ESMAE - Departamento de Artes da Imagem
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- Sobre narrativas, criando irrealidades: a narrativa no trabalho de João Maria Gusmão e Pedro PaivaPublication . Leal, João Pedro Ferreira DiasNo trabalho de João Maria Gusmão e Pedro Paiva é notória a despreocupação pela construção de narrativas inteligíveis. Mas isso não quererá dizer que a narrativa não está presente, ou não estivesse ela “sempre presente”.
- A impossibilidade do cinema "não narrativo"Publication . Leal, João Pedro Ferreira DiasRoland Barthes e Lionel Duisit no artigo “An Introduction to the Structural Analisys of Narrative” (Barthes & Duisit, 1975) escreveram que a “narrativa, na sua infinita variedade de formas, está presente em todos os tempos, espaços e sociedades”. Alguns anos depois (1983), Jacques Aumont dedica aproximadamente duas páginas do seu “Esthétique du film” a um subcapítulo que denomina (na versão inglesa) “Non-Narrative Cinema: a difficult boundary”. Nessas páginas, escreve a determinada altura: “in order for a film to be truly non-narrative, it would need to be nonrepresentational”. Ele quer com isto dizer, como escreve logo a seguir, que para ser “não-narrativo”, “um filme não pode ter elementos reconhecíveis nem relações temporais, sequenciais ou causa efeito podem ser perceptíveis entre planos ou elementos das imagens.” (Aumont, et al. 1992) O texto de Barthes e Duisit poderia fechar a porta para possibilidade de existência de filmes não narrativos. Aumont deixa essa possibilidade em aberto. Mas o cepticismo na sua análise é claro. John Cage, no último ano de vida, realiza o filme One11 and 103, um filme onde um jogo de luzes meticulosamente estudado é projetado numa parede branca. Onde está a narrativa desta obra?
- Revelando uma narrativa ou uma narrativa sem o seu véu - sobre Boots (2003) de Tacita DeanPublication . Leal, João Pedro Ferreira DiasA instalação Boots é composta por 3 filmes anamórficos de 16mm, a cores, com som ótico: um falado em inglês, outro em francês e o terceiro em alemão. Cada filme tem aproximadamente zo minutos. A forma como a instalação está desenhada obriga à colocação de um filme por Compartimento. Tacita Dean (1965, Canterbury, Reino Unido) filmou este trabalho em 2002, na Casa de Serralves, no Porto, Portugal. Este texto está relacionado com o tema de um projeto de investigação “motivado pela prática” (practice-led) em curso - “A Impossibilidade da Não-Narrativa” - e o seu desenvolvimento destaca paralelismos entre a obra de Tacita Dean e o trabalho de investigação do autor deste texto. Este texto está em desenvolvimento e resultará numa versão mais longa a ser publicada, em inglês.