ESS - ACSP - Posters apresentados em eventos científicos
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Browsing ESS - ACSP - Posters apresentados em eventos científicos by Author "Batista, Ana Beatriz"
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- Tuberculose na atualidade: intervenção na comunidade para promoção da literacia em saúdePublication . Batista, Ana Beatriz; Ferreira, Daniela Filipa; Fonseca, Ana Faria; Mota, Sandra; Lamas, MC; Amorim, ManuelaA literacia em saúde baseia-se na capacidade dos cidadãos tomarem decisões acertadas em relação à sua saúde relacionando-se com o grau em que podem obter, processar e compreender informações e serviços de saúde, necessários para tomarem decisões de saúde adequadas. O baixo nível de literacia em saúde pode levar a menor consciência em adequar os seus comportamentos para melhorar a atitude face às doenças e à adesão aos cuidados. A tuberculose (TB) é uma doença de crescente preocupação na comunidade médica e um problema de saúde pública, devido à sua transmissão e difícil controlo. Sendo a Literacia em Saúde assume-se um ponto-chave para a inversão desta tendência, desenvolveu-se uma intervenção através da plataforma zoom, com recurso a metodologias ativas, para perceber o nível de conhecimento sobre a TB, fatores de risco associados e promover a educação individual e comunitária. Realizada no âmbito de Educação Clínica II, na área das Análises Clínicas e Saúde Pública, do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESS|Porto, e teve como público-alvo alunos de 12º ano, com idades compreendidas entre 17-19 anos, do curso de Biotecnologia. A ação pretendeu elucidar camadas jovens para esta doença tão atual e capacitá-los, sensibilizando-os, para a importância da prevenção, diagnóstico precoce, resistências aos antibacilares e vacinação. A intervenção permitiu o diálogo e troca de ideias que se revelaram enriquecedoras. No final, foi disponibilizado um questionário. Dos 74,1% dos respondentes, a maioria considerou a ação e a temática muito pertinente e muito interessante (72,5% e 80%) e que a intervenção estava muito bem organizada (82,5%). O retorno de grupos de jovens ativos, evidencia muito a necessidade da continuidade deste tipo de intervenções, através de metodologias ativas e participativas. Acresce ainda a aquisição de conhecimentos e competências transversais que num contexto de ensinoaprendizagem mais clássico e menos dinâmico poder-se-ia não atingir.
