ESE - UTC - Ciências da Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - UTC - Ciências da Educação by Author "Araújo, Maria José"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Colaboração entre estudantes e docentes no Ensino Superior: a atividade do GATA na comunidade educativa da ESE-P.Porto.Publication . Coelho, Carina; Duarte, Pedro; Araújo, Maria JoséO Grupo de Apoio ao Trabalho Académico (GATA) da Escola Superior de Educação do P. Porto tem como principal objetivo criar condições de socialização, que permitam aos estudantes desenvolver as suas competências académicas (e profissionais), numa estreita relação com colegas e docentes. Neste texto, divulgamos algumas das iniciativas promovidas pelo grupo, enfatizando a sua importância para a comunidade educativa em que se considera fundamental a abordagem colaborativa inspirada na investigação-ação participativa. Uma abordagem que privilegia os quotidianos de vida, os percursos sociais, educativos e culturais dos estudantes, como possibilidade de implicação nas diferentes atividades de grupo no contexto onde realizam a sua formação. Na esteira de John Dewey, esta abordagem ajuda a criar uma estrutura que promove experiências de aprendizagem mais robustas e significativas, por reconhecer os percursos dos estudantes como fundamentais para a valorização das suas competências académicas. Assumimos que os processos de formação pessoal e profissional necessitam de se estabelecer como dinâmicas que incentivam a curiosidade dos estudantes, que promovem competências de análise da realidade e que reconhecem a possibilidade de reconstruir conhecimento que valoriza as interações e entreajuda. Do trabalho desenvolvido salientamos: i) oficinas de escrita académica; ii) promoção de tutorias entre pares; iii) debates em encontros científicos iv) reflexão pedagógica envolvendo estudantes e docentes; v) publicação de artigos e livros em co-autoria; vi) I Seminário do GATA enquanto espaço de partilha de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de diferentes cursos.
- Music and drama in primary schools in the Madeira Island - Narratives of ownership and leadershipPublication . Mota, Graça; Araújo, Maria JoséA three-year-case study funded by the Foundation for Science and Technology (FCT) from the Portuguese Ministry of Science, Technology and Higher Education was designed to study a 30-year project of music and drama in primary schools in Madeira. This article reports on the narratives of the three main figures in the project as they elaborate on its construction according to the following themes: innovation, philosophies of music education and teacher education. Through the lens of a narrative inquiry, the discourses produced are analysed, taking into account the emerging concepts of ownership and leadership.
- Na encruzilhada de opções educativas. Um estudo exploratório sobre o ensino a distância no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Magalhães, Marlene; Araújo, Maria JoséO encerramento das escolas, devido à pandemia, mostrou-se especialmente difícil para as comunidades mais vulneráveis e desfavorecidas. O esforço para facilitar a continuidade da educação para todos/as, por meio do ensino a distância (EaD), exigiu o uso de diversas plataformas digitais, assim como uma reflexão sobre o currículo e o significado da aprendizagem. A educação online, já objeto de variados estudos (Dias, 2004; Lencastre & Araújo, 2009; Peres & Pimenta, 2011; Rosenberg, 2006), porque se tornou numa realidade contemporânea, sofreu, nos últimos meses, alterações na forma como é conceptualizada e integrada na prática educativa. Neste texto, debruçamo-nos sobre o modo como os/as professores/as do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, se organizaram para ajudar os/as alunos/as a completar o seu processo de aprendizagem no cenário pandémico instalado. A recolha de dados concretizou-se por via de um inquérito por questionário, respondido por 287 professores/as que lecionaram naquele nível de ensino durante o ano letivo 2019/2020. Na generalidade, os dados indiciam uma comum resistência face à necessidade de mudança, pese embora a mobilização de diferentes estratégias relacionais, didáticas e pedagógicas.
- Pedagogy and Curriculum in Higher EducationPublication . Duarte, Pedro; Lopes, Susana; Araújo, Maria JoséHigher education is constantly changing, both in relation to the characteristics of the different agents that constitute it (particularly teachers and students) and in relation to the particular experiences from this formative context. With the Covid-19 pandemic, new pedagogical challenges have emerged due to what were the emergency circumstances that we all experienced. Classrooms and teaching dynamics inevitably had to reinvent themselves, to get closer to the specific references and practices of distance teaching and learning. With this chapter, the authors present a plural set of experiences developed during their teaching experiences. Through reflection on these practices, five areas that were established as variables with special pedagogical value: i) availability of teachers and students; ii) programmatic content as a mean and not an end; iii) the centrality of interaction between peers; iv) the plurality of resources and perspectives and v) evaluation at the service of learning.