Browsing by Author "Duarte, Marina"
Now showing 1 - 10 of 31
Results Per Page
Sort Options
- Análise da secção A. Caracterização da AmostraPublication . Moreira, Ana; Farinha, Carla Sofia; Rigueiro, Constança; Simão, João; Santos-Reis, Margarida; Duarte, Marina; Caeiro, SandraPrimeiro capítulo do relatório promovido pela Rede Campus Sustentável (RCS) e realizado pelos Grupos de Trabalho da RCS durante 2021.
- Análise da secção C. Educação e CurriculaPublication . Moreira, Ana; Farinha, Carla; Rigueiro, Constança; Simão, João; Santos-Reis, Margarida; Duarte, Marina; Caeiro, SandraTerceiro capítulo do relatório promovido pela Rede Campus Sustentável (RCS) e realizado pelos Grupos de Trabalho da RCS durante 2021.
- Análise da secção D. Igualdade de GéneroPublication . Duarte, Marina; Velosa, Ana; Moreira, Ana; Brito, Miguel Centeno; Disterheft, AntjeQuarto capítulo do relatório promovido pela Rede Campus Sustentável (RCS) e realizado pelos Grupos de Trabalho da RCS durante 2021.
- Avaliação distribuída, sucesso académico e desempenho autónomo: o caso dos estudantes de Termodinâmica da licenciatura em Engenharia Mecânica do ISEPPublication . Duarte, MarinaSegundo o Assessment Reform Group, a avaliação é uma das ferramentas educativas mais poderosas na promoção de uma aprendizagem efetiva, quando utilizada de forma correcta. Não há evidências que aumentar a quantidade de avaliação melhore a aprendizagem. Não obstante, existem sempre circunstâncias nas quais mais ensino é mais eficaz do que mais avaliação ou feedback. A redução do tempo de ensino (horas de contacto) trazida pelo processo de Bolonha e, mais recentemente, pelas restrições orçamentais impostas às instituições de ensino superior, deve ser ponderada cuidadosamente, pois existe o perigo de, numa altura em que se pretende que os alunos sejam agentes da sua própria aprendizagem, construído-a, que o ensino se esteja a tornar insuficiente e incapaz de desempenhar o seu papel estruturante, de base sobre a qual assenta a aprendizagem. Apesar da prática sistemática de avaliação formativa melhorar substancialmente as aprendizagens, não deixa de ser um recurso de última instância, pois pode comprometer o desempenho autónomo e independente, a longo prazo. Assim sendo, e considerando também os recursos envolvidos na implementação deste tipo de avaliação, é necessária bastante ponderação e uma análise de quais os estudantes que dela poderão beneficiar e se essa é a forma mais adequada de o fazer. Este estudo abrangeu 238 estudantes de 2008/09 da unidade curricular de Termodinâmica do 2º ano da licenciatura em Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia do Porto, numa situação em que tinham a opção de realizar ou não avaliação distríbuida, para além da avaliação por exame final (que teria peso 70% ou 100%, consoante a opção escolhida). Independentemente da escolha, a classificação mínima exigida na avaliação por exame final era 9,5 valores. A obtenção de uma classificação inferior a 7,5 valores na avaliação distribuída impedia a comparência ao exame final (implicando reprovação imediata). Com este estudo, procurou atingir-se os seguintes objetivos: 1) Verificar se os estudantes optaram por mecanismos de regulação externos, como a avaliação distribuída, nas condições descritas; 2) Caracterizar o sucesso académico dos estudantes que optaram pela avaliação distribuída, de acordo com o número de inscrições na unidade curricular. A estratégia adoptada para implementação do plano de investigação foi descritiva, recorrendo à análise das pautas de Termodinâmica. Os dados recolhidos parecem indicar que os estudantes reconhecem a necessidade de mecanismos de regulação externa e que estes favorecem o desempenho académico na unidade curricular de Termodinâmica, particularmente dos estudantes que a frequentam pela primeira vez. Ou seja, apesar de serem estudantes do 2º e 3º ano da licenciatura parecem não ter ainda desenvolvido mecanismos de auto-regulação eficazes para a aprendizagem de Termodinâmica, ficando dependentes das atividades propostas pelo docente através da avaliação distribuída. A auto-regulação parece melhorar com a frequência em anos posteriores, revelando o que parece ser um desajuste entre o “tempo de ensino” e o “tempo de aprendizagem”, nomeadamente no que concerne à capacidade para o desenvolvimento do desempenho autónomo e independente.
- Blended learning and learner autonomy in higher education: a study with mechanical engineering studentsPublication . Duarte, MarinaAs higher education faces the challenge of new and diverse demand, with more and non-traditional students enrolling in courses, it seems difficult to find a way to keep the standards as the funds decrease and the budget isn’t enough to hire new faculty. A solution to this challenge is to use blended learning, combining online and in-class content and participation. This technology based model allows students to access resources at any time, according to their needs and constraints, such as work schedules. The faculty can monitor student access and work, and offer additional explanation when needed. On the other hand, as face-to-face classes decrease, and fewer contact hours are involved, it’s necessary to move fundamental knowledge acquisition out of the classroom and devote classroom time to applying, integrating and synthesizing the knowledge, allowing faculty to work with smaller groups. This means that a greater part of the teaching-learning transaction occurs away from schools and faculty, and that students have more control of their own learning, shifting from academic teaching staff to the learner, which fosters student-centred learning. Also, taking charge of one’s learning is a fundamental skill to lifelong learning, which has been recognized as an essential element of the European Higher Education Area. But, are all students ready to take charge of their own learning? Are all students able to take charge of their own learning? Learner autonomy is the ability to take charge of one's own learning, as long as the learning environment provides opportunities for the learner to take control of their learning. In this study the relationship between students’ perception of their own learner autonomy and the willingness to learn in a blended learning environment will be investigated.
- Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superiorPublication . Duarte, Marina; Farinha, Carla Sofia; Caeiro, Sandra; Reis, Margarida Santos; Simão, João; Rigueiro, Constança; Galacho, Cristina; Câmara, Patrícia; Pedro, Josélia; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Araújo, Marisa Almeida; Vieira da Silva, ManuelaReconhece-se que a sustentabilidade é um conceito interdisciplinar vital (Siller et al., 2022) e um dos maiores desafios que se colocam, não só atualmente, mas também às sociedades futuras (Suárez-López & Eugenio-Gozalbo, 2022). Por esse motivo, é necessária uma maior ênfase e enquadramento no ensino e curricula das Instituições de Ensino Superior (IES), motivando definir estratégias de aprendizagem que possibilitem preparar os e as estudantes para uma melhor consciencialização dos temas da sustentabilidade nas suas várias dimensões. Incluir a sustentabilidade nas políticas da educação é imperioso e reflete o reconhecimento dos particulares desafios, bem como das oportunidades que o novo século apresenta, impondo-se que os curricula permitam transmissão de conhecimento, valores e competências, de forma multidimensional, alinhada com a cidadania global. Num estudo realizado com Universidades públicas em Portugal, Farinha et. al (2020) concluíram que existem várias iniciativas relacionadas com a educação para a sustentabilidade, resultando principalmente da proatividade das IES, avançando cada uma a seu ritmo e de forma isolada, apesar de haver redes de colaboração entre docentes e investigadores. É neste espírito colaborativo que a Rede Campus Sustentável (RCS) desenvolve a sua atividade e realizou, em 2021, um inquérito no qual foi possível recolher informação sobre boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula das IES portuguesas (Madeira et. al, 2022). Neste levantamento (N=30), alguns dos tópicos abordados foram a/o: i) promoção da revisão e melhoria dos curricula dos ciclos de estudos para integração da sustentabilidade; ii) promoção do desenvolvimento de competências em sustentabilidade na oferta formativa; iii) apoio dado aos e às docentes na promoção de competências em sustentabilidade nas unidades curriculares (UCs) que lecionam; iv) existência de outros espaços/ instalações, que não salas de aulas, onde decorram atividades letivas ou extracurriculares sobre sustentabilidade
- Carga horária vs carga de trabalho: mudanças introduzidas pelo Processo de BolonhaPublication . Duarte, MarinaCom a implementação do Processo de Bolonha, a estrutura de graus em Portugal passou a ser constituída por três ciclos, com a duração total de oito anos. Estes três novos (ou reformulados) ciclos passaram a ser organizados em função de créditos, tendo cada semestre 30 créditos. O crédito é uma medida da carga de trabalho do estudante baseada no tempo necessário para completar uma dada unidade curricular, e inclui as horas de aulas (carga horária), de avaliação e também de estudo independente. Para uma correta atribuição dos créditos, é necessário saber quanto tempo efetivamente os estudantes estão a dedicar a cada unidade curricular. Neste estudo procura-se averiguar qual é a carga de trabalho reportada pelos estudantes, e como esta se distribui entre a componente de horas de contacto (carga horária) e de horas de trabalho autónomo e em função do horário de frequência do curso (diurno ou pós-laboral) e do ano curricular (1º, 2º e 3º ano). Os participantes são estudantes do 1º ciclo de um curso de engenharia. Os resultados mostram que os estudantes têm uma carga de trabalho inferior à prevista pelos créditos, com 60% a corresponder a atividades realizadas na presença do professor e 40% para estudo e realização de trabalhos fora de aulas. Face a estes resultados, sugere-se uma análise dos dados da carga de trabalho relativamente a indicadores de desempenho académico, de modo a verificar se estas baixas cargas de trabalho afetam o desempenho dos estudantes.
- Developing undergraduate projects in multinational teams to enhance employabilityPublication . Escudeiro, Nuno; Escudeiro, Paula; Barata, Ana; Costa-Lobo, C; Duarte, Marina; Costa, AntónioOur society is experiencing sudden changes in work organization in part due to the growing ease with which people can collaborate. Many successful cases of peer-to-peer models of organization arise and assume leading positions in world economy replacing, in many cases, the traditional hierarchical organization. People are evolving and interacting within heterogeneous teams composed by members from many different cultural groups and with distinct skills and backgrounds. Modern economy requires engineers to excel in collaborative and communication skills at an international setting. However, these competences are not usually addressed in most engineering curricula. We believe that in such a demanding and culturally diverse environment as the labour market is today, it is essential to promote team work and communication skills at an international and intercultural level. In the Multinational Undergraduate Team Work course, MUTW, students develop their capstone project as members of an international team while working at their home institutions. MUTW projects are to be developed by teams of final-year-undergraduate students from a multinational group of higher education institutions working to solve some engineering problem. Team members are geographically spread to assure heterogeneous teams and to promote international cooperation. This paradigm can be applied in any project/internship course unit. The results from the first edition are very encouraging supporting our initial hypothesis that MUTW significantly promotes students soft skills without requiring any change to prior degree curricula.
- Educational Psychology at the Polytechnic Institute of Porto – School of Engineering: paths of the Bologna projectPublication . Costa-Lobo, Maria C.; Alves, Gustavo R.; Duarte, MarinaThis article presents the synthesis of intervention in Education Psychology at the Polytechnic Institute of Porto – School of Engineering (ISEP), concerning the Paths of the Bologna Project. The goal that leads the activities of this Project has been, from its beginning, the support of ISEP Scientific Council in the operationalization of the modernization and innovation project of the teaching-learning process in ISEP, induced by joining the Bologna process.
- Enhancing student learning in Mechanical Engineering Thermodynamics with a two-stage testPublication . Duarte, MarinaFor years, it has been recognized in the literature, the need to change and improve assessment methods. In spite of that, the purpose of most assessment is still grading students, and not the learning enhancement. In the early 1970s, researchers found that what influenced students most was not the teaching but the assessment, which lead to the idea of the hidden curriculum. According to students’ testimony, what and how much they studied were completely dominated by the way they perceived the demands of the assessment. This effect of assessment in students’ learning is what Biggs defined as backwash, which means that students’ learn what they think will be assessed. Backwash is almost seen as negative, but studying for the test is only negative if the test doesn’t assess what we intend students’ to learn. A two-stage test was used in Thermodynamics (Mechanical Engineering, 2nd year), as a way to improve learning of a particular topic (state properties determination). The stages were a week apart. In the first stage, the students answer 20 questions in 30 minutes. Based on what they thought they missed in the first stage (grades were not published at this time), they could try to improve their performance in the second stage, by studying harder in the week between the two stages. The teacher didn't interfere with this process, encouraging self-assessment and self-regulation, in order to promote the autonomy of the learners. In the second stage, the test only included the questions that each student missed and had the duration of 30 minutes. Students’ evaluation of this task was done through a series of questions, in an anonymous questionnaire. Results (143 valid questionnaires) show that this kind of assessment, that uses a more student-centred approach, as required by the Bologna Process, is seen by the students as a helpful tool to promote study (85,3%) and enhance learning (87,6%). Students express the will to have more two-stage tests (89,1%).