ESMAD - DM - Sistemas e Media Interativos
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Browsing ESMAD - DM - Sistemas e Media Interativos by Author "Barros, Jorge Alexandre Carvalho"
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- Sinestesia expandida: experiência multissensorial aromática em realidade virtualPublication . Barros, Jorge Alexandre Carvalho; Leite, LuísA sinestesia é uma condição neurológica em que o individuo afetado tem a perceção involuntária de dois sentidos sobre uma impressão, por outras palavras, os sentidos estão misturados (Whitelaw, 2008; Hinderk et al, n.d.), alterando a maneira de como o mundo é percecionado. Um dos casos mais conhecidos de sinestesia é a mistura entre a visão e o som, permitindo que o individuo veja as cores e formas de um som ou em outras situações o som de cada cor, como é o caso de Wassily Kandinsky, um famoso pintor russo do século XX (Miller, 2014). Esta condição neurológica não tem qualquer efeito negativo na vida do individuo, aliás, para alguns pode ser visto como uma virtude, o dom de sentir o mundo de maneira diferente, algo que pode ser explorado artisticamente. Com este projeto pretende-se explorar o potencial da sinestesia com recurso à realidade virtual (VR) e a um conjunto de tecnologias multimédia que permitam estimular e relacionar sentidos e ações de uma forma abrangente e imersiva. A realidade virtual apresenta a possibilidade de intensificar experiências sensoriais e expandir relações de sinestesia. Neste contexto, foi desenvolvido um protótipo denominado de Sensory Medley, que tem como objetivo principal encontrar uma forma de simular a sensação de sinestesia através do VR numa experiência imersiva e interativa, adicionando um quarto sentido, o olfato. Este projeto apresenta uma solução baseada na utilização de dispensadores de aroma automáticos modificados para que pudessem ser controlados a partir de uma plataforma de prototipagem (Arduino), de forma a complementar a interação. Esta interação acontece num ambiente de realidade virtual interativo desenvolvido numa plataforma de autoria de videojogos (Unity 3D). Os objetos tridimensionais foram produzidos numa ferramenta de modelação 3D e animação (Blender). O som espacializado foi produzido e integrado através de uma plataforma de áudio imersivo em tempo real (FMOD). Ao longo deste documento é apresentada uma descrição detalhada sobre todo processo de criação e desenvolvimento. Esta solução devolveu resultados interessantes que puderam ser observados durante uma experiência realizada na ESMAD com alguns participantes, que conseguiram de forma intuitiva associar objetos a aromas. Estes resultados também são analisados e alvo de reflexão.