ESHT - DTL - Pósteres, resumos em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESHT - DTL - Pósteres, resumos em eventos científicos by Author "Alén, Elisa"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A influência da experiência turística no amor à marca do destino e no evangelismo do destinoPublication . Coelho, António; Alén, Elisa; Liberato, PedroNo contexto atual, o Turismo engloba uma incremental variedade de destinos competitivos com grande diversificação de oferta e procura, tornando mais difícil a sua diferenciação e acrescento de valor, comparativamente com destinos concorrentes. Os turistas não buscam somente destinos bem apetrechados em termos de património, infraestruturas, clima e segurança, mas também destinos que lhes ofereçam experiências únicas, sensoriais e inesquecíveis que lhes toquem nos corações. Ou seja, sentimentos como satisfação e atitudes como lealdade já não são suficientes para fidelizar os turistas, mas sim sentimentos profundos de paixão pelo destino e evangelismo. O presente estudo tem por desígnio identificar possíveis hipóteses resultantes do estudo bibliográfico, a fim de compreender a relação entre os constructos Experiência Turística, Amor à Marca do Destino e Evangelismo do Destino. A metodologia a adotar será uma Revisão de Literatura Narrativa. Pretende-se também aferir se estes constructos têm como consequências o WOM (Word of Mouth) e a Lealdade de Resistência à Mudança.
- A moda nos eventos: contributos para a gestão dos destinosPublication . Liberato, Dália; Mendes, Benedita; Liberato, Pedro; Alén, ElisaOs eventos de moda constituem um segmento de oferta relevante em inúmeras cidades à escala mundial, com evidência sobre a atração de participantes internacionais. Os eventos de moda adicionam às cidades anfitriãs, reconhecimento e valor, assegurando uma vantagem competitiva face a destinos concorrentes. A presente investigação visa compreender o papel dos eventos de moda na região Norte de Portugal, em geral, e na cidade do Porto, em particular, enquanto destinos turísticos. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, com aplicação de inquéritos por questionário, a 410 participantes dos eventos de moda realizados na cidade do Porto. Os dados recolhidos confirmam que as motivações para participar no evento influenciam positivamente a avaliação da experiência; a avaliação da experiência influencia o grau de satisfação relativamente ao evento; a avaliação da satisfação relativamente ao evento influencia positivamente a lealdade ao evento e a lealdade ao destino. A discussão dos resultados afigura-se relevante para as DMOs locais e regionais, e Associações Empresariais, com vista à captação deste segmento turístico, melhoria da promoção dos eventos de moda e, consequentemente, da experiência dos participantes dos eventos de moda.
