ESS - CQB - Livro, parte de livro ou capítulo de livro
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Browsing ESS - CQB - Livro, parte de livro ou capítulo de livro by Author "Fonte, Rosália"
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- Processo de auto-avaliação na Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTSP): Um desafio enquadrado no espírito da Declaração de BolognaPublication . Fonte, Rosália; Prudêncio, CristinaAtendendo ao espírito da Declaração de Bologna, a livre circulação que determina a mobilidade de pessoas e a decorrente possibilidade de emprego nos países da U.E., pressupõe que sejam tomados em consideração conhecimentos, capacidades e competências, através do reconhecimento e validação dos diplomas obtidos nos países de origem. Para que tal aconteça é necessário que a qualidade dos diplomas seja garantida pelas Instituições de Ensino Superior (IES) através da Auto-Avaliação e pela Entidade que, a nível nacional, é responsável pelo sistema de qualidade, através da Avaliação externa (Andrade, 2003).
- Relação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos e as metodologias e estratégias por eles utilizadas para o estudo da Bioquímica em Ciências da SaúdePublication . Prudêncio, Cristina; Ferraz, Ricardo; Fonte, RosáliaNum contexto de reestruturação da formação em Ciências da Saúde baseada em competências, torna-se necessário avaliar como e quais as competências realmente adquiridas pelos alunos, logo desde o primeiro ano. O conhecimento e o saber são a primeira etapa para a prática1, constituindo aqueles que são realmente adquiridos, um pilar fundamental para uma eficaz aquisição de competências. No presente trabalho apresenta-se um estudo preliminar que pretende avaliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Bioquímica do 1.º ano de diferentes cursos de Tecnologias da Saúde, quer de carácter laboratorial (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia), quer de carácter não laboratorial (Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia). Adicionalmente, pretende-se estudar as metodologias e estratégias utilizadas pelos alunos para o estudo da disciplina, enquadrada numa metodologia de ensino tradicional com 3h teóricas/semana (para os cursos laboratoriais ainda com 2h práticas/semana), avaliando uma potencial relação entre os conhecimentos adquiridos e a sua forma de estudo.