ISCAP - DM - Logística
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Browsing ISCAP - DM - Logística by Author "Barbosa, Mário Jorge Leite"
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- Melhoria de processos críticos numa empresa de transportePublication . Barbosa, Mário Jorge Leite; Pereira, Maria Teresa RibeiroO negócio de transportes é um negócio onde o “Know-how” não é segredo. As empresas envolvidas neste mercado sabem como é que os seus concorrentes executam um certo tipo de serviço. O que difere as empresas e o que as mantêm competitivas é o nível de eficiência de como o serviço é executado. O poder negocial das empresas inseridas neste mercado sobre os seus gastos é bastante reduzido e sobre o preço de mercado, é praticamente nulo devido à grande diversidade de oferta. Todos estes fatores criaram a necessidade de procurar mais-valias a nível interno, eliminar desperdícios, melhorar os processos relacionados com a execução do serviço, reduzindo assim a probabilidade de falha e os custos derivados do processo o que consequentemente aumentará a margem de rentabilidade. O objetivo deste trabalho é a melhoria do processo “Transporte” através da aplicação da metodologia BPMN, introduzindo um conjunto de ferramentas lean e incutindo os conceitos lean e de melhoria contínua na empresa. O processo “ Transporte” é um processo core da empresa que contempla as fases essenciais na execução do serviço. Para a sua compreensão, uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) foi elaborada com base no diagnóstico e levantamento do processo. O estudo deste processo é realizado com base na metodologia BPMN (Business Process Model and Notation) começando pela análise da situação atual, dando origem ao designado modelo AS-IS. Após o seu estudo e identificação de ineficiências, são apresentadas um conjunto de melhorias (traduzidas em ações) expondo assim a situação desejável para o processo, concebendo o designado modelo TO-BE. Por forma a monitorizar e fomentar a melhoria contínua do processo “Transporte” foram definidos indicadores de desempenho. Priorizando ações sobre o principal operador do processo, o gestor de frota, reduzindo as suas tarefas e otimizando o seu tempo através do aumento da eficiência na utilização das ferramentas de gestão e monitorização da frota. O conjunto de ações propostas visa melhorar os processos internos da empresa, através da redução de desperdícios, normalização e redução de tarefas, introdução e otimização de ferramentas e definir indicadores de desempenho que permitam a monotorização dos processos e que auxiliem a tomada de decisão, fomentando a melhoria contínua, não só a nível de processos, mas também modificar paradigmas de pensamento e padrões culturais. Como trabalho futuro, será proposto a implementação do modelo TO-BE proposto, começando pelas ações com maior impacto no modelo de negócio, quer a nível estratégico como operacional.
