ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Author "Almeida, Tânia Raquel Teixeira de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Almeida, Tânia Raquel Teixeira de; Marta, Maria Margarida Campos; Sá, Susana Marques deO presente relatório de estágio tem como propósito a reflexão crítica sobre a Prática Educativa Supervisionada (PES) desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A ação desenvolvida ao longo da prática orientou-se por algumas metodologias defendidas, ao longo de todo o relatório, nomeadamente pela metodologia de investigação-ação, baseada numa perspetiva socio construtivista. Salienta-se a importância do papel dos referentes teóricos que se demonstraram ser um constante apoio ao longo de todo o percurso. Desta forma, a planificação de atividades enquadrou-se às caraterísticas específicas das crianças. Não esquecendo de dar voz a estas, pois são seres capazes de tomar decisões e de fazer escolhas, torna-se imprescindível escutar as suas ideias para que se tornem cidadãos ativos e seguros das suas próprias convicções. Nesta linha de pensamento, foi essencial adotar uma atitude profissional de caráter investigativo e crítico-reflexivo, permitindo, deste modo, agir intencionalmente em cada situação, procurando responder de forma eficaz às necessidades e interesses de cada criança. Através das práticas possibilitou-se o crescimento pessoal e profissional, assim como, os exercícios críticoreflexivos, sobre as práticas impulsionaram um alargamento e aprofundamento das referências teóricas e legais para a construção de uma prática sustentada, contextualizada e significativa, enquadrada no paradigma socio construtivista.