Browsing by Author "Alves, João B."
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- International Cooperation for Remote Laboratory UsePublication . Alves, Gustavo R.; Fidalgo, André; Marques, Maria Arcelina; Viegas, Clara; Felgueiras, Carlos; Costa, Ricardo J.; Lima, Natércia; Castro, Manuel; Díaz-Orueta, Gabriel; SanCristóbal-Ruiz, Elio; García-Loro, Felix; García-Zubía, Javier; Hernández-Jayo, Unai; Kulesza, Wlodek J.; Gustavsson, Ingvar; Nilsson, Kristian; Zackrisson, Johan; Pester, Andreas; Zutin, Danilo G.; Schlichting, Luis C.; Ferreira, Golberi; de Bona, Daniel D.; Pacheco, Fernando S.; da Silva, Juarez B.; Alves, João B.; Biléssimo, Simone; Pavani, Ana M.; Lima, Delberis A.; Temporão, Guilherme; Marchisio, Susana; Concari, Sonia B.; Lerro, Federico; de Arregui, Gaston S.; Merendino, Claudio; Plano, Miguel; Fernández, Rubén A.; Paz, Héctor R.; Soria, Mario F.; Gómez, Mario J.; de Almeida, Nival N.; de Oliveira, Vanderli F.; Pozzo, María I.; Dobboletta, Elsa; Bertramo, BrendaExperimenting is fundamental to the training process of all scientists and engineers. While experiments have been traditionally done inside laboratories, the emergence of Information and Communication Technologies added two alter-natives accessible anytime, anywhere. These two alternatives are known as virtual and remote labs, and are sometimes indistinguishably referred as online labs. Sim-ilarly to other instructional technologies, virtual and remote labs require some ef-fort from teachers in integrating them into curricula, taking into consideration sev-eral factors that affect their adoption (i.e. cost) and their educational effectiveness (i.e. benefit). This chapter analyses these two dimensions and sustains the case where only through international cooperation it is possible to serve the large num-ber of teachers and students involved in engineering education. It presents an ex-ample in the area of Electrical and Electronics Engineering, based on a remote lab named Virtual Instruments System in Reality, and it then describes how a number of European and Latin-American institutions have been cooperating under the scope of an Erasmus+ project2, for spreading its use in Brazil and Argentina.
- Laboratório Remoto VISIR: estudo de caso da integração na plataforma RELLEPublication . Silva, Isabela N.; Roque, Gabriela; Bilessimo, Simone; Silva, Juarez B.; Alves, João B.; Alves, Gustavo R.; Alves, GustavoEste trabalho apresenta um estudo de caso sobre a integração do laboratório remoto VISIR na plataforma RELLE (Remote Labs Learning Envirownment – disponível em: http://relle.ufsc.br/). A plataforma foi desenvolvida pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a fim de oferecer um ambiente gratuito para acesso de laboratórios remotos. Laboratórios remotos são recursos educacionais amplamente utilizados no ensino de disciplinas nas áreas de tecnologia e ciências. Se tratam de laboratórios online que, ao contrário de simulações, cujos resultados apresentados são pré-programados, apresentam resultados variáveis para cada experimentação. Ou seja, o usuário de um laboratório remoto terá uma experiência laboratorial real, ainda que seja a distância. A plataforma RELLE possui quatorze laboratórios remotos disponíveis para uso. No período de 09/2018 a 05/2018, os laboratórios remotos do RELLE foram acessados por 21.766 usuários. Os acessos foram provenientes de 1.431 municípios de 121 países. Entre os laboratórios disponíveis para acesso, se encontra o VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality), um laboratório remoto para ensino de teoria e prática de circuitos elétricos e eletrônicos, utilizado amplamente em cursos de engenharia. O Laboratório Remoto VISIR está incluso no contexto do projeto VISIR+ (Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following na Enquiry Based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR), motivado pela implementação de tecnologia na educação, especificamente nos países Brasil e Argentina, tendo como propósito o aumento da qualidade nas metodologias de ensino e aprendizagem aplicadas no ensino superior. Este projeto reúne o uso da reconhecida plataforma de experimentação remota homônima e a longa história de colaboração entre os parceiros do consórcio da Argentina, Áustria, Brasil, Portugal, Espanha e Suécia. A instalação de um sistema VISIR em cada instituição parceira contribuiu para um maior senso de apropriação pelos professores e estudantes locais, facilitando sua adoção dentro dos planos de aula e como uma atividade que contribui para a avaliação quantitativa. Em dezembro de 2016 foi instalado o módulo VISIR no espaço físico do RExLab. Após a instalação, a equipe RExLab contou com treinamento do Instituto de Tecnologia de Blekinge, da Suécia. Ainda em dezembro de 2016, a interface do VISIR foi disponibilizada no RELLE. Em março de 2017, iniciou-se no RExLab, o desenvolvimento de um repositório de práticas referentes a utilização do VISIR como um recurso educativo, apoiando o uso na UFSC e instituições associadas. Após sua instalação, a instância VISIR instalada no espaço físico do RExLab passou por algumas melhorias. Os próximos passos para continuidade das atividades realizadas durante esta ação são o aprimoramento do repositório de práticas, a fim de que este não apenas seja um ambiente para armazenamento de conteúdo, como também uma comunidade de práticas. Esta plataforma terá como objetivo promover um espaço para discussão sobre o uso de experimentação remota entre docentes de disciplinas STEM. Desta forma, será gerada uma disseminação do uso de laboratórios remotos, ferramentas que tem muito a acrescentar no contexto educacional.
- O Laboratório Remoto VISIR: uma revisão sistemáticaPublication . Nardi, Isabela; Pereira, Josiel; Biléssimo, Simone; Alves, João B.; Silva, Juarez B. da; Alves, Gustavo R.O mundo sofre com uma grande carência de profissionais capacitados na área de Engenharias por conta da dificuldade enfrentada por estudantes destas áreas, bem como desmotivação por parte de possíveis ingressantes ao ensino superior. Neste âmbito, surge o laboratório remoto VISIR, solução que busca apoiar o ensino de teoria e prática de circuitos elétricos e eletrônicos, tendo como público-alvo tanto estudantes da educação básica quanto provindos do ensino superior. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre o laboratório remoto VISIR, suas principais características e funcionalidades e verificar como funciona o projeto VISIR+, realizado a partir de aplicações do laboratório remoto em instituições de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória, aplicada e qualitativa. A partir dos resultados adquiridos mediante a pesquisa, foi possível verificar as principais características do laboratório remoto, sendo este uma ferramenta de alto potencial para aplicação no ensino, bem como acerca do projeto VISIR+, que objetiva compartilhar a experiência adquirida com o uso do VISIR em instituições europeias com universidades latino-americanas. Este estudo subsidiará o desenvolvimento de trabalhos futuros, podendo estabelecer-se como fundamentação teórica, bem como ancorar a realização de novas aplicações do laboratório e divulgação do projeto VISIR+.
- Learning Analytics and Recommender Systems toward Remote ExperimentationPublication . Gonçalves, Alexandre L.; Carlos, Lucas; Alves, Gustavo R.; Silva, Juarez B. da; Alves, João B.This paper presents a process based on learning analytics and recom- mender systems to provide suggestions to students about remote laboratories ac- tivities in order to scaffold their performance. For this purpose, the records of remote experiments from the VISIR project were analyzed taking into account one of its installations. Each record is composed of requests containing the as- sembled circuits and the configurations of the measuring equipment, as well as the response provided by the measurement server that evaluates whether a par- ticular request can be performed or not. With the log analysis, it was possible to obtain information in order to determine some initial statistics and provide clues about the student’s behavior during the experiments. Using the concept of rec- ommendation, a service is proposed through request analysis and returns to the students more precise information about possible mistakes in the assembly of circuits or configurations. The process as a whole proves consistent in what re- gards its ability to provide suggestions to the students as they conduct the exper- iments. Furthermore, with the log, relevant information can be offered to teach- ers, thus assisting them in developing strategies to positively impact student’s learning.
- Mobile laboratories as an alternative to conventional remote laboratoriesPublication . Saliah-Hassane, Hamadou; Simão, José P.; Lima, João P.; Alves, Gustavo R.; Silva, Juarez; Alves, João B.Remote laboratories have been playing an important role on the improvement of flexibility and the extent of practical activities in teaching and learning activities in engineering and technology. However, the current remote laboratories model does not consider dynamic scenarios including collaboration, peer-to-peer labs and mobile labs. This paper presents a set of tools for creating collaborative online mobile laboratories that allow students to develop their own labs and share them with classmates and teachers. The approach used is compatible with the machine and network configurations that the target user has in schools and at home, and provides the retrieval of information for learning evaluation.
- Relato de implantação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR em uma instituição brasileiraPublication . Pereira, Josiel; Simão, José P.; Nardi, Isabela; Alves, João B.; Silva, Juarez B. da; Alves, Gustavo R.Considerando laboratórios remotos como ferramentas de potencial para disponibilizar práticas laboratoriais de uma maneira eficiente, percebe-se o crescimento no desenvolvimento dessas soluções, este é o caso do laboratório remoto VISIR, que disponibiliza práticas relacionadas aos conteúdos de circuitos elétricos e eletrônicos, devido às vantagens oferecidas este tipo de tecnologias tem sido replicada e implantada em diversas instituições. Este trabalho visa apresentar o relato de instalação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR junto a recursos desenvolvidos para facilitar sua utilização, em uma instituição de ensino brasileira, a UFSC, proporcionado a compressão sobre o funcionamento da plataforma e sobre possíveis aplicações da mesma, demonstrando a flexibilidade em relação aos níveis de ensino que a ferramenta pode ser utilizada, bem como os conteúdos que podem ser abordados.
- A remote engineering solution for automating a roller hearth kilnPublication . Silva, Juarez; Fischer, Benedito R.; Alves, Gustavo R.; Alves, João B.We present the architecture for a remote application, accessible through the Internet, able to monitor and control a roller hearth kiln, used in a ceramics industry for firing materials. The proposed architecture is based on a Micro Web Server (MWS), whose main function is to monitor and control the firing process, by reading the data from a series of temperature sensors and by controlling a series of electronic valves and servo motors. This solution is also intended to be a low-cost alternative to other potential solutions. For better understanding the system to be automated and its operation we decided to develop a scale model (100:1) and experiment on it the devised solution, based on a MWS.
- VISIR+ project - Final Technical ReportPublication . Alves, Gustavo R.; Fidalgo, André V.; Marques, Maria A.; Viegas, Maria C.; Felgueiras, Manuel C.; Costa, Ricardo J.; Lima, Natércia; Castro, Manuel; Díaz-Orueta, Gabriel; SanCristóbal-Ruiz, Elio; García-Loro, Felix; García-Zubía, Javier; Hernández-Jayo, Unai; Kulesza, Wlodek J.; Gustavsson, Ingvar; Nilsson, Kristian; Zackrisson, Johan; Pester, Andreas; Zutin, Danilo G.; Schlichting, Luis C.; Ferreira, Golberi S.; de Bona, Daniel D.; Pacheco, Fernando S.; da Silva, Juarez B.; Alves, João B.; Biléssimo, Simone; Pavani, Ana M.; Lima, Delberis A.; Temporão, Guilherme; Marchision, Susana; Concari, Sonia B.; Lerro, Federico; Arregui, Gastón S. de; Merendino, Claudio; Plano, Miguel; Fernández, Rubén A.; Paz, Héctor R.; Soria, Mario F.; Gómez, Mario J.; Almeida, Nival N. de; Oliveira, Vanderli F. de; Pozzo, María I.; Dobboletta, Elsa; Bertramo, Brenda; Alves, Gustavo; Fidalgo, André; Marques, Maria ArcelinaThis is the final technical report of the VISIR+ project.