuldade em decidir reside em saber que profissões e funções deixarão de existir e quais surgirão. As competências que eram valorizadas há séculos poderão ser facilmente automatizadas (Harari, 2024). Assim, Harari (2024) sugere que é essencial preparar as gerações mais jovens com habilidades que sejam relevantes para o futuro mercado de trabalho. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD), 2019) reflete sobre como preparar os estudantes para terem sucesso num mundo globalizado, onde é essencial compreender diferentes pontos de vista, interagir com respeito e fazer escolhas responsáveis.
- A psicoterapia de cariz psicodinâmico na contemporaneidadePublication . Veiga, Sofia; Tinoco, Rui; Abrantes, Ana; Azevedo, Cristina; Figueiredo, Daniel; Longo, Gabriela; Lopes, HelenaNas últimas décadas têm-se observado mudanças no saber e na prática clínica psicanalítica. As transformações sociais e os novos desafios que se colocam a psicoterapeutas e a pacientes impõem mudanças e adaptações. Com o estudo “A psicoterapia de cariz psicodinâmico na contemporaneidade: olhares de psicoterapeutas” pretendeu-se investigar o que aconteceu na prática clínica de cariz psicodinâmico em Portugal, com particular enfoque nas suas permanências e mudanças a partir do olhar de três psicoterapeutas e psicanalistas com mais de 30 anos de prática clínica. O questionamento e a interpretação dos dados obtidos tiveram por base o método FANI-Free Association Narrative Interview. Da análise das entrevistas, emergiram os seguintes temas: formação; identidade; sofrimento psíquico; teoria e práxis psicodinâmica/psicanalítica; novas tecnologias. Nestes temas evidenciaram-se permanências e mudanças. No lado das permanências, destacaram-se a manutenção do campo analítico, a centralidade do inconsciente, a leitura das estruturas da personalidade e a abertura ao novo/transformação por parte do/a psicoterapeuta. Em relação às mudanças, destacaram- se as modificações na expressão do sofrimento psíquico, a emergência de novos conceitos, o surgimento das novas tecnologias quer como definidoras de outros contextos de consulta, quer como modificando certos aspetos da relação terapêutica em contexto presencial e, por fim, a emergência do setting terapêutico como algo que é coconstruído
- Trabajo en red con apoyo en la inteligencia artificial para la búsqueda y clasificación de informaciónPublication . Fernández, Maria; Pérez-Torregrosa, Ana; Quadros-Flores, Paula; Raposo-Rivas, Manuela; Silva, Elisabete; Lopes, Rui; Mesquita, Cristina; Vaz, Paula; Prada, Ana; Costa, Jacinta; Castanheira, Manuel; Pires, ManuelLa inteligencia artificial (IA) tiene un papel transformador en la educación, incluyendo la investigación científica. Cuando una investigación involucra colaboradores en red, la complejidad aumenta en el sentido de encontrar la eficiencia de la organización en la producción de contenidos de calidad. La inteligencia artificial puede acelerar procesos de revisión, análisis de datos y estructuración de ideas, sin comprometer la calidad científica. Este artículo presenta un modelo innovador que asocia la IA, como Rayyan.ai, al trabajo colaborativo en red en el análisis de artículos científicos. Se trata de una buena práctica que valida la eficacia de la IA y ejemplifica un modelo práctico y replicable, contribuyendo a la comprensión y adopción de la IA por parte de la comunidad científica.
