Browsing by Author "Marques, António"
Now showing 1 - 10 of 144
Results Per Page
Sort Options
- 7th Portuguese audiology conference and 11th workshop of the ESS-P.PORTOPublication . Tomé, David; Pinto, Ana Isabel; Lopes, Paula; Oliveira, Vasco; Carmo, Paulo do; Marques, AntónioLast year’s 7th Portuguese Audiology Conference and 11th Workshop, held at the School of Health, Polytechnic of Porto, Portugal, was entitled “Audiology in the Digital Era”, reflecting the boom in the application of technology and software in clinical and daily life.
 - Active lifestyle in schizophrenia: How to combine exercise and therapy in practice?Publication . Simões de Almeida, Raquel; Marques, AntónioSchizophrenia is a mental illness with intense effects on a person’s life. In addition to the psychiatric symptoms, patients with schizophrenia generally have multiple somatic comorbidities, such as cardiovascular and metabolic disorders. High prevalence of an unhealthy lifestyle (smoking habits, poor diets, sedentarism) contributes to the increased risk in these patients. Even though schizophrenia treatment focuses on medication in conjunction with talking therapies, it is essential to address lifestyle choices. Nowadays there is a large body of evidence that suggests that physical activity and exercise can help improve not only schizophrenia patients’ physical health but also their mental and psychological wellbeing. This chapter addresses the guidelines for physical activity and exercise interventions for schizophrenia, presenting some programs which combine exercise and therapies to treat schizophrenia, including some novel digital approaches. This chapter also gives some recommendations for an active lifestyle clinical integration providing a literature review on the subject.
 - Adaptive model for biofeedback data flows management in the design of interactive immersive environmentsPublication . Gomes, Paulo Veloso; Marques, António; Donga, João; Sá, Catarina; Correia, António; Pereira, JavierThe interactivity of an immersive environment comes up from the relationship that is established between the user and the system. This relationship results in a set of data exchanges between human and technological actors. The real-time biofeedback devices allow to collect in real time the biodata generated by the user during the exhibition. The analysis, processing and conversion of these biodata into multimodal data allows to relate the stimuli with the emotions they trigger. This work describes an adaptive model for biofeedback data flows management used in the design of interactive immersive systems. The use of an affective algorithm allows to identify the types of emotions felt by the user and the respective intensities. The mapping between stimuli and emotions creates a set of biodata that can be used as elements of interaction that will readjust the stimuli generated by the system. The real-time interaction generated by the evolution of the user’s emotional state and the stimuli generated by the system allows him to adapt attitudes and behaviors to the situations he faces.
 - Agressividade e impulsividade em políciasPublication . Queirós, Cristina; Silva, António Leitão da; Marques, AntónioEnquanto características individuais, a impulsividade e a agressividade têm sido estudadas em polícias sobretudo relacionadas com o uso excessivo da força e com a reacção a eventos stressantes, constituindo um tema de interesse para investigadores (Griffin & Bernard, 2003; Kop & Euwema, 2001; Lee & Egan, 2013; Próchniak, 2012). Conhecer os niveis de impulsividade e agressividade em polícias e a relação entre estas duas variáveis. Participaram 319 policias da PSP, todos do sexo masculino, idade média de 35,9 anos, média de tempo de serviço de 12,7 anos, sendo 74% casados e no que se refere às habilitações tendo 60% o 12º ano. Usou-se um questionário de auto-preenchimento com versões portuguesas da Barrat Impulsivity Scale (Patton et al., 2008) e do Aggression Questionnaire (Buss & Perry, 1992). Encontraram-se valores moderados de impulsividade (entre 1,91 e 2,10) e pouca agressividade (entre 1,95 e 2,72), bem como correlações positivas significativas entre impulsividade e agressividade. Baixos niveis de habilitações estão associados a maior agressividade, e a impulsividade explica 11 a 32% da agressividade, embora haja um menor valor explicativo para agressividade verbal e hostilidade. Esta última está correlacionada com a idade e o tempo de serviço. A agressividade e a impulsividade partilham bases biológicas comuns (Fairbanks et al., 2004) e relações complexas (Chen et al, 2012). Apesar da impulsividade ser uma característica útil na actividade policial, em situações stressantes pode predispor para a agressividade e para o uso excessivo da força (Adams & Buck, 2010; Griffin & Bernard, 2003).
 - Análise do padrão motor em pessoas com diagnóstico de esquizofrenia: uma abordagem em tempo realPublication . Sá, Fátima; Marques, António; Campos, Carlos; Trigueiro, Maria João; Rocha, NunoAs alterações motoras são consistentemente observadas na esquizofrenia, embora estudos nesta área com recurso a ferramentas válidas de análise cinemática do movimento sejam ainda escassos (Kent et al., 2012; Putzhammer & Klein, 2006; Walther & Strik, 2012). Verificar se os indivíduos com esquizofrenia apresentam alterações na coordenação motora, comparativamente com indivíduos sem diagnóstico, bem como analisar se a presença dos sinais neurológicos subtis (SNS) motores se encontra correlacionada com o funcionamento executivo e psicopatológico na esquizofrenia. Participaram 29 indivíduos (13 com diagnóstico de esquizofrenia e 16 sem diagnóstico) equivalentes em termos de idade, género, escolaridade e índice de massa corporal. Para a recolha de dados utilizou-se a Positive and Negative Sindrome Scale (PANSS), o subteste do Vocabulário (WAIS-III edição), o teste da fluência verbal, a Brief Motor Scale (BMS) e o sistema de parametrização do movimento em tempo real – Biostage. Encontraram-se alterações na coordenação motora nos indivíduos com esquizofrenia, recrutando estes um padrão motor menos desenvolvido e com menor individualização das componentes, comparativamente com os indivíduos sem a perturbação. Verificou-se também que o grupo de pessoas com esquizofrenia é caracterizado por uma alta prevalência dos SNS motores (média BMS = 6,01), estabelecendo este domínio uma relação boa com o desempenho verbal (rho Spearman=-0,62) e uma relação forte e positiva com todos os domínios psicopatológicos da PANSS (rho Spearman=0,74). A compreensão da existência das alterações motoras como parte intrínseca da esquizofrenia é fundamental, permitindo o desenvolvimento de práticas mais efetivas na área da saúde e reabilitação.
 - Análise qualitativa do impacto do programa de treino metacognitivo e da cognição social em pessoas com EsquizofreniaPublication . Rocha, Nuno; Queirós, Cristina; Bravo, Ana Ribeiro; Silva, Andreia S A; Marques, António; Oliveira, Cláudia; Rocha, Susana A; Pereira, Natacha G FNeste estudo procuramos determinar a satisfação e a percepção de mudanças específicas resultantes da participação num programa de treino metacognitivo e da cognição social (TMSC) para pessoas com Esquizofrenia. Participaram 21 participantes com diagnóstico de Esquizofrenia responderam a um inquérito por questionário de administração direta com questões abertas, realizado a meio e no final do TMCS. A partir das categorias (1) Satisfação com o programa, (2) Reestruturação sócio-cognitiva e (3) Mudanças na relação eu-outro, verificamos que o programa é relevante, tem potencial para introduzir mudanças na relação com os outros e parece otimizar a cognição social. Os aspectos negativos apontados estão relacionados com a duração do programa e das sessões, e com a linguagem utilizada.
 - Antipsychotic therapy and biochemical laboratory profile characterization of a sample of patients diagnosed with schizophreniaPublication . Amorim, Manuela; Moreira, A.; Condeço, Jorge; Monteiro, Pedro; Marques, António; Summavielle, TeresaSchizophrenia (SCZ) patients are reported to present significant abnormalities in lipid and glucose metabolism, that increase the risk for cardiovascular disease and diabetes, possibly induced by antipsychotic therapy (APT) and lifestyle.
 - Art as a therapeutic medium: the SuperART project mediumPublication . Alves, Isa; Almeida, Raquel Simões de; Algado, Salvador Simó; Marques, António; Simões de Almeida, Raquel; Pereira da Silva Marques, António JoséEvidence of the role of the arts in mental health is growing, but artistic approaches are still developing in rehabilitation services. The SuperART project is based on the therapeutic potential of art, proposing an innovative intervention, combining arts, nature and virtual reality to promote well-being in individuals with mental illness. This mixed study evaluated the effectiveness of an artistic intervention on the well-being of people with mental illness. Methods Eight participants took part in activities such as art exhibitions, creating outdoor art and using virtual reality. The Non-pharmacological Therapy Experience Scale (NPT-ES) assessed participants' experiences during sessions, and the Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale (WEMWBS) measured well-being before and after the intervention. At the end, a focus group was conducted. Most of the study participants were male, aged between 35 and 56, with a predominant diagnosis of Schizophrenia. Significant changes were observed in the well-being reported by the participants (p-value = .011). There were no differences in engagement and participation across sessions, but overall interest in the intervention increased. Qualitative feedback was promising and participants were satisfied with the project. Conclusion The study highlights the potential of museums as therapeutic contexts for the use of art to promote well-being in individuals with mental illness. The intervention demonstrated encouraging results, including greater well-being and evoked memories. More research with more representative samples is needed to develop effective strategies to promote well-being and provide individuals with genuine opportunities to contribute to the community. growing services wellbeing well being illness exhibitions Nonpharmacological Non pharmacological NPTES NPT ES (NPT-ES sessions WarwickEdinburgh Warwick Edinburgh WellBeing Well Being WEMWBS (WEMWBS end conducted male 3 56 Schizophrenia pvalue p value .011. 011 .011 . .011) increased results memories community 5 01 .01 0 .0 Resumo Introdução A evidência do papel das artes na saúde mental está crescendo, mas as abordagens artísticas ainda estão em desenvolvimento nos serviços de reabilitação. O projeto SuperART baseia-se no potencial terapêutico da arte, propondo uma intervenção inovadora, combinando artes, natureza e realidade virtual para promover o bem-estar em indivíduos com doença mental. Objetivo Este estudo misto avaliou a eficácia de uma intervenção artística no bem-estar de pessoas com doença mental. Métodos Oito participantes participaram de atividades como exposições de arte, criação de arte ao ar livre e uso de realidade virtual. A Non-pharmacological Therapy Experience Scale (NPT-ES) avaliou as experiências dos participantes durante as sessões, e a escala Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale (WEMWBS) mediu o bem-estar antes e após a intervenção. No final foi conduzido um grupo focal. A maioria dos participantes eram homens, entre 35 e 56 anos, com diagnóstico predominante de Esquizofrenia. Observaram-se mudanças significativas no bem-estar relatado pelos participantes (p-value = .011). Não houve diferenças no envolvimento e na participação ao longo das sessões, mas o interesse geral pela intervenção aumentou. O feedback qualitativo foi promissor e os participantes mostraram-se satisfeitos com o projeto. Conclusão O estudo realça o potencial dos museus como contextos terapêuticos para a utilização da arte na promoção do bem-estar em indivíduos com doença mental. A intervenção demonstrou resultados encorajadores, incluindo um maior bem-estar e memórias evocadas. É necessária mais investigação com amostras mais representativas para desenvolver estratégias eficazes de promoção do bem-estar e proporcionar aos indivíduos oportunidades genuínas de contribuição na comunidade. crescendo reabilitação baseiase baseia se inovadora bemestar bem estar Nonpharmacological Non pharmacological NPTES NPT ES (NPT-ES sessões WarwickEdinburgh Warwick Edinburgh WellBeing Well Being WEMWBS (WEMWBS focal homens 3 5 anos Esquizofrenia Observaramse Observaram pvalue p value .011. 011 .011 . .011) aumentou mostraramse mostraram encorajadores evocadas comunidade 01 .01 0 .0
 - Assessing the efficacy of the ‘Bicho De 7 Cabeças’ B-learning school-based program in enhancing mental health literacy and reducing stigmaPublication . Meilsmeidth, Gislene; Trigueiro, Maria João; Simões-Silva, Vítor; Simões de Almeida, Raquel; Portugal, Paula; Gomes, Paulo Veloso; Sousa, Sara; Campos, Filipa; Monteiro, Pedro; Soutelo, Ana Paula; Marques, AntónioThe prevalence of mental disorders in adolescents has a considerable impact on daily life, restricting tasks and diminishing overall quality of life while potentially leading to stigmatization. This study aims to measure the impact of a mental health literacy intervention program, called “Bicho de 7 Cabeças” project, in b-learning format, on the increase of knowledge and the decrease of stigma in young people from Póvoa de Varzim, in Portugal. A quasi-experimental study was conducted, from November 2022 to May 2023, involving an experimental group (“Bicho de 7 Cabeças” protocol) and an active control group (informational brochures), utilizing a pre-test/post-test design. Mental Health Literacy Measure-MHLM, Mental Health Promoting Knowledge Scale-MHPK-10, Mental Illness Knowledge Schedule-MAKS, Reported and Intended Behaviour Scale-RIBS, and Community Attitudes toward People with Mental Illness-CAMI were used. A total of 504 young students from the 9th grade enroll in this study, with a mean age around 14 years old. There is a significant difference between stigma (p <.001) and knowledge (p <.001) scores at baseline and follow-up. The results of this study shows that interventions aimed at young people for the promotion of mental health literacy and stigma reduction are needed and more initiatives should be implemented in schools to address these problems.
 - Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPPPublication . Miranda, Leonor G.; Faias, Joaquim; Marques, António; Coelho, Tiago; Rocha, Nuno; Portugal, Paula; Trigueiro, Maria João; Sousa, Helena; Fernandes, Ângela; Silva, VitorNos modelos de ensino aprendizagem, centrados no estudante tal como é o caso do Problem Based Learning (PBL) aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, é preconizada a participação dos discentes no sistema de avaliação como meio de promover o próprio processo de ensino-aprendizagem. Assim, é entendida uma avaliação para a aprendizagem, onde existe uma oportunidade para uma conexão relevante entre a aprendizagem e a avaliação. A utilização de formas colaborativas de aprendizagem, tais como a autoavaliação e a avaliação pelos pares, possibilita ao professor compreender melhor como é que o estudante está a aprender e consequentemente ajustar o planeamento pedagógico. Por outro lado, proporciona ao estudante um maior foco na identificação de competências a desenvolver, promovendo a reflexão, a metacognição e uma participação e envolvimento pró-ativos. Neste relato, mais qualitativo, de prática pedagógica pretende-se partilhar/expressar o processo de autoavaliação e avaliação pelos pares que tem vindo a ser utilizado pelos estudantes de TO na ESS IPP e analisar as respetivas vantagens e desafios deste método, numa perspetiva tanto dos estudantes como dos tutores.
 
