ISCAP – DM - Negócio Electrónico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP – DM - Negócio Electrónico by Author "Aguiar, Carina Isabel Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ferramentas de gestão linguística na internacionalização do negócio eletrónicoPublication . Aguiar, Carina Isabel Gomes; Albuquerque, Alexandra Marina Nunes de; Gonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente OliveiraNuma era em que os negócios se internacionalizam a nível global, as empresas que pretendam ter sucesso no mercado competitivo da atual economia digital têm de ser capazes de identificar e ultrapassar as barreiras que se apresentam ao negócio eletrónico.. A presente dissertação foca-se na língua como fator que condiciona a experiência do utilizador digital no processo de compra online. Efetivamente cada vez mais o utilizador que acede a um site com o intuito de comprar é multilingue e prefere pesquisar e adquirir um produto/serviço na língua materna, pelo que a língua é um aspeto a ter em consideração desde o primeiro momento que o consumidor estabelece contacto com o produto. Assim, tem-se assistido gradualmente a um despertar de consciência para a necessidade de localizar a oferta online, disponibilizando contéudo traduzido e culturalmente adaptado tendo em conta as especificidades do mercado ao qual se pretende expandir. A tradução automática, associada à inteligência artificial, tem sido uma das apostas por parte de muitos negócios online para ultrapassar a questão da língua, (quando não comum entre duas partes que comunicam) como barreira ao negócio eletrónico. Este estudo apresenta uma revisão de literatura sistemática que pretende explorar se a língua é, efetivamente, um fator importante influenciador na compra online através de uma plataforma de comércio eletrónico. Simultaneamente, a discussão extende-se a ferramentas artificiais de gestão linguística, nomedamente à tendência de localizar e traduzir automaticamente o produto/serviço online e de disponiblizar assistentes virtuais que, recorrendo aos avanços na área de Natural Language Processing (NLP), melhoram significativamente a experiência do utilizador, aumentando, assim, a satisfação do mesmo.