Browsing by Author "Pereira, Josiel"
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- Collaborative virtual community to share class plans for STEAM educationPublication . Silva, Isabela; Meister Sommer Bilessimo, Simone; Alves, Gustavo R.; Pereira, Josiel; Silva, Juarez Bento; Alves, Joao Bosco Da MotaThis research presents an international community of practice for teachers using the VISIR remote lab. Throughout the research, it was necessary to study about communities of practice and their potential use in remote laboratories; identify practices with collaborative potential in the institutions and with the participating teachers; develop the necessary technological environment to support the proposed community of practice; validate the proposal with four institutions (four countries - Brazil, Portugal, Spain and Argentina) to evaluate the proposed model. The motivation for developing this research came from the history of the Remote Experimentation Laboratory (REXLAB) with the project VISIR+: Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following an Enquiry based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR+”. The VISIR + project is an international cooperation project with the participation of 21 Ibero-American partner institutions between October 2015 and April 2018. The platform, called Labs4STEAM, was developed using Dokuwiki, an open source wiki software that contains a large number of plugins. From the data collection it was possible to receive a mostly positive feedback, but several improvement opportunities were pointed out, which will be performed soon. Thus, from the developed platform one can plan future work, taking into account the results obtained and experience and partnerships with the VISIR + project.
- Implantação e Utilização do Laboratório Remoto VISIR em Instituições de Ensino Técnico, Tecnológico e SuperiorPublication . Pereira, Josiel; Simão, José P. Schardosim; Silva, Isabela Nardi da; Mota Alves, João Bosco da; Silva, Juarez Bento da; Alves, Gustavo R.Práticas em laboratórios são essenciais no ensino de engenharia, uma vez que permitem que estudantes aprendam de forma eficaz e desenvolvam habilidades indispensáveis para seu futuro como profissionais na área. Estes tipos de práticas têm atreladas a si uma série de fatores, como custos e infraestrutura que dificultam sua disponibilização. Em contraponto, laboratórios remotos tem potencial para possibilitar práticas laboratoriais de uma maneira eficiente e com custos menores comparando com laboratórios tradicionais. Atualmente percebe-se um crescimento na implementação destas soluções em diversas áreas nas quais faz necessário conhecimentos práticos. Este é o caso do laboratório remoto VISIR, ferramenta que possibilita a realização de práticas relacionadas a conteúdos de aula relacionados à temática de circuitos elétricos e eletrônicos. Devido às vantagens que este tipo de tecnologia oferece, esta tem sido replicada e implantada em diversas instituições. O presente trabalho visa apresentar um relato de instalação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR junto a recursos desenvolvidos para facilitar sua utilização. Esta instalação proporcionou uma compreensão maior sobre o funcionamento da plataforma bem como possíveis aplicações da mesma, além de demonstrar a flexibilidade em relação aos níveis de ensino que a ferramenta pode ser utilizada, bem como os conteúdos que podem ser abordados.
- Integração de Plataformas VISIR para Maximizar o Número de Experimentos Remotos DisponíveisPublication . Mafra, Paulo Manoel; Pereira, Josiel; Alves, João Bosco da Mota; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Alves, Gustavo R.O uso de laboratórios para a prática de eletrônica nem sempre é uma realidade nas instituições de ensino, seja por falta de componentes eletrônicos, técnicos de laboratório ou laboratórios apropriados. Com o intuito de resolver esse problema, foi desenvolvido no instituto BTH na Suécia, em 1999, o laboratório remoto para eletrônica chamado VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality). Esse laboratório é semelhante a um laboratório presencial, onde os alunos acessam e desenvolvem sistemas eletrônicos através de um computador, tablet ou smartphone. A plataforma VISIR disponibiliza um osciloscópio, gerador de funções, fonte digital e multímetros além de componentes eletrônicos para o desenvolvimento das práticas. Embora muito poderosa, a plataforma possui algumas limitações como o número reduzido de componentes eletrônicos que podem ficar disponíveis em uma plataforma VISIR. Entretanto, quando contornadas, permitem que diversos usuários possam acessar um grande número de práticas eletrônicas. Neste artigo, descrevemos uma maneira de reduzir tais limitações, integrando os experimentos remotos disponibilizados nas várias plataformas VISIR instaladas pelo mundo. A partir dessa integração, é possível que um usuário escolha os componentes desejados ou a prática desejada e seja redirecionado para acessar a plataforma VISIR que possui os componentes eletrônicos necessários e ainda evitar que experimentos semelhantes sejam configurados em mais de uma plataforma VISIR.
- O Laboratório Remoto VISIR: uma revisão sistemáticaPublication . Nardi, Isabela; Pereira, Josiel; Biléssimo, Simone; Alves, João B.; Silva, Juarez B. da; Alves, Gustavo R.O mundo sofre com uma grande carência de profissionais capacitados na área de Engenharias por conta da dificuldade enfrentada por estudantes destas áreas, bem como desmotivação por parte de possíveis ingressantes ao ensino superior. Neste âmbito, surge o laboratório remoto VISIR, solução que busca apoiar o ensino de teoria e prática de circuitos elétricos e eletrônicos, tendo como público-alvo tanto estudantes da educação básica quanto provindos do ensino superior. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre o laboratório remoto VISIR, suas principais características e funcionalidades e verificar como funciona o projeto VISIR+, realizado a partir de aplicações do laboratório remoto em instituições de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória, aplicada e qualitativa. A partir dos resultados adquiridos mediante a pesquisa, foi possível verificar as principais características do laboratório remoto, sendo este uma ferramenta de alto potencial para aplicação no ensino, bem como acerca do projeto VISIR+, que objetiva compartilhar a experiência adquirida com o uso do VISIR em instituições europeias com universidades latino-americanas. Este estudo subsidiará o desenvolvimento de trabalhos futuros, podendo estabelecer-se como fundamentação teórica, bem como ancorar a realização de novas aplicações do laboratório e divulgação do projeto VISIR+.
- Laboratórios Remotos no Ensino de EngenhariaPublication . Alves, Gustavo R.; Silva, Juarez B.; Pavani, Ana; Costa, Andreatta da; Cardoso, Dayane; Lima, Delberis A.; Takahashi, Eduardo; Roque, Gabriela R.; Temporão, Guilherme; Néri, Hermes; Pereira, Josiel; Mendes, Luciano; Moura, Rener; Gedraite, Rubens; Bilessimo, Simone; Uhlmann, ThiagoO presente capítulo contém uma seleção de artigos que foram apresentados na Sessão Dirigida: Laboratórios remotos no ensino da engenharia, realizada durante o XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), de 27 a 30 de setembro de 2016, em Natal, Rio Grande do Norte. Essa Sessão Dirigida propôs mostrar trabalhos que viessem a apresentar experiências baseadas em laboratórios remotos no ensino de engenharia, a fim de discutir e demonstrar as práticas ou técnicas propostas pelos grupos em diferentes realidades. Buscou, assim, expor pontos positivos e negativos para potenciais disseminações de projetos com semelhantes contextos. Portanto, o objetivo da Sessão Dirigida foi proporcionar um ambiente para discussão e reflexão referente à integração dos laboratórios remotos no ensino de engenharia. Os cinco artigos apresentados neste capítulo foram selecionados entre aqueles que receberam a qualificação a partir da apresentação oral na Sessão Dirigida ou como convidados. O primeiro, escrito por Thiago Schaedler Uhlmann e Luciano Antonio Mendes, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é intitulado “Jogos remotos: perspectivas de aplicação conjunta de aprendizagem baseada em jogos e experimentação remota no ensino de engenharia”. Tem como objetivo geral identificar possibilidades acerca do emprego da Aprendizagem Baseada em Jogos, associada a recursos de experimentação remota, no ensino de engenharia. O segundo artigo selecionado foi escrito por Ana M. B. Pavani; Delberis A. Lima; Guilherme P Temporão; Vanessa A. P. Lima, vinculados à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). O documento, intitulado “Implantação de um laboratório remoto: um projeto de múltiplas facetas”, busca descrever a experiência de iniciar a implantação de um laboratório remoto nessa instituição, no âmbito do Projeto VISIR+. O terceiro artigo, “Projetos de experimentos remotos como estratégia for- mativa para estudantes de engenharia”, foi escrito por Eduardo Kojy Takahashi; Rubens Gedraite; Hermes Gustavo Fernandes Neri; Dayane Carvalho Cardoso e Rener Martins de Moura, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os autores buscam apresentar uma possibilidade metodológica de formação básica de estudantes de engenharia, a partir do desenvolvimento colaborativo de projetos envolvendo experimentação remota e com o engajamento de professores-pesquisadores, estudantes de engenharia e estudantes do ensino médio que apresentem um potencial para a carreira de engenharia. O quarto artigo, intitulado “Percepções acerca de experimentos remotos no contexto de um curso de especialização em Educação em Engenharia e Ciências Exatas”, foi escrito por Luciano Andreatta Carvalho da Costa, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). No documento, o autor busca apresentar as percepções dos estudantes de um curso de especialização em Educação em Engenharia e em Ciências Exatas na UERGS, no âmbito da utilização de laboratórios remotos, a partir de uma disciplina ministrada no curso que trata do tema dos experimentos online e seus impactos para a formação na área tecnológica. O quinto artigo, “Programa de cooperação interinstitucional para experimentação remota nos processos de ensino e de aprendizagem de engenharia”, é de autoria de Gabriela Rocha Roque (Faculdade SATC); Josiel Pereira e Simone Meister Sommer Bilessimo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O documento descreve a uma iniciativa de cooperação entre duas instituições de ensino superior, a UFSC e a Faculdade SATC. Cooperação esta motivada pela integração de tecnologia no ensino de engenharia, através da utilização e do compartilhamento dos recursos de laboratórios de experimentação remota.
- Modelo de repositório de práticas didáticas de circuitos elétricos e eletrônicos utilizando o laboratório remoto VISIRPublication . Pereira, Josiel; Silva, Isabela Nardi da; Simão, José Pedro Schardosim; Carlos, Lucas Mellos; Silva, Juarez Bento; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Alves, João Bosco da Mota; Alves, Gustavo R.Este trabalho tem por objetivo descrever o projeto e desenvolvimento de um modelo de repositório de práticas de circuitos elétricos e eletrônicos, que visa fornecer apoio à utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR em cursos de engenharia. O laboratório remoto VISIR ´e uma ferramenta composta por recursos de software livre integrados a uma plataforma de hardware que permite a criação, acionamento e leitura de circuitos reais por meio da internet. Ao disponibilizar recursos relacionados às possíveis experiências na plataforma, espera-se facilitar sua utilização e integração no currículo. Posteriormente, pretende-se ampliar para recursos relacionados a outras instâncias do VISIR.
- Relato de implantação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR em uma instituição brasileiraPublication . Pereira, Josiel; Simão, José Pedro Schardosim; Silva, Isabela Nardi da; Alves, João Bosco da Mota; Silva, Juarez Bento da; Alves, Gustavo R.Considerando laboratórios remotos como ferramentas de potencial para disponibilizar práticas laboratoriais de uma maneira eficiente, percebe-se o crescimento no desenvolvimento dessas soluções, este é o caso do laboratório remoto VISIR, que disponibiliza práticas relacionadas aos conteúdos de circuitos elétricos e eletrônicos, devido às vantagens oferecidas este tipo de tecnologias tem sido replicada e implantada em diversas instituições. Este trabalho visa apresentar o relato de instalação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR junto a recursos desenvolvidos para facilitar sua utilização, em uma instituição de ensino brasileira, a UFSC, proporcionado a compressão sobre o funcionamento da plataforma e sobre possíveis aplicações da mesma, demonstrando a flexibilidade em relação aos níveis de ensino que a ferramenta pode ser utilizada, bem como os conteúdos que podem ser abordados.
- Relato de implantação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR em uma instituição brasileiraPublication . Pereira, Josiel; Simão, José P.; Nardi, Isabela; Alves, João B.; Silva, Juarez B. da; Alves, Gustavo R.Considerando laboratórios remotos como ferramentas de potencial para disponibilizar práticas laboratoriais de uma maneira eficiente, percebe-se o crescimento no desenvolvimento dessas soluções, este é o caso do laboratório remoto VISIR, que disponibiliza práticas relacionadas aos conteúdos de circuitos elétricos e eletrônicos, devido às vantagens oferecidas este tipo de tecnologias tem sido replicada e implantada em diversas instituições. Este trabalho visa apresentar o relato de instalação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR junto a recursos desenvolvidos para facilitar sua utilização, em uma instituição de ensino brasileira, a UFSC, proporcionado a compressão sobre o funcionamento da plataforma e sobre possíveis aplicações da mesma, demonstrando a flexibilidade em relação aos níveis de ensino que a ferramenta pode ser utilizada, bem como os conteúdos que podem ser abordados.