ESHT - DM - Gestão do Turismo
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Browsing ESHT - DM - Gestão do Turismo by Author "Bernardo, Verónica da Rocha"
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- Visitantes internacionais dos Passadiços do Paiva: motivação, experiência, satisfação e canais de distribuiçãoPublication . Bernardo, Verónica da Rocha; Liberato, DáliaObjetivo – Inaugurados em 2015, os Passadiços do Paiva deram um forte impulso à dinâmica turística de Arouca. No entanto, esta atração turística carece de estudos científicos, no âmbito do turismo. Assim, desenvolveu-se um estudo acerca da motivação turística, experiência turística, satisfação e canais de distribuição utilizados pelos visitantes internacionais desta infraestrutura, no ano de 2017. O objetivo principal desta investigação é compreender a relação entre as motivações, a avaliação da experiência e o grau de satisfação, na visita dos turistas internacionais aos Passadiços do Paiva e os objetivos específicos são compreender os fatores que influenciam as motivações da visita aos Passadiços do Paiva (fatores Push & Pull); compreender se as motivações influenciam a avaliação da experiência turística e compreender os fatores que influenciam a satisfação. Metodologia - Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através do inquérito por questionário, enviado via email aos 3639 contactos constantes na base de dados referente às reservas efetuadas online. Este inquérito englobou 16 questões, 12 questões de resposta única, com lista de hipóteses e 4 questões de escala de Likert de cinco pontos, tendo sido obtidas 204 respostas. Resultados – Os resultados das hipóteses demonstram as seguintes relações: motivação e características da viagem (fatores pull); motivação e canais de distribuição; motivação e experiência, e satisfação e experiência (domínios Estético e Entretenimento). Não se verificou relação entre a motivação e o perfil individual do visitante assim como, contrariamente à revisão da literatura, não se verificou relação com a satisfação. Uma vez que a motivação push não se relaciona com os Passadiços do Paiva, apenas após a utilização canais de distribuição e melhor conhecimento do destino é que o indivíduo decide visitar esta infraestrutura. Conclui-se, então, que os atributos dos Passadiços do Paiva (fatores pull) estão relacionados com a motivação. Este estudo também permite verificar quais os principais canais de distribuição utilizados para dar a conhecer esses atributos ao visitante. De entre estes canais destacam-se os canais digitais, nomeadamente o site oficial dos Passadiços do Paiva e outros sites com informação acerca desta atração. Conforme revisão da literatura, há uma relação entre a motivação e a experiência, no entanto, a satisfação apenas se relaciona com os domínios Estético e Entretenimento. Isto confirma a dimensão estética desta infraestrutura assim como o seu enquadramento na paisagem, bem conseguido. No que concerne à dimensão Entretenimento, ressalva-se o ano atipicamente quente que se fez sentir, em 2017, o que aumentou a época balnear e o usufruto das praias fluviais próximas ao percurso. De salientar a ausência da relação entre a satisfação e o domínio Entretenimento uma vez que este território está classificado na Rede Natura 2000 e Geopark. Limitações e implicações – Tendo em conta o número de visitantes dos Passadiços do Paiva, em 2017, o número de respostas obtidas é relativamente reduzido e os resultados não devem ser generalizados. Implicações práticas – Os resultados apresentados permitirão os gestores do destino terem perceção das variáveis aqui estudadas e criarem estratégias de marketing adequadas. Originalidade/valor – A diferenciação deste estudo prende-se com a área geográfica e a atração turística em questão por não existirem, à data, estudos na área de turismo neste contexto.