Browsing by Author "Bilessimo, Simone Meister Sommer"
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- Construção do modelo SECI no projeto VISIR+: um estudo de caso das práticas e iniciativas de compartilhamento de conhecimento interorganizacionalPublication . Roque, Gabriela Rocha; Silva, Isabela Nardi da; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Silva, Juarez Bento da; Alves, João Bosco da Mota; Alves, Gustavo R.O compartilhamento de conhecimento entre organizações, grupos e indivíduos, contribui significativamente para a criação de novos conhecimentos, bem como, para o aperfeiçoamento de conhecimentos existentes, esse processo resulta na espiral de criação do conhecimento, também conhecido como modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização). Esta pesquisa foi sustentada pelo exemplo de compartilhamento de conhecimento interorganizacional presente no projeto VISIR+, o qual foi criado com o propósito de disseminar o laboratório remoto VISIR na América Latina. O VISIR é uma ferramenta educacional que permite testes de circuitos elétricos e eletrônicos de modo seguro e real, colaborando de forma benéfica em cursos de ensino a distância, bem como apoio em aulas presenciais. O VISIR+ é composto por uma parceria entre IESs europeias e latino-americanas. No Brasil, uma das IES participantes do projeto VISIR+ é a Universidade Federal de Santa Catarina, representada pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLAB). Além da implementação do VISIR na Universidade, o RExLab foi responsável por duas associadas. Esta pesquisa tem como como objetivo identificar as práticas e iniciativas de compartilhamento e criação do conhecimento, a partir do modelo SECI, na atuação do RExLab no âmbito do projeto VISIR+. Entre os resultados encontrados, tem-se a construção da representação gráfica e concreta do modelo SECI, correspondente a espiral do conhecimento, constatado por meio da interação cíclica e dinâmica entre o conhecimento tácito e explícito
- Integração de Plataformas VISIR para Maximizar o Número de Experimentos Remotos DisponíveisPublication . Mafra, Paulo Manoel; Pereira, Josiel; Alves, João Bosco da Mota; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Alves, Gustavo R.O uso de laboratórios para a prática de eletrônica nem sempre é uma realidade nas instituições de ensino, seja por falta de componentes eletrônicos, técnicos de laboratório ou laboratórios apropriados. Com o intuito de resolver esse problema, foi desenvolvido no instituto BTH na Suécia, em 1999, o laboratório remoto para eletrônica chamado VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality). Esse laboratório é semelhante a um laboratório presencial, onde os alunos acessam e desenvolvem sistemas eletrônicos através de um computador, tablet ou smartphone. A plataforma VISIR disponibiliza um osciloscópio, gerador de funções, fonte digital e multímetros além de componentes eletrônicos para o desenvolvimento das práticas. Embora muito poderosa, a plataforma possui algumas limitações como o número reduzido de componentes eletrônicos que podem ficar disponíveis em uma plataforma VISIR. Entretanto, quando contornadas, permitem que diversos usuários possam acessar um grande número de práticas eletrônicas. Neste artigo, descrevemos uma maneira de reduzir tais limitações, integrando os experimentos remotos disponibilizados nas várias plataformas VISIR instaladas pelo mundo. A partir dessa integração, é possível que um usuário escolha os componentes desejados ou a prática desejada e seja redirecionado para acessar a plataforma VISIR que possui os componentes eletrônicos necessários e ainda evitar que experimentos semelhantes sejam configurados em mais de uma plataforma VISIR.
- O Laboratório Remoto VISIR: uma revisão sistemáticaPublication . Silva, Isabel Nardi da; Pereira, Joseil; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Alves, João Bosco da Mota; Silva, Juarez Bento da; Alves, Gustavo R.O mundo sofre com uma grande carência de profissionais capacitados na área de Engenharias por conta da dificuldade enfrentada por estudantes destas áreas, bem como desmotivação por parte de possíveis ingressantes ao ensino superior. Neste âmbito, surge o laboratório remoto VISIR, solução que busca apoiar o ensino de teoria e prática de circuitos elétricos e eletrônicos, tendo como público-alvo tanto estudantes da educação básica quanto provindos do ensino superior. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre o laboratório remoto VISIR, suas principais características e funcionalidades e verificar como funciona o projeto VISIR+, realizado a partir de aplicações do laboratório remoto em instituições de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória, aplicada e qualitativa. A partir dos resultados adquiridos mediante a pesquisa, foi possível verificar as principais características do laboratório remoto, sendo este uma ferramenta de alto potencial para aplicação no ensino, bem como acerca do projeto VISIR+, que objetiva compartilhar a experiência adquirida com o uso do VISIR em instituições europeias com universidades latino-americanas. Este estudo subsidiará o desenvolvimento de trabalhos futuros, podendo estabelecer-se como fundamentação teórica, bem como ancorar a realização de novas aplicações do laboratório e divulgação do projeto VISIR+.
- Modelo de repositório de práticas didáticas de circuitos elétricos e eletrônicos utilizando o laboratório remoto VISIRPublication . Pereira, Josiel; Silva, Isabela Nardi da; Simão, José Pedro Schardosim; Carlos, Lucas Mellos; Silva, Juarez Bento; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Alves, João Bosco da Mota; Alves, Gustavo R.Este trabalho tem por objetivo descrever o projeto e desenvolvimento de um modelo de repositório de práticas de circuitos elétricos e eletrônicos, que visa fornecer apoio à utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR em cursos de engenharia. O laboratório remoto VISIR ´e uma ferramenta composta por recursos de software livre integrados a uma plataforma de hardware que permite a criação, acionamento e leitura de circuitos reais por meio da internet. Ao disponibilizar recursos relacionados às possíveis experiências na plataforma, espera-se facilitar sua utilização e integração no currículo. Posteriormente, pretende-se ampliar para recursos relacionados a outras instâncias do VISIR.
- Utilização do laboratório remoto VISIR como recurso educacional num curso de engenharia mecatrônicaPublication . Roque, Gabriela Rocha; Izidoro, Cleber Lourenço; Silva, Karmel C. Nardi da; Simão, José Pedro Schardosim; Alves, Gustavo R.; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Silva, Juarez BentoEste documento descreve uma iniciativa de integração de laboratórios remotos em um curso de engenharia mecatrônica, através do VISIR (Sistema de Instrumento Virtual em Realidade). Por se tratar de um programa de cooperação internacional, o VISIR é um laboratório remoto reconhecido mundialmente, que permite simular de forma remota uma série de circuitos eletroeletrônicos como se estivesse em um laboratório convencional. No entanto, no Brasil o VISIR chega recentemente e caracteriza-se como um recurso de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem em cursos superiores de engenharia. O presente estudo foi conduzido com o objetivo verificar, a partir da perspectiva dos alunos, os pontos relevantes sobre o uso do VISIR como recurso educativo no curso de engenharia mecatrônica, através de um estudo de caso de uma turma da disciplina Instrumentação I. Os alunos montaram um circuito eletroeletrônico, realizando testes e validações dos resultados e foram capazes de compará-los com as respostas obtidas em um laboratório convencional. Após esta etapa, os alunos responderam a um questionário com 10 perguntas fechadas relatando sua experiência de aprendizagem usando VISIR. Com a análise das respostas foi possível confirmar a viabilidade da utilização do VISIR para este grupo de estudantes de engenharia mecatrônica, como contribuinte para a qualificação desses futuros profissionais.
