ISEP - DM – Engenharia Civil
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DM – Engenharia Civil by Field of Science and Technology (FOS) "Gestão da Construção"
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- Análise de risco na construção uma abordagem de gestão em PME BrasileiraPublication . Godoy, Eduardo Bossi Araújo Alves de; Oliveira, Maria do Rosário SantosEste trabalho apresenta conceitos e métodos sobre gestão do risco, inserido no contexto do Sistema de Gestão de pequenas e médias empresas (PME) brasileiras. Explana sobre a evolução da Qualidade e sua importância no cenário de mercado competitivo. Apresenta alguns conceitos sobre risco e gestão do risco, normalizados e utilizados internacionalmente. Oferece uma estruturação de avaliação de risco, nomeado "guia de procedimentos" de gestão de risco para PME brasileiras, com foco nas metodologias da International Organization for Standardization (ISO) 31000 e das metodologias Committee of Sponsoring Oganizations of the Treadway Comission (COSO). Apresenta possíveis cenários de estudos de casos que utiliza o guia de procedimentos desenvolvido, o trabalho finaliza a concluir a importância da gestão de risco nas PME, para que se destaquem no mercado.
- Análise de Valor Agregado: Aplicação em projetos de construção civil no BrasilPublication . Brandão, Ricardo Abifadel; Mendes, Jorge José de MagalhãesA complexidade dos grandes projetos da construção civil, a profunda crise instalada no setor, a busca pelo aumento contínuo da satisfação dos clientes e a necessidade de gerar resultados cada vez mais satisfatórios são alguns dos fatores que demandam elevado conhecimento nas técnicas e estratégias de gestão existentes no mercado, capazes de auxiliar o gestor do projeto nas importantes tomadas de decisão. Uma das metodologias de controle de projetos mundialmente conhecida é a Análise de Valor Agregado (AVA) ou, em inglês, Earned Value Management (EVM). Sua aplicação permite melhorar o controle de escopo, custo e prazo, uma vez que faz uma análise integrada destas áreas do projeto. Este trabalho tem como objetivo contribuir no estudo da aplicação deste método e avaliar se, com o nível de detalhamento e controle de custos/prazos realizados pelas construtoras brasileiras, a aplicação do método pode gerar indicadores satisfatórios para auxiliar o gestor em suas tomadas de decisão. No decorrer deste trabalho, apresentam-se as melhores práticas para aplicação do método EVM e realiza-se a aplicação do método em um caso real da construção civil no Brasil, obtendo assim os indicadores que permitem acompanhar custo e prazo do empreendimento. O estudo foi feito em uma obra pública hospitalar em São Paulo-SP, no Brasil. Todos os dados foram fornecidos pelo consórcio contratado para execução do empreendimento. Com a aplicação do método neste projeto, pode-se concluir que, mesmo em uma obra onde é feita um gerenciamento convencional de custo e prazo, é possível aplicar o método EVM e utilizá-lo como uma ferramenta auxiliar para geração de indicadores que retratam o estado e o desempenho do projeto.
- Analysis and comparison of different structural solutions with regard to construction site organisation based on BIM 4DPublication . Figueiredo, Dany Luís Pereira; Mendes, Jorge José de MagalhãesO presente trabalho inserido na Unidade Curricular de DIPRE, do Mestrado em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto, foi desenvolvido na Universidade do Luxemburgo. O trabalho insere-se num projeto mais extenso denominado SiMCo, acrónimo para “Steel in Modern Construction”, e é liderado pela empresa de aço multinacional ArcelorMittal. O projeto SiMCo tem como objetivo promover o aço de alto valor acrescentado (AVA) da marca ArcelorMittal e criar uma metodologia que permite a comparação de edifícios funcionalmente equivalentes, projetados em aço AVA e os construídos com materiais de construção mais convencionais e competitivos, como por exemplo betão pré-fabricado. Neste trabalho foram estudadas 6 variantes construtivas diferentes de um mesmo edifício de escritórios tipo, nomeadamente no que diz respeito ao planeamento da construção e a organização do estaleiro, tendo como objetivo a otimização tanto do planeamento como da logística no estaleiro. Adicionalmente, a definição de detalhes construtivos, bem como a análise das etapas de produção necessárias à execução foram realizadas. No planeamento da construção das várias variantes foi utilizada uma metodologia inovador, desenvolvida maioritariamente aplicada no seio de grandes empresas de construção francesas. Nesta metodologia, a abordagem aplicada para o cálculo da duração da construção baseia-se na carga horária da grua ou das gruas presentes no estaleiro, com o objetivo de otimizar ao máximo a eficácia das gruas, de modo a obter uma organização de estaleiro rentável em que as gruas estejam sempre em movimento e a trabalhar com um alto desempenho durante toda execução das estruturas. A aplicação destas abordagens necessitou o uso e a atualização do um programa VBA denominado “ChaCAD”, no qual os diferentes tempos de grua estão incorporados numa base de dados, permitido a análise do planeamento da estrutura baseado nas quantidades extraídas de um modelo 3D. De seguida, as cadências e sequências de construção, os recursos humanos e matérias foram calculados e a logística de estaleiro foi desenvolvida. Um plano de estaleiro foi igualmente elaborado. Por fim, o processo de construção das várias opções construtivas foi simulado em BIM 4D com o software Navisworks, o que não só permitiu visualizar eficazmente a execução das diversas variantes, como também apoiou a otimização do planeamento e possibilitou a comparação visual de todas as variantes estudadas.
- Aplicação da metodologia Earned Value Management (EVM): caso de estudo: “Just Stay Hotel Porto Centro”Publication . Martins, Tiago Filipe de Oliveira; Faria, José Carlos Castro Pinto deO sector da Construção Civil em Portugal atravessa um período marcado por uma grande competitividade, face ao reduzido número de obras públicas e à restrita tipologia de obras privadas a concurso, o que faz com que as empresas concorram a obras com margens muito pequenas ou mesmo nulas, e que exige uma maior eficiência dos Projetos1 para que se possam atingir os objetivos pretendidos. Cada vez mais é crucial o recurso a métodos auxiliares capazes de apoiar o gestor do Projeto nas suas decisões, que sejam capazes de dar resposta às novas necessidades provenientes de uma alteração de filosofia neste mercado, pois só assim se consegue ganhar vantagem em relação à concorrência. Este relatório tem como objetivo dar um contributo no estudo da aplicação de um modelo de gestão integrada de prazos e custos. O modelo apresentado nesta dissertação designa-se por Earned Value Management (EVM) e está especialmente orientado para melhorar o controlo de prazos e custos num Projeto. Neste relatório o autor apresenta o resultado de uma avaliação e controlo do desempenho de um caso de estudo, com a implementação dos conceitos do EVM, obtendo assim os indicadores que permitem monitorizar, avaliar e antecipar o progresso da obra de forma mais eficaz. Esta metodologia foi aplicada no âmbito de um estágio empresa ENESCOORD, onde decorreu o estágio no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Dissertação, Projeto e Relatório de Estágio (DIPRE) do Mestrado em Engenharia Civil (MEC), no ramo da Gestão da Construção, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Pretende-se com o desenvolvimento deste estudo, contribuir para a obtenção de melhores resultados dos Projetos, sem necessidade de aumentar o valor do investimento inicial na aquisição de dados e sem alterações radicais do plano de trabalhos. O desenvolvimento deste modelo com base num caso de estudo e a sua posterior aplicação prática, permite comparar diferentes alternativas, comparar o acréscimo de informação obtida com a dos métodos atuais e validar as principais opções propostas.
- Aplicação da Metodologia Lean à Gestão e Organização de Estaleiros - Utilização das Ferramentas 5S e Controlo VisualPublication . Borba, Luís Miguel Escoval Teixeira; Faria, José Carlos Castro Pinto deO desperdício associado à atividade da construção, com impacto na qualidade do produto e nos custos inerentes, torna necessário que as empresas adotem novos e melhores sistemas de gestão. A filosofia Lean apresenta soluções de forma a melhor contrariarem uma situação económica fragilizada que se tem registado no setor, de forma cíclica, com períodos mais ou menos longos. A metodologia Lean foi criada com o propósito de aumentar a eficiência e eficácia dos processos produtivos, por meio da eliminação de atividades que não agregam valor ao produto final, através da utilização de dois grupos de técnicas compostas por diversas ferramentas. Uma vez que o setor da construção apresenta diferenças significativas com a indústria de produção em série, é necessário implementar adaptações para que o recurso a essa metodologia seja possível. A mentalidade do Pensamento Lean (lean thinking) teve origem no Sistema de Produção Toyota (TPS), que surgiu no Japão após a década de 1950. Este sistema tem como princípio e principal objetivo a eliminação de qualquer elemento que não agregue valor ao produto, acabando desta forma com os desperdícios. Com a necessidade de adaptação ás novas realidades que foram surgindo ao longo dos tempos sofreu uma evolução e passou a designar-se por Fabricação Lean (lean manufacturing). A Fabricação Lean visa melhorar a produtividade, a eficiência e a qualidade dos produtos, ou até mesmo de serviços, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, o que traduz um dos princípios básicos da filosofia, que é combater desperdícios. O Lean na Construção (lean construction) pode ser considerado como uma espécie de ramificação da Fabricação lean e possui por base os mesmos objetivos de otimizar os processos e procedimentos por meio da redução contínua de desperdícios. É uma metodologia que apesar de estar a dar os primeiros passos em Portugal, tem já despertado um grande interesse por parte das empresas, de modo a promoverem um aumento da competitividade nos seus projetos. É usada e faz uso de uma experiência generalizada nos últimos anos no continente Americano e na Europa. Na América Latina, nomeadamente no Brasil existe mesmo uma forte prática de implementação dos princípios Lean na Construção. A implementação da metodologia Lean na Construção nas empresas do setor, irá permitir que façam mais com menos esforço: menos mão de obra, menos tempo, menos equipamento, etc. Principalmente através do envolvimento de todos os intervenientes, irá ser traduzido em dois objetivos de extrema importância: ganhos de eficiência que serão convertidos em aumento de valorização da cadeia de valor e a satisfação do cliente, através da redução de falhas e maior garantia do cumprimento de prazos e qualidade. Esta dissertação propõe a introdução e exploração dos princípios fundamentais e conceitos relativos ao sistema Lean na Construção na utilização das ferramentas 5S e Controlo Visual, aplicadas a um estaleiro de uma obra situada no centro de uma cidade com espaço reduzido para movimentação e armazenamento de materiais.
- Aplicação de Ferramentas de Gestão de Ativos numa Empresa do Setor do Saneamento BásicoPublication . Moreira, Lisete Marisa Baptista; Silva, Jaime António Pires GabrielO presente trabalho desenvolve-se no contexto da Gestão de Ativos e tem como objetivos a aplicação de metodologias de gestão do risco e de um indicador focado na avaliação dos gastos de substituição e reabilitação, num sistema de drenagem de águas residuais. A Gestão de Ativos ou a Gestão Patrimonial de Infraestruturas tem ganho cada vez mais visibilidade em várias áreas e designadamente na área do saneamento básico, sendo este um dos principais motivos para o desenvolvimento deste trabalho, baseado num estágio académico realizado na empresa SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto, S.A.. Assim, aplica-se uma metodologia de gestão do risco que a empresa pode utilizar futuramente no planeamento dos seus investimentos e desenvolve-se a utilização de um indicador representativo da gestão de ativos, tendo-se escolhido, para o efeito, o IVI – Índice de Valor da Infraestrutura. A metodologia de gestão do risco utilizada, baseia-se na aplicação de matrizes de risco, existentes no Grupo Águas de Portugal, SGPS, S.A. (AdP) a que a SIMDOURO pertence, adotando os critérios de avaliação do risco definidos previamente pelo Grupo AdP em trabalhos que vem desenvolvendo no contexto da gestão de ativos. Com base no nível de risco, é possível definir as prioridades de intervenção em termos de monitorização, manutenção ou reabilitação dos ativos. No que respeita à utilização do Índice de Valor da Infraestrutura (IVI), o seu cálculo foi inicialmente realizado em folhas de cálculo Excel, do Microsoft Office, tendo-se recorrido posteriormente a um software (AWARE-P da Baseform). Este software permite gerar gráficos com informação acrescida, incluindo a possibilidade de traduzir graficamente a evolução previsional do IVI ao longo do tempo, mediante determinados pressupostos. São, também, obtidas estimativas dos custos de substituição/reabilitação que permitem, às entidades gestoras, avaliar o investimento futuro necessário. Assim, tendo presente que, nas entidades gestoras, os recursos financeiros disponíveis são escassos e que é indispensável fazer face às necessidades de gastos com a manutenção e reabilitação dos ativos, considera-se que este trabalho pode dar um contributo para a determinação dos ativos a serem alvo de investimento, bem como para o planeamento da distribuição temporal dos respetivos montantes.
- Atividades de Controlo e Acompanhamento de Obras - Gestão da InformaçãoPublication . Moita, Joana Maria da Rocha; Faria, José Carlos Castro Pinto deO presente relatório é o resultado de um estágio curricular, que possibilitou aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos anos de formação, facilitando a inserção e adaptação no mercado do trabalho. Integrado na equipa de coordenação e fiscalização, o estágio decorreu com o acompanhamento de dois empreendimentos - ACOLHE e ACREDITAR. Neste percurso foi possível desenvolver novas aptidões e conhecimentos através dos deveres de controlo de: conformidade, qualidade, planeamento, custos, segurança, saúde e higiene no trabalho e ambiental. Para o acompanhamento dos trabalhos de ambos os empreendimentos foram consultadas as obrigações e responsabilidades da Fiscalização de acordo com a legislação em vigor e a sua importância na gestão e coordenação de obras. Estudou-se também o modelo de gestão utilizado pela equipa da ENESCOORD e modelos de gestão que melhorem a sua eficácia, nomeadamente a implementação de plataformas online de gestão da informação. No sentido de melhorar a gestão da informação, nos últimos anos têm sido desenvolvidas diversas ferramentas colaborativas, permitindo aos vários profissionais da construção, de diferentes especialidades, novas formas de comunicação e colaboração, diminuindo erros por falta de informação. Com o estudo destas ferramentas conheceram-se as suas funcionalidades e identificaram-se as vantagens e limitações. Para avaliar a funcionalidade da plataforma, foram consultados alguns utilizadores, o que permitiu apontar os benefícios e detetar problemas encontrados na sua utilização. Depois deste estudo, identificaram-se algumas situações de um empreendimento (ACREDITAR), que poderiam ter sido melhoradas utilizando estas tecnologias de informação.
- Autoavaliação do desempenho das empresas de construção e o modelo de gestão da excelência da FNQPublication . Franco, Vinícius de Souza; Oliveira, Maria do Rosário SantosO contexto em que as construtoras brasileiras se encontram no ano de 2017 é incerto. Devido à crise econômica que atingiu o país no início de 2014, o setor da construção foi muito atingido, e não se sabe ainda ao certo quantas conseguirão se reestruturar. Em razão disso, é necessário criar alternativas para contornar esse cenário e voltar a se desenvolver. Empresas de diversos setores que investem em modelos de gestão vêm conseguindo crescer mesmo diante de época de dificuldade financeira. Esse estudo busca avaliar as especificidades de uma construtora brasileira que possui certificação ISO 9001, ou seja, possui um sistema de Gestão da Qualidade bem estruturado e verificar a viabilidade de implantação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), podendo futuramente concorrer ao Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Os dados analisados foram obtidos por meio de entrevistas e documentos disponibilizados pelos representantes da empresa, e também por questionário utilizado pelo MEG, divididos em oito critérios: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e por fim resultados. A conclusão com o trabalho foi que uma empresa que possui certificação pela ISO 9001, cumpre grande parte dos requisitos propostos pelo MEG, e o investimento mais aprofundado neste tipo de modelo pode ser um grande estimulo para concorrer ao PNQ e continuar se desenvolvendo mesmo diante de um período de crise econômica.
- Avaliação de Imóveis Segundo as Normas BrasileirasPublication . Brandileone, Helena Alves; Oliveira, Maria do Rosário SantosDiante da importância da movimentação do mercado imobiliário no cenário econômico brasileiro, o estudo sobre a avaliação de imóveis surge como uma vertente essencial. Muitas vezes, a subjetividade com que são realizadas as avaliações imobiliárias, cuja escolha da metodologia e critérios dependem frequentemente do profissional em actividade, pode acarretar em equívocos preocupantes. Assim, é importante que os avaliadores encontrem normativas objetivas que possam servir como base para os mesmos. Por esse motivo, foi realizada uma análise da norma brasileira de avaliação de imóveis urbanos, a ABNT NBR 14653-2, a fim de levantar seus principais pontos, principalmente no que diz respeito ao Método Comparativo Direto, buscando encontrar meios de aumentar a objetividade das avaliações, através da inserção de variáveis e de fatores de homogeneização, por exemplo. Além disso, buscou-se, por meio de um estudo de caso nas regiões das operações urbanas Água Espraiada e Faria Lima, ambas na cidade de São Paulo, demonstrar a interferência dos fatores externos no valor de um imóvel urbano.
- Avaliação do Imóvel do "Café Majestic"Publication . Lúcio, Flávio Júnio Pereira; Oliveira, Maria do Rosário SantosA dissertação intitulada “Avaliação do Imóvel do “Café Majestic”” nasce com o intuito de estimar o valor presumível de transação do imóvel em virtude das suas caraterísticas arquitetónicas, históricas e sociais. Introduzindo inicialmente o conceito de património, herança cultural, antiqualha entre outras noções que se tem vindo a desenvolver desde os nossos antepassados até à atualidade, dirigindo a que na atualidade o enquadramento legislativo sobre património, nomeadamente conservação do mesmo esteja melhor adaptado às necessidades dos imóveis históricos ou classificados. Ainda segundo a Direção Geral do Património Cultural, apresenta-se o processo de classificação de bens imóveis em Portugal, de acordo com três classificações distintas, Monumento Nacional (MN) ou Interesse Nacional (IN), Imóvel de Interesse Público (IIP) ou Imóvel de Interesse Municipal (IIM), os órgãos competentes pela atribuição e os critérios de apreciação da classificação. Apresentando, por fim, três exemplos de imóveis emblemáticos e de interesse cultural, classificados na cidade do Porto, o Quiosque dos STCP, o Coliseu do Porto e o Hospital de Santo António. Entrando na avaliação imobiliária, propriamente dita, avaliação que visa a estimação do valor de um imóvel, com um interesse final subjacente, o arrendamento, venda ou compra, obtendo assim um valor monetário que pode possuir diferentes significados, como valor de mercado, valor de rendimento, valor patrimonial, entre outros. Sendo que existem diversas situações e diferenciadas que podem levar à necessidade da realização de uma avaliação imobiliária como a análise financeira de empresas, fundo de investimento imobiliário, seguros, hipoteca, crédito entre outros. Assim como diversos métodos de avaliação imobiliária, dando o enfoque a dois, Método do Custo e Método do Rendimento, utilizados no caso de estudo. O caso de estudo escolhido, para a aplicação dos métodos descritos, o “Café Majestic” classificado como IIP, inaugurado em 1921, da autoria do arquiteto João Queiroz, é popular por possuir um estilo arquitetónico da Arte Nova, e mantendo o seu aspeto interior e exterior preservado desde então. É resultado da investigação feita na Divisão Municipal do Arquivo Histórico e Divisão Municipal de Arquivo Geral da Câmara Municipal do Porto, o que facilitou a obtenção do presumível valor de transação do imóvel mais concreto e realista possível.