Repository logo
 
Publication

Utilização do laboratório remoto VISIR como recurso educacional num curso de engenharia mecatrônica

dc.contributor.authorRoque, Gabriela Rocha
dc.contributor.authorIzidoro, Cleber Lourenço
dc.contributor.authorSilva, Karmel C. Nardi da
dc.contributor.authorSimão, José Pedro Schardosim
dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.
dc.contributor.authorBilessimo, Simone Meister Sommer
dc.contributor.authorSilva, Juarez Bento
dc.date.accessioned2018-01-17T14:19:54Z
dc.date.available2018-01-17T14:19:54Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste documento descreve uma iniciativa de integração de laboratórios remotos em um curso de engenharia mecatrônica, através do VISIR (Sistema de Instrumento Virtual em Realidade). Por se tratar de um programa de cooperação internacional, o VISIR é um laboratório remoto reconhecido mundialmente, que permite simular de forma remota uma série de circuitos eletroeletrônicos como se estivesse em um laboratório convencional. No entanto, no Brasil o VISIR chega recentemente e caracteriza-se como um recurso de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem em cursos superiores de engenharia. O presente estudo foi conduzido com o objetivo verificar, a partir da perspectiva dos alunos, os pontos relevantes sobre o uso do VISIR como recurso educativo no curso de engenharia mecatrônica, através de um estudo de caso de uma turma da disciplina Instrumentação I. Os alunos montaram um circuito eletroeletrônico, realizando testes e validações dos resultados e foram capazes de compará-los com as respostas obtidas em um laboratório convencional. Após esta etapa, os alunos responderam a um questionário com 10 perguntas fechadas relatando sua experiência de aprendizagem usando VISIR. Com a análise das respostas foi possível confirmar a viabilidade da utilização do VISIR para este grupo de estudantes de engenharia mecatrônica, como contribuinte para a qualificação desses futuros profissionais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2175 - 957X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10800
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAbenge
dc.relation.ispartofseriesCobenge;2017
dc.relation.publisherversionhttp://www.abenge.org.br/sis_artigos.phppt_PT
dc.subjectVISIRpt_PT
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_PT
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_PT
dc.subjectInstrumentaçãopt_PT
dc.subjectEngenhariapt_PT
dc.titleUtilização do laboratório remoto VISIR como recurso educacional num curso de engenharia mecatrônicapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceJoinville/SC – 26 a 29 de Setembro de 2017pt_PT
oaire.citation.titleXLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenhariapt_PT
person.familyNameAlves
person.givenNameGustavo
person.identifier150015
person.identifier.ciencia-id4210-4DF2-5206
person.identifier.orcid0000-0002-1244-8502
person.identifier.ridI-7876-2014
person.identifier.scopus-author-id7006053908
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_GustavoAlves_CIETI_2017.pdf
Size:
406.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: