ESE - UTC - Ciências da Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - UTC - Ciências da Educação by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 123
Results Per Page
Sort Options
- O Mundo da História 9Publication . Rothes, Luís; Cardoso, Fernando; António, MarinhoLivro escolar da disciplina de história para o nono ano do ensino básico
- Um Século em HistóriasPublication . Rothes, Luís; Marinho, António; Cardoso, FernandoUm século em Histórias
- Educação/Formação e CidadaniaPublication . Rothes, LuísA educação de adultos vem assumindo, também em Portugal, uma crescente centralidade nos debates técnicos e políticos sobre a educação. A consciência crescente do papel do conhecimento como factor de desenvolvimento económico e da necessidade de valorizar a relação entre educação e cidadania tem contribuído para afirmar o carácter indissociável dos processos de educação de adultos e dos de desenvolvimento e democratização. A produção e distribuição mais equitativa de recursos, o alargamento da participação na vida cívica e política, a construção de uma sociedade inclusiva, a valorização da diversidade cultural passam, assim, a estar no cerne das preocupações educativas.
- Educação-Formação nos projectos "Emprego" e "ADAPT"Publication . Melo, Alberto; Rothes, Luís; Sila, OlíviaEste estudo é o primeiro de uma colecção de trabalhos temáticos com o objectivo de sistematizar o conhecimento emergente dos projectos Emprego e Adapt no domínio da educação-formação, num contexto de apoio à inserção social e profissional de públicos desfavorecidos. Não teve por base um processo de avaliação 'ex-post' sobre projectos das referidas inciativas comunitárias, mas fundamentalmente uma recolha de apreciação e de dados objectivos, realizada junto de entidades promotoras, e da respectiva sistematização à luz da experiência e das convicções dos autores, a fim de se traçarem pistas, para o futuro, mais adequadas e eficazes. Pretendeu-se com isto um documento de natureza estratégica, mais do que teórica ou metodológica. Organizado em dois grandes capítulos, aborda as seguintes temáticas: metodologia, as entidades e os projectos das iniciativas Emprego e adapt, implantação e conhecimento do meio local, enquadramento do projecto no plano global da actividade, condições para o desenvolvimento do projecto, o processo educativo, avaliação, modelo organizacional, transnacionalidade e questionário, em anexo.
- A Formação de Educadores de Adultos em Portugal: trajectos e tendências.Publication . Rothes, LuísA Formação de Educadores de Adultos em Portugal: trajectos e tendências.
- Para uma caracterização de formas de organização e de dispositivos pedagógicos de educação e formação de adultosPublication . Rothes, Luís; Marques Da Silva, Olivia; Guimarães, Paula; Sancho, Amélia; Rocha, MariaEste livro que agora se publica resulta de trabalhos de investigação conduzidos em Portugal, a partir de 1997, sobre iniciativas de educação de adultos., de tipo não escolar. realizadas em contextos não associativos.
- Educação e Formação de Adultos em Portugal: circunstâncias e desafiosPublication . Rothes, LuísConsiderando o carácter breve do depoimento solicitado, este organiza-se em tópicos, apresentados de forma propositadamente sumária e organizados em torno de duas preocupações essenciais: estabelecer as circunstâncias do desenvolvimento actual do campo da educação e formação de adultos; enunciar alguns desafios que este enfrenta para que se possa promover o direito dos adultos à educação.
- Interactividade: Uma Nova Modalidade ComunicacionalPublication . Quadros-Flores, Paula; Escola, JoaquimEsta comunicação propõe uma reflexão sobre o desafio que a comunicação interactiva impõe na educação e apresenta um exemplo real vivido numa turma do 1º ciclo.
- A imagem de si e o reconhecimento dos outros: o professor do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Quadros-Flores, Paula; Escola, JoaquimO tema da identidade é induzido pela pergunta: quem sou eu? Quem somos nós? Ser professor depende da imagem que o professor tem de si mesmo e da imagem social que lhe reconhece essa categoria. Pretendemos, nesta comunicação, encontrar uma interface de representações que traduzam a identidade profissional docente do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico pelo seu olhar e pelo olhar dos outros. Recorremos a “avaliação 360 º” que envolve Professores, Encarregados de Educação, Presidentes do Conselho Directivo, Formadores e Director de Centro de Formação. Abordar o professor na actualidade significa constatar novas representações do ensino, do acto de ensinar e do saber dos professores, significa prever novos rumos para a escola, novos modos de educação e de gestão do trabalho docente. Concluiu-se que o sistema educativo caminhará para a excelência a partir do momento em que todos os seus participantes estiverem alinhados com a mesma missão para atingirem a visão da educação que melhor serve a sociedade.