ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by Author "Amorim, Sara Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Às voltas num mar de incertezas, até encontrar a verdadeira paixãoPublication . Amorim, Sara Santos; Silva, Sara Aboim daO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCEB. Este documento procurou refletir todo o percurso realizado pela mestranda, ao longo da PES, abordando as vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, durante o período de estágio, com a mobilização da sua ação de acordo com os pressupostos teóricos e legais definidos, como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos. A mestranda foi acolhida por duas turmas, uma do 1.º ano do 1.ºCEB e outra do 6.º ano do 2.ºCEB, que proporcionaram momentos únicos e incluíram muitas experiências, desafios e emoções. Cada um resultou não só como uma aprendizagem, mas contribuiu, também para o seu desenvolvimento profissional, mas, acima de tudo, pessoal. Neste sentido, ao longo deste RE, foi pretendido explanar as referidas experiências e aprendizagens concretizadas, de forma a colmatar o seu percurso, através de descrições e reflexões sobre as mesmas. Este documento compreende, ainda, uma dimensão investigativa desenvolvida ao longo da PES, onde se procurou averiguar como se pode promover a literacia em Inteligência Artificial (IA), em contexto formal de aprendizagens das Ciências Naturais, no 2.º CEB.