ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by Author "Almeida, Joana Isabel Rocha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaPublication . Almeida, Joana Isabel Rocha; Araújo, Sara de BarrosA educação de infância exige um conjunto de competências e saberes profissionais por parte do/a educador/a de infância, que promovam as aprendizagens e do desenvolvimento das crianças. Assim, enquanto reflexo da formação para a docência na Educação de Infância, o presente relatório pretende apresentar uma análise descritiva e critica do processo profissionalizante da mestranda. A Prática Educativa Supervisionada, enquanto pilar da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, possibilita o desenvolvimento de competências profissionalizantes nas valências de creche e de educação pré-escolar. Em prol disso, é necessário um enquadramento teórico sólido como base, com princípios, orientações e referências, para corresponder às competências e responsabilidades de um/a educador/a de infância. De modo a mobilizar os referenciais teóricos, foram desenvolvidos dois estágios profissionalizantes, nas respetivas valências. Importa ainda salientar que a prática pedagógica teve como base a metodologia de Investigação-ação, que, por sua vez, contribui significativamente não só para o desenvolvimento da qualidade de competências, como também e sobretudo para o desenvolvimento da qualidade do respetivo contexto educativo. Assim, os contextos de estágios e todos os processos a eles associados, considerando o perfil e ação do/a educador/a de infância, foram os principais elementos que contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais. Por fim, a mestranda acredita que todo o percurso formativo formou uma base sustentada para o seu futuro desempenho profissional, não esquecendo, no entanto, a necessidade da formação constante, na medida em que só deste modo é possível corresponder às exigências do quotidiano.