ESS - PTE - Terapia da Fala
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Browsing ESS - PTE - Terapia da Fala by Author "Carvalho, Joana da Costa"
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- O papel do terapeuta da fala numa equipa local de intervenção precocePublication . Carvalho, Joana da CostaSegundo a investigação, o paradigma de intervenção recomendado em Intervenção Precoce (IP) parte da compreensão do desenvolvimento infantil numa perspetiva holística, fomentando a ação dos profissionais com base no modelo de equipa transdisciplinar (Serrano, 2007). A atual legislação portuguesa para a IP, o Decreto-Lei n.º 281/2009, que criou o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) e as Equipas Locais de Intervenção Precoce (ELIs) não especifica o modelo de funcionamento das equipas, contudo, a Portaria n.º 293/2013, de 26 de setembro, salienta o trabalho em equipa segundo modelo transdisciplinar. Historicamente, sabe-se que ao longo do tempo, o Terapeuta da Fala (TF) foi integrando equipas de IP, todavia, a primeira referência que encontramos em termos de legislação é referente ao artigo 5. da Portaria n.º 1102/97 de 3 de Novembro, onde é aberta a possibilidade da constituição de equipas técnicas de IP com terapeutas. Os normativos mais recentes (Despacho Conjunto n.º 891/99, Decreto–lei nº 281/2009 e Portaria n.º n.º 293/2013) salientam a importância da integração de terapeutas como membros das equipas dos serviços de IP, não ocorrendo uma referência específica ao TF. O presente trabalho pretende analisar o papel do TF em IP à luz do modelo colaborativo de equipa transdisciplinar. Para tal, foi efetuada uma revisão de literatura sobre o tema, tendo por base artigos científicos publicados na área e diretrizes técnicas, assim como a experiência profissional adquirida neste domínio, especificamente numa ELI. Ao longo do trabalho, será realizado o enquadramento da IP em Portugal e será explorado o modelo transdisciplinar, no que diz respeito à sua definição, caracterização, vantagens, desvantagens e evidência científica. O TF desempenha um papel fundamental nos serviços de IP. O conhecimento sobre a prática transdisciplinar é fundamental para a capacitação e desenvolvimento de competências neste domínio, assim como para a divulgação do papel do TF nas ELIs.