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Clubbing e construções identitárias de género: proposta de um quadro analítico

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A partir de uma investigação das construções identitárias de género das mulheres nas m(sub)culturas club associadas à música electrónica de dança em Portugal, este artigo pretende contribuir para os clubbing studies, propondo um modelo de análise aplicável ao estudo de diversas realidades, espaços e fracções do clubbing. Discutindo a literatura das teorias das subculturas, pós-subculturas e club cultures, as respectivas transformações sociais e implicações de género, delineamos um quadro analítico híbrido e plástico, capaz de apreender a complexidade destas realidades. É enfatizada a necessidade de: i) segmentar com precisão as fracções das (sub)culturas club; ii) efectivar uma interseccionalidade múltipla entre diferentes variáveis (género, classe social, etnicidade, segmentação interna do clubbing, gosto); e, por último, iii) analisar as trajectórias biográficas e de socialização das clubbers no âmbito de uma sociologia das disposições. Estes aspectos são essenciais para uma especificação empírica e localizada das múltiplas construções de género e feminilidades, evitando-se assim a universalização tácita de uma noção e experiência unívocas de “mulher clubber”.

Description

Keywords

Clubbing música de dança género disposições interseccionalidade

Citation

Boia, P. S., Ferro, L., Lopes, J. T. (2015). Clubbing e construções identitárias de género: proposta de um quadro analítico. Configurações, Vol. 15, 9-29.

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CICS.NOVA.UMinho

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