Browsing by Author "Serapicos, Pedro"
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- Drawing in the visual identity design process: Casa da ArquitecturaPublication . Pereira, José Filipe; Serapicos, Pedro; Coelho, RitaThe outcome of a design project is judged by whether it succeeds or fails in achieving an objective, executing a function and the quality of how it manages to do it. This paper proposes an evaluation of the development process that leads to the final formalization and its consequent consideration. It is focused on the performative act of drawing and its performance as a tool for reflection, for mediating between rational intention and the mechanical consequence of the members who execute it (hand-brain operability), and its usefulness as a conductor of a process and communicator of development methodology and narrative. In graphic design, however synthetic and clear a manual of graphic standards and the presentation of a solution may be, the process validates the result not only by what works in practice, but by what has been discarded and has not withstood constant reflection, criticism, and testing. A final layer is added: the consideration of the aesthetic autonomy and transversal utility that the methodology anchored in the exploration of drawing can achieve. It is by investigating drawing that hypotheses are glimpsed, proposals are criticized and confirmed, and solutions are corrected and shaped. The practical case that illustrates this reflection is a two-year final project of a master’s degree in design, which includes the theoretical contextualization, the project record and the presentation of a solution for a new visual identity for the multidisciplinary cultural entity Casa da Arquitectura, in Matosinhos, Portugal. Our research question was to understand the value of drawing in the design process of this new flexible visual identity and through our active research we were able to validate drawing as a key instrument to assist ideation and testing for the solution.
- Lugar e design: reflexões sobre a pertinência da comunicação no espaço urbanoPublication . Serapicos, Pedro; Lima, LucianaA urgência de comunicarmos melhor elevou o Design ao papel de identificar a proveniência da mensagem através de uma variedade assinalável de expressões, linguagens e suportes. Com a aceleração dos media e a digitalização das sociedades, observamos o crescimento exponencial desta responsabilidade resultante de um protagonismo da interação comunicativa entre o Homem e a instituição. Emerge, assim, o momento que vem destacar o papel do design sobre a vitalidade sócio- económica contemporânea. Moldado, nos planos formal e conceptual, pelo entorno tecnológico evolutivo e emparelhado com as várias disciplinas da comunicação, somos convidados a refletir sobre questões relacionadas com a marca e a identidade visual em diálogo com os novos paradigmas da perceção global. Usamos como suporte analítico o debate sobre a cidade contemporânea e o papel interventivo do design, nomeadamente o contributo que empresta à expressão e perceção do espaço urbano. Reside nesta discussão a compreensão de que o design se assume, cada vez mais, como intermediário privilegiado da comunicação entre as organizações e a comunidade. Este universo de relações acaba por criar novos argumentos de vida, plena de expansão tecnológica, que transformam o cidadão num espectador e consumidor de imagens cujo modelo comportamental reflete valores das marcas que consome ao longo da sua existência.
- Projecto de desenho para a identidade visual do Município de EsposendePublication . Serapicos, PedroIniciamos este estudo em peregrinação pelos deslumbramentos de uma região persistente na sua relação com o mar: Esposende. Motiva-nos a ideia de, através do Design, conseguir contribuir para a consolidação de um modelo contemporâneo de comunicação em que hoje se vêem implicadas as instituições autárquicas. Mediados pela análise da realidade local – história, fluxo populacional, artesanato, actividades económicas, arquitectura e geografia – aventuramo-nos pela experimentação de abordagens visuais, novas para o contexto actual do município, perspectivando a acessibilidade de memoração e capacidade de interacção sedutora com o cidadão. O projecto culmina numa ideia de identidade visual, corporativa, para a Câmara Municipal de Esposende, que procuramos além do expectável face à proximidade tradicional do folclore ou do típico convencional.