Browsing by Author "Dinis, Maria Alzira Pimenta"
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- Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superiorPublication . Duarte, Marina; Farinha, Carla Sofia; Caeiro, Sandra; Reis, Margarida Santos; Simão, João; Rigueiro, Constança; Galacho, Cristina; Câmara, Patrícia; Pedro, Josélia; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Araújo, Marisa Almeida; Vieira da Silva, ManuelaReconhece-se que a sustentabilidade é um conceito interdisciplinar vital (Siller et al., 2022) e um dos maiores desafios que se colocam, não só atualmente, mas também às sociedades futuras (Suárez-López & Eugenio-Gozalbo, 2022). Por esse motivo, é necessária uma maior ênfase e enquadramento no ensino e curricula das Instituições de Ensino Superior (IES), motivando definir estratégias de aprendizagem que possibilitem preparar os e as estudantes para uma melhor consciencialização dos temas da sustentabilidade nas suas várias dimensões. Incluir a sustentabilidade nas políticas da educação é imperioso e reflete o reconhecimento dos particulares desafios, bem como das oportunidades que o novo século apresenta, impondo-se que os curricula permitam transmissão de conhecimento, valores e competências, de forma multidimensional, alinhada com a cidadania global. Num estudo realizado com Universidades públicas em Portugal, Farinha et. al (2020) concluíram que existem várias iniciativas relacionadas com a educação para a sustentabilidade, resultando principalmente da proatividade das IES, avançando cada uma a seu ritmo e de forma isolada, apesar de haver redes de colaboração entre docentes e investigadores. É neste espírito colaborativo que a Rede Campus Sustentável (RCS) desenvolve a sua atividade e realizou, em 2021, um inquérito no qual foi possível recolher informação sobre boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula das IES portuguesas (Madeira et. al, 2022). Neste levantamento (N=30), alguns dos tópicos abordados foram a/o: i) promoção da revisão e melhoria dos curricula dos ciclos de estudos para integração da sustentabilidade; ii) promoção do desenvolvimento de competências em sustentabilidade na oferta formativa; iii) apoio dado aos e às docentes na promoção de competências em sustentabilidade nas unidades curriculares (UCs) que lecionam; iv) existência de outros espaços/ instalações, que não salas de aulas, onde decorram atividades letivas ou extracurriculares sobre sustentabilidade
- Influence of clinical and psychosocial factors on the adherence to topical treatment in psoriasisPublication . Teixeira, Ana; Teixeira, Maribel; Gaio, Rita; Torres, Tiago; Magina, Sofia; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Sousa-Lobo, José; Almeida, Isabel; Peixoto, Miguel; Almeida, VeraPsoriasis is a common chronic inflammatory skin disease with different manifestations, affecting the quality of life at social, emotional, and professional dimensions and requiring long-term treatment. This study aimed to investigate the effect of psychosocial and clinical factors on adherence to topical treatment in psoriasis. Self-reported measures and weighing the medicines were used to assess adherence. Psychopathological symptoms were measured using the Brief Symptoms Inventory (BSI). Social and clinical factors were assessed by a sociodemographic and clinical questionnaire. Adherence to treatment with topical medication was assessed using a sample of 102 psoriasis patients. The explanatory models of adherence to topical treatment in psoriasis translated into positive associations between adherence and the education level (higher education) (p = 0.03; φ = 0.23), the single-family household (p = 0.01; φ = 0.44), active employment status (p = 0.05; φ = −0.19), familiar history of psoriasis (p = 0.04; φ = −0.21), and the presence of obsessive-compulsive symptoms (p = 0.01; d = 0.29). (4) Conclusions: In patients who present the characteristics identified that influence non-adherence, instructions should be reinforced to increase adherence. The experimental mortality (39.6%) reduced the sample size, representing a limitation of the study.