ESEIG - UTC Línguas e Direito
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESEIG - UTC Línguas e Direito by Author "Soares, Gisela"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- "Eu nem sei o que é um badejo em Português!”Publication . Soares, Gisela; Pataco, TeresaOlhar crítico sobre a aquisição de vocabulário para a indústria hoteleira no âmbito do primeiro ano da licenciatura em Gestão e Administração Hoteleira, esta comunicação discute a metodologia utilizada numa disciplina de língua inglesa para fins específicos, onde se abordam, em articulação com uma das disciplinas nucleares, conteúdos relacionados com as atividades operacionais da indústria da restauração e catering. Considerado o volume de léxico especializado que se espera que os aprendentes venham a dominar e ainda que pareçam considerar o seu domínio o melhor indicador de proficiência linguística, os primeiranistas revelam não ter ainda desenvolvido estratégias que lhes permitam adquirir de forma autoregulada e autónoma o léxico da indústria em que pretendem inserir-se, confiando no docente para selecionar, explicar, traduzir ou definir “todas as palavras importantes” que pensam virão a ser-lhes úteis. Partindo da premissa que importa contrariar esta tendência, tem vindo a ser adotada uma estratégia com resultados satisfatórios, manifestos nas taxas de aprovação rondando os 80%, ao longo dos últimos cinco anos, assente, paralelamente, no desenvolvimento de atividades de cunho mais tradicional, desenhadas para suportar a evolução da aprendizagem (scaffolding), por exemplo, com trabalho sobre variados inputs linguísticos que permita o desenvolvimento das quatro macro-competências, associado à atenção à forma (focus on form) e ao desenvolvimento do léxico, associado a uma orientação task-based, atualizada na realização de um projeto interdisciplinar, intitulado TV cooking show. Da análise qualitativa da metodologia, dos seus resultados, e da revisão da literatura disponível, podemos concluir que, sendo simultaneamente um desafio para docentes e discentes, esta orientação parece potenciar a autonomia dos estudantes, no que respeita à identificação, organização e apropriação do léxico, bem como no desenvolvimento de competências de pesquisa, organização e auto-avaliação, ainda que seja possível identificar nos estudantes posteriores dificuldades na transferência destas competências para outras unidades curriculares de língua inglesa.
- Learning work related lexis in the classroom: a study in the effectiveness of the inductive approachPublication . Cardoso, Ivone; Pataco, Teresa; Soares, Gisela; Gonçalves, Fernanda
- MetamorfosesPublication . Soares, Gisela
- As TIC e o sucesso académico: autonomia e preparação préviaPublication . Soares, Gisela; Factors of academic successPerante a necessidade de resolver o baixo aproveitamento de um pequeno grupo de estudantes inscritos no curso de licenciatura em Gestão e Administração Hoteleira, desenha-se o quadro em que virá inscrever-se o programa de remediação com o objetivo de melhorar dois dos fatores de produtividade educacional do modelo de Walberg, a motivação e a preparação prévia. Neste artigo, discute-se a possibilidade de alterar auto-conceitos de autonomia e de preparação dos estudantes através da implementação de um módulo de remediação on-line e sugere-se, em guisa de conclusão, as características de um modelo de remediação que permita tirar partido do apelo que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) exerce sobre os estudantes e transferir-lhes um poder real de participação no estabelecimento de metas e no desenho de estratégias individuais que conduzam ao preenchimento das suas necessidades de aprendizagem e a mais elevados níveis de motivação.