ESE - DPRM - Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição
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Browsing ESE - DPRM - Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição by Author "Aleixo, Marta Isabel Amorim de Sousa"
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- A transparência das tomadas de decisão em educação especial: o uso dos perfis de funcionalidade elaborados por referência à CIF-CJPublication . Aleixo, Marta Isabel Amorim de Sousa; Silveira-Maia, MónicaNas últimas décadas têm vindo a assumir centralidade assuntos relacionados com a validade dos processos de elegibilidade em educação especial. Esta discussão tem vindo a ser marcada pela substituição do uso de classificações unidimensionais da incapacidade (focadas nas deficiências e diagnósticos clínicos) por outras multidimensionais - mais voltadas para aspetos da funcionalidade. Esta tendência refletiu-se em Portugal com a introdução da CIF-CJ (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – Crianças e Jovens) como modelo de referência para o desenvolvimento de perfis de funcionalidade que pudessem basear os processos de decisão em educação especial. Com este estudo pretendemos analisar em que medida os perfis de funcionalidade elaborados por referência à CIFCJ sustentam as tomadas de decisão em educação especial, comparando as medidas ativadas por diferentes equipas face à mesma gama de informação e auscultando a opinião das equipas educacionais sobre as variáveis influentes nas tomadas de decisão. Foi implementada uma estratégia de investigação mista, desenvolvendo uma pesquisa por inquérito aplicada a 75 profissionais integrados em 25 agrupamentos de escolas do distrito do Porto, a fim de apurar - através de vinhetas – o grau de acordo entre as diferentes equipas nas tomadas de decisão relativas à elegibilidade e à seleção das respostas educativas. A par foi desenvolvido um estudo de caso com o objetivo de aprofundar a identificação de outras variáveis para além do perfil de funcionalidade influenciam as tomadas de decisão. O estudo de caso contou com a aplicação de entrevistas a seis professores de educação especial representativos de diferentes equipas educativas. Os resultados mostram um consenso de 100% sobre a elegibilidade e um acordo situado acima dos 76% no que concerne à seleção das respostas educativas. A análise do perfil de funcionalidade é perspetivada pelos professores de educação especial como uma peça fundamental na tomada de decisão.