| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 406.28 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este documento descreve uma iniciativa de integração de laboratórios remotos
em um curso de engenharia mecatrônica, através do VISIR (Sistema de Instrumento
Virtual em Realidade). Por se tratar de um programa de cooperação internacional, o
VISIR é um laboratório remoto reconhecido mundialmente, que permite simular de forma
remota uma série de circuitos eletroeletrônicos como se estivesse em um laboratório
convencional. No entanto, no Brasil o VISIR chega recentemente e caracteriza-se como
um recurso de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem em cursos superiores de
engenharia. O presente estudo foi conduzido com o objetivo verificar, a partir da
perspectiva dos alunos, os pontos relevantes sobre o uso do VISIR como recurso
educativo no curso de engenharia mecatrônica, através de um estudo de caso de uma
turma da disciplina Instrumentação I. Os alunos montaram um circuito eletroeletrônico,
realizando testes e validações dos resultados e foram capazes de compará-los com as
respostas obtidas em um laboratório convencional. Após esta etapa, os alunos
responderam a um questionário com 10 perguntas fechadas relatando sua experiência
de aprendizagem usando VISIR. Com a análise das respostas foi possível confirmar a
viabilidade da utilização do VISIR para este grupo de estudantes de engenharia
mecatrônica, como contribuinte para a qualificação desses futuros profissionais.
Description
Keywords
VISIR Tecnologia Educacional Processo de ensino e aprendizagem Instrumentação Engenharia
