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- Impacto da publicidade nas aplicações das organizações na jornada de compra, em PortugalPublication . Mendes, João Miguel de Almeida; Teixeira, Sara Raquel de Paiva AbreuO número de utilizadores de aplicações mobile tem vindo a crescer exponencialmente ao longo dos últimos anos. Esse crescimento é de tal forma impactante, que as empresas implementam estratégias de mobile marketing e investem muitos dos seus recursos, através de aplicações de terceiros ou aplicações desenvolvidas pela organização. O desenvolvimento de uma aplicação mobile é um grande investimento para uma organização. Tendo uma aplicação é importante rentabilizá-la e utilizá-la como um espaço próprio de divulgação dos produtos/serviços da organização. Para efetuar essa divulgação é necessária a criação de conteúdo publicitário relevante e cativante para a sua audiência, para aumentar as vendas, pagar o investimento realizado no desenvolvimento da aplicação e criar mais um touchpoint para estabelecer uma relação direta com os seus consumidores durante a sua jornada de compra. Deste modo, esta investigação pretende descobrir de que forma é que a publicidade nas aplicações mobile das organizações impacta a jornada de compra do consumidor em Portugal, utilizando elementos da Teoria da Ação Racional para entender o comportamento do consumidor e a sua atitude perante a publicidade neste tipo de aplicações, área de estudo pouco explorada em Portugal. O estudo utilizou uma metodologia não probabilística por conveniência e usou como ferramenta de recolha de dados primários o questionário online. Esse questionário obteve 104 respostas válidas. Como principais resultados, concluiu-se que as variáveis da publicidade, informação, entretenimento, irritação e credibilidade afetam a atitude dos consumidores perante a publicidade nas aplicações mobile das organizações. A atitude e as normas subjetivas afetam a intenção de visualizar publicidade. Por fim, a intenção de visualizar publicidade nas aplicações mobile influencia a visualização de publicidade nas fases de reconhecimento do problema, avaliação de alternativas, compra e pós-compra. Esses insights podem ser utilizados para melhorar a experiência do utilizador. Este estudo é relevante para a tomada de decisões das organizações que pretendam desenvolver aplicações mobile para a suas marcas e para investigadores, para que estes tenham um estudo que verse a temática e os auxilie em futuras investigações.
- The disruption of traditional wormethodology caused by pandemic conditions and the emergence of digital nomadsPublication . Vorontsova, Lisa; Santos, José de FreitasThe beginning of a dream - a first experience of hybrid work and a glimpse of future digital nomad adventures. Along with the internship report itself, the growth of digital nomadism as a repercussion of the pandemic and its effects on the future world of work are presented in this master’s thesis. This work conjugates several factors, ongoing trends, and future implications we will have to face, as hybrid working models are frequently implemented in a post-pandemic environment. In today's competitive job market, it is important for employers to adapt to the new demands of their employees. Additionally, collaborative workspaces are on the rise, as are legal complications and economic implications.
- Relatório de estágio: Blue Bolt AgencyPublication . Castro, João Luís Grilo e; Santos, José de FreitasNo âmbito do segundo semestre do mestrado em Marketing Digital, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), o presente relatório tem como objetivo descrever e dar provas das tarefas desenvolvidas no estágio curricular de três meses, entre 5 de fevereiro de 2023 e 5 de maio de 2023, realizado em regime de teletrabalho na Blue Bolt Agency, uma agência de Marketing situada em Lisboa. As funções e tarefas exercidas durante o estágio, focaram-se na realização de auditorias matinais às páginas das redes sociais, dos quatro clientes que me foram atribuídos, o planeamento e criação de calendários mensais para vários clientes, o desenvolvimento de newsletters, elaboração de artigos sobre várias temáticas para o blog da empresa, a criação de campanhas, o desenvolvimento de raiz de uma proposta para a página de Wikipédia da agência acolhedora, e outros projetos, como por exemplo, o desenvolvimento de guiões de narração para vídeos publicitários. No presente relatório encontra-se a descrição detalhada de todas as atividades executadas durante o estágio na Blue Bolt Agency, onde pude aplicar todos os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares do mestrado de Marketing digital do ISCAP. Durante o estágio foi me disponibilizada a hipótese de trabalhar com várias ferramentas de Marketing, com as quais não tinha qualquer experiência, e aprofundar o meu conhecimento teórico com atividades práticas em clientes reais, de modo a completar todos os objetivos que me foram apresentados ao longo do estágio. Por fim, este relatório está organizado em capítulos, sendo iniciado pela introdução do mesmo, seguido da revisão de literatura, apresentação da entidade acolhedora, a descrição de todas as tarefas desenvolvidas durante o estágio e terminando com a análise crítica a todo o estágio.
- O impacto das campanhas Google Ads nas marcas: relatório de estágio na empresa Wise PiratesPublication . Brito, Jacinta Ferrão; Santos, José Duarte da RochaO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Marketing Digital. O estágio realizou-se na Wise Pirates, uma agência de Marketing Digital focada em Performance e Data-driven Marketing, que partilha riscos e objetivos com os seus clientes, para que potenciem os seus resultados no mundo digital e no negócio. O estágio teve início no dia 30 de janeiro de 2023 e terminou a 18 de abril de 2023, totalizando as 400 horas previstas de estágio. Sendo este um estágio curricular de mestrado, procurou-se que fosse desenvolvido numa área específica e atual, como são as campanhas pagas no motor de pesquisa, nomeadamente, as campanhas Google Ads. O presente documento descreve as atividades realizadas durante o estágio curricular de cerca de três meses na Wise Pirates, uma agência de performance sediada no Porto. As atividades descritas no relatório são relativas à área de campanhas pagas nos motores de pesquisa, nomeadamente, Google Ads. Uma vez que o estágio foi realizado numa agência de marketing digital, são descritas atividades referentes a vários clientes, com estratégias e objetivos de marketing digital diferentes, tornando assim mais enriquecedora a leitura do mesmo. O documento está dividido em quatro capítulos, sendo eles, a revisão de literatura, a apresentação da empresa, a descrição das atividades realizadas no âmbito do estágio curricular e, por fim, as conclusões.
- O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidoresPublication . Silva, Miguel Moreira Lucas dos Prazeres e; Teixeira, Sara Raquel de Paiva AbreuAs redes sociais são um fenómeno contemporâneo que revolucionou a comunicação das empresas, operando como um canal de comunicação direta entre a marca e o consumidor. Estas plataformas são ferramentas fundamentais nas estratégias de marketing e desempenham um papel ativo no comportamento do consumidor. A situação pandémica do COVID-19 acelerou as transformações digitais e fez com que a mudança de paradigma comunicacional carecesse ainda mais do fator humano, para que fosse possível colmatar o fosso causado pelo distanciamento. Este estudo tem como objetivo identificar estratégias de marketing e possíveis evidências de comunicação humanizada nas redes sociais do grupo Solinca e analisar o seu impacto na proximidade e confiança associada, pelos consumidores, à marca. Para o efeito, foi realizada uma revisão bibliográfica, de forma a encontrar fundamentações académicas capazes de concretizar técnicas de humanização. Seguidamente, com base na pesquisa foi elaborada uma grelha de análise de conteúdo, para avaliar os conteúdos partilhados pela marca, nas suas redes. Em complementaridade, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através de uma entrevista semiestruturada ao diretor do departamento de marketing digital da Solinca, para validar os parâmetros de humanização propostos e analisar a sua operacionalidade. O estudo reforça a importância de uma abordagem humanizada nas estratégias de Social Media Marketing e demonstra o seu impacto no consumidor. A investigação corrobora, em suma, o papel ativo das redes sociais no processo de humanização e a forma como estas plataformas influenciam a relação de confiança entre marca e consumidores. Os resultados obtidos revelam uma oportunidade estratégica para a comunidade empresarial e para marketeers, pois identifica técnicas passíveis de serem aplicadas, para relações com o público e diferenciar a marca nas redes sociais, através de uma comunicação que estimula a confiança.
- Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio em atividades de marketing digitalPublication . Campos, Sabrina Souza; Sousa, Jorge Remondes deOs recursos digitais, quando explorados de forma eficiente, possibilitam atender às necessidades corporativas e permitem a implementação de estratégias de forma mensurável. Neste sentido, observa-se que a presença nas redes sociais tornou-se num fator essencial para as empresas, uma vez que representa um ponto de conexão com as audiências e permite o aumento da notoriedade e reputação. O presente relatório objetiva descrever uma experiência de 400 horas de estágio curricular numa agência digital com base na componente prática aplicada ao longo desse período. A temática do estudo debruça-se sobre ações de crescimento orgânico aplicadas à rede social Instagram no modelo de negócio B2B, de modo a reconhecer as potencialidades de crescimento e avaliar as estratégias desenvolvidas entre o período de dezembro de 2022 e março de 2023. Para tal, desenvolveu-se um estudo de caso com base na estratégia de social media elaborada para a agência criativa e nas respectivas métricas de análise de cada ação. O estudo de caso conclui que as ações de crescimento orgânico foram positivas, sendo que ao nível do alcance, número de impressões e engagement, o recurso a hashtags juntamente com a aposta em reels e posts em carrossel foram pontos essenciais para promover o crescimento da página. O estudo evidenciou ainda que o Instagram, comparativamente a outro canal,apresentou o maior crescimento, o que responde à temática de investigação: "Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio".
- Análise do poder dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica no contexto hospitalar do Serviço Nacional de SaúdePublication . Ferreira, Maria Isabel Pinho; Coelho, João Manuel AguiarEstudo exploratório que pretende procurar fatores que validem ou infirmem a hipótese de que os TSDT têm pouco poder nos hospitais do SNS, e esquissar soluções que possam contribuir para um maior poder de intervenção e influência. Numa perspetiva estrutural-funcionalista, poder é a capacidade estatutária de influenciar decisões sistémicas e, numa perspetiva interacionista simbólica, a capacidade de agir sobre outros indivíduos e de influenciar os seus comportamentos. Participaram num Painel Delphi online 15 peritos no tema, que deram a sua opinião sobre um conjunto de 15 itens relacionados com o poder profissional dos TSDT, segundo duas rondas iterativas de respostas. Considerou-se consenso do Painel quando, para cada item, pelo menos 80% das opiniões foram coincidentes. Observou-se consenso em 11 dos 15 itens. Apesar da sua autonomia técnica e importância, é consensual a falta de poder dos TSDT provocada pela sua exclusão dos processos de decisão sistémica e Conselhos de Administração dos hospitais, e pela inexistência de uma identidade profissional, muito devido à falta de elementos agregadores e à inexistência de elementos simbólicos e rituais de interação. Não foi obtido consenso em 4 itens sobre a autonomia profissional, diversidade de profissões na carreira e quanto aos elementos que contribuam para serem identificados e reconhecidos no hospital e pela sociedade. Os TSDT têm pouco poder estrutural e sobretudo relacional, nos hospitais do SNS. Os itens que não obtiveram consenso carecem de mais investigação, principalmente relacionada com o capital simbólico dos TSDT, a bem da profissão e do funcionamento dos hospitais do SNS.
- Estratégias digitais para alavancar marcas e promover negócios: relatório de estágio na RSB - Comunicação na ImagemPublication . Macedo, Ana Cláudia Esteves; Lima, Ana Patrícia Pinto deEstamos perante uma era em constante evolução, diante de um crescente avanço da tecnologia e da internet, de onde surgiu o marketing digital, que possibilita a interação online entre as marcas e os seus consumidores. Para que uma empresa tenha uma boa presença online é preciso escolher as estratégias digitais certas, focadas nas necessidades do seu público-alvo e que apresentem conteúdo relevante e valioso para o mesmo. O presente relatório descreve as atividades realizadas durante o estágio curricular de três meses (400 horas), realizado na RSB - Comunicação Na Imagem, uma agência de comunicação sediada no Porto. O estágio teve como objetivo o desenvolvimento e melhoria da presença online da empresa e desta forma, foram abordadas e utilizadas diversas estratégias e ferramentas, tais como: o website; blog; SEO; redes sociais; e-mail marketing; e publicidade online, sempre suportadas pelo conhecimento teórico salientado pela literatura. Foi ainda desenvolvido um Plano de Marketing Digital, que teve como base o modelo SOSTAC elaborado por Chaffey & Smith (2022), que permitiu a adaptação da RSB às novas tendências e competir com os diversos concorrentes existentes no mercado das soluções digitais, dos stands para feiras e da produção new media. Ao longo do relatório foram feitas sugestões e recomendações à RSB, para que no futuro a equipa de marketing consiga melhorar as suas estratégias digitais, de modo a obter um melhor posicionamento, assim como uma melhor relação com os seus clientes. A oportunidade deste estágio na RSB permitiu não só aplicar os conhecimentos lecionados ao longo do mestrado em marketing digital, mas também arrecadar novos conhecimentos que só seriam possíveis de adquirir através da inserção numa equipa de marketing em contexto de trabalho.
- Práticas de Marketing Digital: Estágio na Agência Digital WebcomumPublication . Silva, Ana Daniela Barrigão e; Teixeira, Sandrina FranciscaNo âmbito do Mestrado em Marketing Digital, desenvolvi o presente relatório de estágio que pretende descrever todas as tarefas elaboradas ao longo de 3 meses que correspondem a 400 horas de estágio curricular. Este estágio curricular ocorreu na agência digital Webcomum, sob orientação de Mariana Tavares, tendo iniciado dia 5 de dezembro de 2022 e finalizado no dia 3 de março de 2023. Durante este estágio, tive a possibilidade de desenvolver tarefas relacionadas com várias áreas de Marketing Digital, como SEO, Marketing de Conteúdo, Social Media Ads, Email Marketing, análise da concorrência, Google Ads, desenvolvimento e criação de publicações para várias redes sociais distintas, redação de vários artigos para blogs distintos, entre outras atividades relacionadas. Com isto, foi me possível ter contacto com vários setores de atividade diferenciados, trabalhando junto de várias marcas com diferentes requisitos e valores, sendo uma das principais vantagens diferenciadoras do estágio. Durante todo o percurso dos últimos meses, tive a oportunidade de adquirir bastante conhecimento prático e aplicar conhecimento durante o meu mestrado em Marketing Digital, ajudando não só todos os meus colegas da equipa Webcomum como as diferentes empresas e marcas que confiaram na agência para crescer e alcançar os seus objetivos previamente propostos.