ESS - PTE - Fisioterapia
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Browsing ESS - PTE - Fisioterapia by Author "Abreu, Ana Raquel Pereira de"
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- Revisão sistemática da literatura, sobre o uso das medidas não lineares para a caracterização do movimento, em crianças com atraso do desenvolvimento motor ou com/em risco de Paralisia CerebralPublication . Abreu, Ana Raquel Pereira deEnquadramento e Objetivos: o objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o uso das medidas não lineares para a caracterização do movimento em crianças com atraso do desenvolvimento motor ou com/em risco de Paralisia Cerebral (PC), com foco nas características da população, nas tarefas motoras avaliadas, nos sistemas de captura de movimento utilizados e no tipo de variáveis que são extraídas para uma análise objetiva e quantitativa dos padrões de movimento, nomeadamente ao nível da variabilidade e sua qualidade. Métodos e Resultados: realizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados da Web of Science, PubMed, e na B-On e foram utilizadas as seguintes combinações de palavras-chave: ("movement variability" OR "postural complexity" or "postural control" OR "motor development") AND ("lyapunov exponent" OR "approximate entropy" OR "nonlinear measures" OR "nonlinear analysis" OR "attractor dynamics" OR "time series analysis" or "sample entropy" or "multiscale entropy") AND ("cerebral palsy" OR "atypical development" OR "development delay" OR "infant*" OR "children"). Foram incluídos os artigos cujos estudos tinham o propósito de analisar o movimento humano, recorrendo a uma análise não linear de variáveis relacionadas com a caracterização do movimento; estudos em crianças com atraso do desenvolvimento motor ou com/em risco de PC e em idades compreendidas entre 0-18 anos; e estudos que envolviam análise de movimento em tarefas claramente descritas. A estratégia de pesquisa identificou 143 artigos e um total de 12 artigos, que avalia crianças com atrasos de desenvolvimento (AD) ou com/em risco de PC, foram considerados para esta revisão sistemática, sendo que 7 avaliam o centro de pressão (CoP) na posição de sentado, 2 avaliam o CoP em pé e 3 avaliam a cinemática. Discussão: De acordo com 5 artigos, o maior expoente de lyapunov (LyE), é uma medida não linear que se destaca como sendo sensível e confiável para descrever a oscilação postural sentada em crianças com AD ou em/risco de PC, bem como para evidenciar que os movimentos espontâneos dos bebés prematuros apresentam uma dinâmica não linear. Conclusões: as medidas lineares e não lineares fornecem informação sobre diferentes aspetos relacionados com a variabilidade do movimento, no entanto, parecem complementar-se. As medidas não lineares contribuem com dados mais detalhados sobre a qualidade e a estrutura da variabilidade das trajetórias de movimento, pelo que se tornam mais sensíveis para discriminar pequenas mudanças e evoluções no desenvolvimento do controlo postural de crianças com alterações do desenvolvimento motor.
- Revisão sistemática de literatura, sobre o uso das medidas não lineares para a caracterização do movimento, em crianças com atraso do desenvolvimento motor ou com/em risco de Paralisia CerebralPublication . Abreu, Ana Raquel Pereira deDocumentação entregue para a atribuição do Título de Especialista na área de Fisioterapia (área de acordo com despacho P.PORTO/P-011/2019, de 19 de fevereiro), nomeadamente: a. um exemplar de curriculum vitae; b. um exemplar do trabalho de natureza profissional intitulado “Revisão sistemática de literatura, sobre o uso das medidas não lineares para a caracterização do movimento, em crianças com atraso do desenvolvimento motor ou com/em risco de Paralisia Cerebral”, que não é de natureza académica ou científica, nem foi objeto de avaliação ou de defesa para efeitos de obtenção de grau académico ou diploma (n. 2 do art.º 5.º do DL 206/2009 de 31 de agosto alterado pelo DL 27/2021, de 16/4); c. cópias de certificado de habilitações académicas, diplomas, certificados, declarações e obras/trabalhos realizados, comprovativas dos elementos mencionados no curriculum vitae.