ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos by Author "Freitas, Eduarda Daniela Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Há Histórias que precisam de ser contadas - Projeto de Intervenção num Centro de Reconhecimento de CompetênciasPublication . Freitas, Eduarda Daniela Teixeira; Mendes, IvaneideÉ no campo da educação de adultos, designadamente na perspetiva de uma educação permanente e de uma aprendizagem ao longo da vida, que o trabalho aqui apresentado incidiu. O presente relatório visa dar a conhecer a origem e o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social realizado no Centro Qualifica de Vizela, intitulado por: “Há histórias que precisam de ser contadas”, cuja finalidade foi contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos adultos que frequentam este centro. Todo o projeto desenvolvido prendeu-se com a envolvência dos adultos em demostrar e desenvolver a sua história de vida, refletir sobre o seu processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) ou a sua participação em Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e de partilhar esta experiência com a Comunidade. Pretendeu, de igual modo, valorizar as trajetórias de vida dos adultos, envolver a Comunidade local na valorização dos processos RVCC e elaborar um Plano Pessoal individualizado após a conclusão do processo de RVCC, consoante as necessidades e perspetivas de cada um. Tendo por base os princípios orientadores da Metodologia de Investigação-Ação-Participativa, da Educação Social e da Educação de Adultos, partindo das potencialidades dos adultos e considerando as necessidades institucionais e da comunidade, visou responder as necessidades das pessoas, desenvolvendo práticas orientadas para um processo de desenvolvimento dos sujeitos ao nível educativo e de participação social, através de ações significativas, investindo na consequente transformação quer dos participantes, quer da comunidade.