Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-03"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Human-centred design integration on product developmentPublication . ALMEIDA, JOSÉ PEDRO CARDOSO DE; Campilho, Raul Duarte Salgueiral GomesThis dissertation exposes Human-Centred Design methodologies applied to product development engineering. Human-Centred Design is an approach that prioritizes the needs, behaviour and experience of the user, allowing the development of products that are aligned with user's expectations. This method integrates user’s feedback into the product development process, enabling the implementation of specific requirements that increase user’s acceptance and satisfaction. The goal is to propose a structured methodology for engineering teams to follow in the development of new industrial or consumer products, to improve not only functionality, but also intuitiveness and accessibility, resulting in an increased acceptance and satisfaction among users. To create this methodology, Industry 5.0 was analysed, to understand the role of Human-Centred Design as one of its three pillars, providing relevant inputs regarding the identified challenges and how this methodology can be designed to overcome these main issues or limitations. The state-of-the-art methods and tools were compiled from the literature review and arranged into the most appropriate timing in product development, between the stages of detail design, prototyping, and testing and refinement. With such methodology, qualitative and quantitative methods were applied to two distinct case studies, highlighting two contrasting approaches to Human-Centred Design: human-machine interaction and userproduct interaction. The uses cases were selected based on the needs identified by a Portuguese ceramic company, and all the work was conducted in partnership, including tests in the shopfloor with workers. Several user testing sessions took place throughout the mentioned product development stages, extracting user requirements from assessments including questionnaires, ergonomics and technologies such as augmented reality and eye tracking, to optimize product design on each product. This approach enabled the collection of valuable data to validate the proposed methodology, emphasizing the added value of Human-Centred Design in product development. By prioritizing user satisfaction, it enhances market acceptance and increases the success of new products. When integrated into the shop floor, this approach allows to increase new technology adoption, increasing productivity and decreasing worker's injuries. The dissertation aims to contribute to product development practice by highlighting the potential of emerging technology in facing the challenges of Human-Centred Design, in a scalable methodology encompassing the development of industrial and consumer products.
- Otimização de armazenamento de energia com utilização de hidrogénioPublication . SILVA, FILIPE CASIMIRO DA; Carvalho, José António BelezaA transição energética global impulsionou inúmeros investimentos ao longo dos últimos anos em energias renováveis, nomeadamente eólica e solar. Porém a sua intermitência apresenta um desafio relevante, especificamente a níveis de segurança no abastecimento energético. A procura por soluções eficientes e estratégicas para mitigar a intermitência das mesmas tem vindo a aumentar, o hidrogénio apresenta-se como um vetor energético promissor capaz de armazenar energia excedente de fontes renováveis e permitir a sua posterior reconversão em eletricidade ou aplicações na mobilidade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é estudar uma solução integrada na produção, armazenamento e reconversão de hidrogénio, com foco na otimização técnica e económica. Inicialmente, é feita uma pesquisa das principais tecnologias de produção de hidrogénio recorrendo a eletrolisadores, armazenamento de hidrogénio e a reconversão do mesmo utilizando motores de combustão interna a hidrogénio ou células de combustível. O projeto foi apresentado pela empresa Finerge, nomeadamente pelo Engenheiro Celso Xavier que desempenha a função de gestor de inovação, a localização do projeto em estudo é na central eólica da Raia com posterior soma de três aerogeradores e dois parques solares. O objetivo deste trabalho é avaliar todo o sistema, ou seja, determinar as características técnicas ideais de cada componente de forma a obter o melhor lucro. Para isto foram desenvolvidos modelos de simulação em Excel de forma a integrar o curtailment proveniente do parque mencionado anteriormente com a produção de hidrogénio. Posteriormente é avaliada também a possibilidade de integrar a produção de hidrogénio com o mercado MIBEL, adição de baterias para maior autonomia de produção do sistema e venda de hidrogénio para mobilidade com o intuito de se conseguir uma melhor viabilidade económica do projeto. É ainda analisado um caso particular da possibilidade de um motor de combustão interna alimentado a hidrogénio prestar serviços de sistema de reserva secundária. Concluiu-se de uma forma geral que equipamentos de maior escala apresentaram indicadores económicos mais favoráveis, dado que o custo de equipamento por unidade de potência é menor em equipamentos de maior escala do que equipamentos de menor escala. Contudo, verificou-se que os custos das tecnologias, face à receita gerada no presente projeto, são muito elevados o que compromete a viabilidade económica do mesmo.
- Relatório de estágio – LKCOMPublication . Ferreira, Clara Isabel Araújo; Ribeiro, Anabela Paula Alferes FerreiraA revolução digital transformou a atividade das empresas e o marketing. O marketing digital permitiu às marcas definir estratégias de aproximação com o cliente e com base no seu perfil e jornada de consumo. Neste contexto, a formação nesta área assume um papel determinante e o presente relatório reporta a aplicação de práticas de marketing em contexto real, através da realização de um estágio curricular na Agência LKCOM - Marketing of Tomorrow para conclusão do Mestrado em Marketing Digital do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. O estágio decorreu entre janeiro e abril de 2025, com uma duração total de 487,5 horas, resultando num envolvimento ativo com mais de 15 clientes. Realizando as mais diversas tarefas, nomeadamente a gestão de redes sociais de clientes como o CeNTI, a Amorim Sports e a Corkeen, a realização do clipping diário da F3M ou das Termas de Chaves e a introdução de conteúdos em vários websites, especialmente a Giacomini e o Projeto Procrystal, foi ainda solicitada a criação de conteúdo, contribuindo para o desenvolvimento de planeamentos das redes sociais, websites e aplicações. Desta forma, ao longo do presente documento são apresentados o conceito e a importância do marketing digital, assim como os elemento-chave que fomentam a implementação de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Estas informações sustentam a aplicação prática e a participação nas diferentes atividades de estágio.
- Contribuicoes da filosofia lean para a sustentabilidade na industria de moldes caso de estudoPublication . RODRIGUES, JOSÉ PEDRO DA COSTA; Sá, José Carlos Vieira deA sustentabilidade tem assumido um papel relevante na indústria, sendo impulsionada por exigências económicas, sociais e ambientais. Neste contexto, a presente dissertação teve como principal objetivo analisar as contribuições da implementação da linha de produção na sustentabilidade de uma empresa da indústria de moldes, recorrendo a indicadores das três dimensões da sustentabilidade. A dissertação foi desenvolvida na Simoldes Aços, uma empresa do Grupo Simoldes, especializada na produção de moldes para injeção de plástico, com forte presença no mercado internacional. A implementação da linha de produção na Simoldes Aços foi sustentada por princípios e ferramentas da filosofia lean, tendo sido concretizada através da criação de três linhas de produção no setor de maquinação e duas linhas no setor da bancada. A reorganização do processo produtivo resultou em melhorias nos indicadores de sustentabilidade. Na dimensão económica, observou-se uma redução de 18,2% no lead time até ao primeiro ensaio e uma diminuição de 46% nas reclamações de clientes, apesar do aumento de 24,9% no custo interno médio por molde. Na dimensão social, verificou-se um crescimento de 5,4% no número de colaboradores, uma ligeira melhoria na satisfação dos colaboradores, mas um aumento significativo nos acidentes de trabalho. Na dimensão ambiental, registaram-se reduções de 8,6% no consumo de energia, 2,4% no consumo de água e 27,1% na produção total de resíduos, destacando-se a redução de resíduos metálicos.