Browsing by Author "BOIA, Pedro Dos Santos"
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- Bitz and the emergence of music instruments’ aesthetics: auto-ethnographic experiences in viola playingPublication . BOIA, Pedro Dos Santos
- Clubbing e construções identitárias de género: proposta de um quadro analíticoPublication . BOIA, Pedro Dos Santos; Ferro, Lígia; Lopes, João T.A partir de uma investigação das construções identitárias de género das mulheres nas m(sub)culturas club associadas à música electrónica de dança em Portugal, este artigo pretende contribuir para os clubbing studies, propondo um modelo de análise aplicável ao estudo de diversas realidades, espaços e fracções do clubbing. Discutindo a literatura das teorias das subculturas, pós-subculturas e club cultures, as respectivas transformações sociais e implicações de género, delineamos um quadro analítico híbrido e plástico, capaz de apreender a complexidade destas realidades. É enfatizada a necessidade de: i) segmentar com precisão as fracções das (sub)culturas club; ii) efectivar uma interseccionalidade múltipla entre diferentes variáveis (género, classe social, etnicidade, segmentação interna do clubbing, gosto); e, por último, iii) analisar as trajectórias biográficas e de socialização das clubbers no âmbito de uma sociologia das disposições. Estes aspectos são essenciais para uma especificação empírica e localizada das múltiplas construções de género e feminilidades, evitando-se assim a universalização tácita de uma noção e experiência unívocas de “mulher clubber”.
- Construção social, materialidade e identidade na relação instrumento-instrumentista: explorando novos caminhos na sociologia da músicaPublication . BOIA, Pedro Dos SantosA partir de uma investigação que tem como objecto de estudo a viola d’arco e o violista, o presente artigo trata de questões relativas à abordagem sociológica da música aos níveis teórico, epistemológico e metodológico, que o autor considera particularmente pertinentes na actualidade. É de destacar a necessidade de apreender a própria música – incluindo a sua materialidade – na análise sociológica, não deixando, pois, escapar o objecto “em si” (o que acontece nas abordagens fundadas na noção de “art worlds” e também, numa parte importante, nas perspectivas fundadas no estruturalismo de tradição francesa), bem como a urgência em superar a dicotomia entre o “estético” e “social”. São apresentadas propostas a partir da inter-relação entre os trabalhos desenvolvidos pelo autor e desenvolvimentos recentes no âmbito da sociologia música (DeNora e Hennion), bem como da psicologia da música (E. Clarke). É ainda de salientar o recurso a Latour (e à denominada actor-network theory), à teoria disposicional de Bourdieu, bem como a determinados quadros analíticos e pesquisas desenvolvidas no âmbito da psicologia social. Metodologicamente, foi levada a cabo uma historiografia crítica do instrumento a partir da análise documental, combinada com o método etnográfico (participação-observação) em virtude do duplo estatuto do autor como sociólogo e violista. Foram também realizadas entrevistas semi-directivas a violistas e a outros músicos.
- Das tensões entre desmistificar e reconhecer os discursos ao repensar o ‘social’: manifesto por uma sociologia eclécticaPublication . BOIA, Pedro Dos SantosEsta reflexão deriva de uma prática sociológica e etnográfica em que o investigador tem um duplo estatuto como sujeito e objecto de conhecimento. Discutem-se tensões e dilemas entre a ethos que desmistifica e a que reconhece os discursos dos actores sociais, entre outros aspectos da prática de investigação. A importância dos usos do corpo, das técnicas instrumentais e da materialidade dos instrumentos musicais incita-nos a considerar dimensões da realidade tradicionalmente excluídas da sociologia, a repensar o “social” e o âmbito da própria sociologia. Desafiando fronteiras entre “escolas” no campo académico, proponho um manifesto por uma sociologia tão ecléctica e híbrida quão exigido pelas especificidades de cada realidade.
- Desafios em Educação MusicalPublication . Boal-Palheiros, G.; BOIA, Pedro Dos SantosPREFÁCIO O presente livro responde a dois desafios que se completam: o primeiro, relembrar o significado da criação do CIPEM em 1998, o segundo e decorrente do primeiro, mostrar como a investigação em Psicologia da Música e Educação Musical está na ordem do dia e é algo absolutamente necessário à compreensão do fenómeno musical nas suas múltiplas expressões e com uma especial ênfase na Educação. Em 1998 as nossas portas estavam abertas para todos os que queriam desenvolver investigação em música de forma sistemática e nos domínios do seu interesse. Passados mais de vinte anos continuamos a revelar a coerência do nosso percurso, não só através dos múltiplos projetos em que nos envolvemos, como também no contacto tão próximo quanto possível com uma comunidade que nos vem seguindo e apoiando e com quem também muito aprendemos. Este livro é, pois, uma direta consequência do empenho dos seus editores e a demonstrá-lo está a qualidade dos artigos propostos. Um conjunto de temas da máxima pertinência para quem hoje se preocupa com o papel das artes e, em particular da música, num mundo cada vez mais perturbado por fenómenos que diariamente nos interpelam e sobre os quais não podemos deixar de nos posicionar. E, em particular, temas que estabelecem a necessária ligação entre a música e a comunidade, a educação formal e a não formal, colocando os jovens no centro do acontecimento musical. António Sampaio da Nóvoa num artigo publicado na revista Manifesto, refere que agora o que é necessário é “trabalhar em conjunto para a constituição de um espaço público que junte a escola com outras instituições, professores com pais e outros atores sociais.” Ou seja, “não se educa apenas no interior do recinto escolar.” E afirma que a educação não pode fazer tudo. “Mas não temos o direito de desperdiçar nenhuma oportunidade para combater a barbárie e a fragmentação do mundo. Se não for através da educação e do conhecimento como será?” Queremos acreditar que o conteúdo dos textos deste livro contribui para esta causa e que esta é uma das formas através da qual o livro procura responder aos desafios.
- Do "flashar" dos 27 à techno-clubber de 40: retrato sociológico de MariaPublication . BOIA, Pedro Dos Santos; Lopes, João T.
- Empowering or Boring? Discipline and authority in a Portuguese Sistema-inspired orchestra rehearsalPublication . BOIA, Pedro Dos Santos; Boal-Palheiros, G.El Sistema orchestras may be “transformative” and produce positive changes in the lives of young participants, but there are also negative aspects to discipline and authority that may lead to exclusion. This article positions itself within the current debate on Sistema by treating symmetrically its potentially positive and negative sides. We analyse a rehearsal session during a summer camp of a Portuguese Sistema-inspired orchestra program, focusing on the production of order, the socio-musical interactions among participants, the conductor’s leadership and authority, and the young players’ postures and reactions. This is taken as a case study to discuss to what extent discipline and authority, as constituents of orchestral socialization, may be empowering to participants by developing their skills or, on the contrary, symbolically violent and boring. The rehearsal was video-recorded and watched, events were categorized, selected and analysed qualitatively. The article finishes with a critical reflection on the ambivalence and contradictions of discipline and its wider implications for education.
- Formação de professores de música e práticas de educação musical nas escolasPublication . Boal-Palheiros, G.; BOIA, Pedro Dos SantosINTRODUÇÃO Após a revolução de 1974, que restaurou a democracia em Portugal, seguiu-se um período fascinante de rápidas e profundas transformações, debates de ideias e novas formas de pensar, que atravessou vários setores da sociedade, incluindo a educação e o ensino. Na década de 1980, um evento marcante foi a adesão de Portugal à então designada Comunidade Económica Europeia (atualmente, União Europeia), que contribuiu para o desenvolvimento do país (Ferreira & Dias, 2016). As grandes transformações políticas, sociais, culturais e educativas ocorridas durante esta década, incluíram reformas relevantes nos vários níveis do ensino genérico (educação de infância, ensinos básico, secundário e superior) e no ensino especializado de música. Destacam-se a reforma do ensino artístico, em 1983, a promulgação da Lei de Bases do Sistema Educativo, em 1986, alargando a escolaridade obrigatória para 9 anos, a criação de escolas profissionais, em 1989, e a criação de cursos de licenciatura e mestrado em música e ensino de música, em universidades e politécnicos, dos quais foi pioneira, em 1980, a licenciatura em Ciências Musicais, na Universidade Nova de Lisboa (Boal-Palheiros, 1993; 2014).A formação inicial de professores de música foi implementada pela primeira vez no ensino superior em 1986, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto e mais tarde, em outras ESE. Os cursos oferecidos pelas várias instituições tinham diferentes objetivos, modelos e currículos, com a finalidade de formarem professores generalistas especializados em educação musical (Professores do Ensino Básico – Variante de Educação Musical), ou professores especialistas em educação musical (Professores de Educação Musical do Ensino Básico). Decorridos mais de trinta anos após este marco na formação de professores de música (Mota, 2015b), é pertinente investigar as práticas atuais dos professores de Educação Musical licenciados pela ESE do Porto nas escolas do ensino genérico e compreender até que ponto o curso que frequentaram tem moldado as suas práticas. O que podemos aprender com as perceções e as experiências de ensino destes licenciados? Investigá-las é relevante, considerando as contínuas transformações que ocorrem nas sociedades, na educação e nos jovens, bem como os desafios da educação musical nas sociedades contemporâneas.
- Making music in Orquestra Geração: from discipline to empowerment?Publication . BOIA, Pedro Dos Santos; Boal-Palheiros, G.This paper presents results from a larger research study that investigates how social inclusion through music may be promoted in Orquestra Geração [OG], the Portuguese version of Venezuela’s El Sistema. A case study of OG is examined in order to gain a better understanding of the actual mechanisms through which music making may eventually be “transformative” and produce changes in the lives of the young participants through the acquisition of dispositions and skills. Selected videos of rehearsals combined with semi-structured interviews with OG young players were gathered and analysed. Results of the interviews indicate that orchestral socialization in OG has consequences for the participants’ sets of dispositions and skills. As such, OG may successfully empower participants, fostering inclusion and eventually social mobility. Rehearsal practices and processes through which these dispositions are generated and internalized by participants were examined using a video recording of a rehearsal. The findings show that the interactions between conductor and players, the production of order and discipline, and music making (sonic materials, instrumental playing) constitute an active part in these internalization processes. A critical reflection about discipline and its wider implications for education is presented. Rather than providing definitive answers, the data here should serve as a catalyst to stimulate discussion.
- MetodologiaPublication . Boal-Palheiros, Graça; Veloso, Ana Luísa; Cruz, Ana Isabel; BOIA, Pedro Dos SantosNeste capítulo, serão apresentadas e fundamentadas as metodologias utilizadas no estudo da Orquestra Geração (OG). Adotando-se diferentes perspetivas teóricas, várias questões de investigação foram colocadas e diver- sas abordagens metodológicas foram sendo utilizadas, no sentido de se explorar o caso da OG – um caso complexo e multidimensional. Procurou-se, assim, compreender a realidade multifacetada deste projeto musical, social e pedagógico e aprofundar o conhecimento sobre os diversos intervenientes que o integram. Estes interagem continuamente uns com os outros, exprimindo e confrontando diferentes pontos de vista e partilhando experiências sociais e vivências musicais, cuja riqueza emocional converge para um objetivo comum: crescer, fazendo música em conjunto.