Browsing by Author "Regueiras, Leonor"
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- A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.Publication . Santos, Fernando; Corte-Real, Nuno; Regueiras, Leonor; Farias, CláudioO processo de desenvolvimento dos jovens tem recebido particular atenção nas últimas décadas. Neste âmbito, um número crescente de investigadores têm-se interessado pelo estudo e implementação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social no contexto específico da educação física. Contudo, a informação acerca do papel de mediação efetuado pelo professor no âmbito de aplicação daquele modelo é muito escassa. Nessa medida, o presente estudo de investigação-ação pretendeu examinar o modo como este modelo foi implementado numa escola inserida num bairro social, especificando as estratégias utilizadas pelo professor ao longo do processo de implementação do modelo, em função das dificuldades e constrangimentos encontrados. no decorrer do processo. Participaram nesta investigação um professor de educação física e 19 crianças em risco de exclusão social com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade de uma escola do norte de Portugal. Os dados foram recolhidos através de reflexões escritas, notas de campo e entrevistas aos alunos. Os dados foram analisados com recurso a análise temática indutiva. Os resultados sugerem que a criação de uma relação de confiança com as crianças é um requisito importante para avançar para os níveis mais básicos do modelo e que a construção de um clima de empowerment é uma estratégia válida para desenvolver a responsabilidade. Para promover a transferência, o último nível do modelo, recomenda- -se o aumento da duração de programas com esta configuração.
- Coaching effectiveness within competitive youth football: youth football coaches’ and athletes’ perceptions and practicesPublication . Santos, Fernando; Corte-Real, Nuno; Regueiras, Leonor; Dias, Cláudia; Martinek, Thomas J.; Fonseca, AntónioCompetitive youth sport can provide solid grounds for positive youth development (PYD). However, there is need to understand if coaches are facilitating these types of outcomes. The purpose of this study was to analyze how competitive youth sport is used to facilitate PYD. The participants in this study were four youth football coaches and 19 adolescent athletes from competitive leagues at north of Portugal. Data were collected through semi-structured interviews, field notes and nonparticipant observations. The majority of the coaches communicated appropriately and facilitated positive interactions with youth athletes. Nevertheless, the participants did not implement an explicit approach towards the development of confidence, character, connection and competence (i.e., 4 C’s) which has been linked to less PYD outcomes. Performance outcomes in certain moments superseded PYD ones. Moving forward, coaches need to comprehend how they can use their interpersonal knowledge to integrate the 4 C’s within competitive youth sport.
- O papel do treinador no desenvolvimento positivo dos jovens através do desporto: Do que sabemos ao que precisamos saberPublication . Santos, Fernando; Corte-Real, Nuno; Regueiras, Leonor; Fonseca, António; Dias, CláudiaAo longo das últimas décadas a investigação relacionada com o desenvolvimento positivo dos jovens através do desporto tem avançado significativamente. O objetivo deste estudo foi efetuar uma revisão sistemática da literatura acerca do papel do treinador na promoção do desenvolvimento positivo dos jovens através do desporto. Foram considerados trabalhos publicados em revistas da especialidade que retratassem esta problemática, tendo os resultados do processo de pesquisa levado à análise de 30 artigos desde o ano 2000 até 2016. Numerosos estudos centraram-se nas perceções dos treinadores sustentando-se, para isso, em metodologias de natureza qualitativa. Contudo, são poucos os trabalhos que visaram uma compreensão mais profunda das práticas dos treinadores, sendo pertinente, no futuro, a utilização de metodologias que contemplem a observação dos comportamentos de responsabilidade promovidos por estes agentes desportivos e que permitam entender o modo como estes conceitos são partilhados com os jovens
- As Perceções de Treinadores acerca do Papel do Futebol no Desenvolvimento Positivo de Jovens em Risco de Exclusão Social: Que Realidade?Publication . Santos, Fernando; Corte-Real, Nuno; Regueiras, Leonor; Dias, Cláudia; Fonseca, AntónioO desporto, embora tenha o potencial necessário para fomentar o desenvolvimento positivo dos jovens (DPJ), nem sempre é usado com este propósito. Deste modo, este estudo teve objetivo analisar componentes da filosofia de treino e as estratégias utilizadas por treinadores de jovens em risco de exclusão social, assim como os desafios encontrados por estes agentes no domínio do DPJ. Participaram em entrevistas semi-estruturadas 10 treinadores de jovens em risco de exclusão social. Os participantes neste estudo mencionaram a necessidade de criar um clima de suporte positivo, manter relações significativas com os seus atletas, e desenvolver o respeito e o esforço. Contudo, referiram um conjunto limitado de competências para a vida que podiam ser desenvolvidas através do desporto, centrando-se nas necessidades imediatas dos jovens em cumprirem regras e envolver-se nas atividades promovidas pelos treinadores, o que nos permite pensar que é necessário abordar estas temáticas com profundidade nos cursos de treinadores.
- Personal and social responsibility development: exploring the perceptions of Portuguese Youth football coaches within competitive youth sportPublication . Santos, Fernando; Corte-Real, Nuno; Regueiras, Leonor; Dias, Cláudia; Fonseca, AntónioYouth sport is a valuable context to foster the development of personal and social responsibility (PSR). Within competitive youth sport coaches face many challenges promoting PSR while still being required to win. However, information related to the role played by coaches in PSR development within competitive youth sport is scarce and thus additional research is required. The purpose of this study was to analyse the perceptions of youth coaches on delivering, and barriers to delivering PSR in competitive youth sport. The data were collected through semi-structured interviews conducted with 17 youth coaches who coached under-15 football teams in Portugal. A thematic analysis was performed which generated high (e.g. coaching practice) and low order categories (e.g. positive transference). The findings showed that coaches considered PSR development important in different developmental stages. The relationship between parents and coaches was identified as a key factor. Coaches experienced constraints to their intervention towards PSR development, such as challenging athlete behaviours which were resolved by implementing negative teaching strategies. Coaches also mentioned a low number of strategies to foster transference of PSR to other life domains.
- A PERSPETIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE PESSOAL E SOCIALPublication . Santos, Fernando; Corte-Real, Nuno; Regueiras, Leonor; Dias, Cláudia; Fonseca, AntónioUm dos objetivos da Educação Física é ensinar valores e competências essenciais à vida em sociedade. Neste âmbito, os professores de Educação Física desempenham um papel fundamental através da implementação de modelos pedagógicos coerentes com este objetivo. O modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social tem sido utilizado neste domínio, com o intuito de aumentar os índices de responsabilidade de crianças e jovens. Todavia, a generalidade das investigações têm sido desenvolvidas com jovens em risco de exclusão social e com o objetivo de compreender a eficácia deste modelo. O presente estudo de investigação‑ação teve como objetivo analisar, na perspetiva de um professor de Educação Física, as estratégias utilizadas para implementar o modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social numa turma constituída por alunos considerados pela comunidade escolar de mérito académico e comportamento exemplar. Os participantes neste estudo foram 20 crianças com 9 e 10 anos de idade inseridas numa escola pública do norte de Portugal e um professor de Educação Física. Os dados foram recolhidos através de reflexões escritas realizadas pelo professor responsável por implementar o programa. Recorreu‑se a uma análise temática indutiva para interpretar os dados provenientes das reflexões. Os resultados apontam para a importância de articular objetivos e estratégias com pais e professores de outras disciplinas, aumentando as possibilidades de transferir a responsabilidade para outros domínios da vida. Torna‑se necessário sensibilizar a comunidade escolar para as características deste modelo, de modo a que outros agentes educativos possam desenvolver intervenções com esta natureza. Futuros estudos devem recorrer à investigação‑ação para interpretar os problemas vivenciados por professores e treinadores na aplicação deste modelo, utilizando para isso múltiplos métodos como análise documental, entrevistas aos alunos e pais.
- Portuguese Football Coaches’ Role in Facilitating Positive Development Within High Performance Contexts: Is Positive Development Relevant?Publication . Santos, Fernando; Corte-Real, Nuno; Regueiras, Leonor; Strachan, Leisha; Dias, Cláudia; Fonseca, AntónioOver the last decades positive development (PD) has served as a framework for several investigations within the sport science community. In fact, multiple researchers have analyzed youth coaches’ role in PD. However, there is recent interest in exploring high performance coaching due to the complexity of the coaching practice, the different developmental needs presented by players, and the relevance of PD within this particular environment. The purpose of this study was to understand the perspectives of Portuguese football coaches about the importance of PD in high performance coaching. The participants in the study were ten male Portuguese football coaches who trained athletes between the ages of 16 and 39 years of age. Findings showed that coaches viewed winning and on field performance as top priorities in their coaching philosophy, but recognized the importance of PD. Coaches also envisioned the determinant role youth coaches have in this domain. Coaches conceptualized PD as an overarching framework that could be used across the developmental spectrum to convey a range of PD outcomes in high performance contexts such as teamwork, respect for others and transfer to other life domains. Moving forward, coach education courses should help coaches develop strategies to foster PD.