ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico by Author "Borges, Cátia Sofia Lopes de Freitas"
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- Audição musical na sala de aula: práticas passadas e presentesPublication . Borges, Cátia Sofia Lopes de Freitas; Boal-Palheiros, GraçaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capítulo é constituído por uma breve caraterização das instituições da Prática de Ensino Supervisionada, bem como dos contextos em que se inserem e a descrição das turmas envolvidas neste processo. No segundo capítulo expõe-se uma reflexão fundamentada sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. Paralelamente, aqui também é feita uma abordagem a autores de referência no âmbito da didática e da pedagogia. Por último, o terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “A audição musical na sala de aula: práticas passadas e presentes”. O referido projeto tem como objetivo compreender de que forma é trabalhada a audição nas aulas de Educação Musical e, ao mesmo tempo, investigar quais as estratégias de ensino mais adequadas para o seu desenvolvimento. A abordagem metodológica inclui um questionário e um estudo quase-experimental. Os questionários foram aplicados a professores de Educação Musical do 2º ciclo do Ensino Básico, do distrito do Porto, pretendendo-se comparar a realidade atual com a estudada por Graça Boal-Palheiros (1994). O estudo quase-experimental consistiu na aplicação de diferentes estratégias de ensino da audição musical, a alunos do 5º ano da Escola Básica de Matosinhos. Assim, foram investigados os efeitos destas estratégias na aprendizagem e compreensão musical dos alunos. Os resultados dos questionários demonstram uma continuidade da importância atribuída pelos professores à audição, sendo considerada uma ferramenta essencial para o desenvolvimento musical das crianças. A frequência de realização de audições nas aulas revelou-se mais elevada neste estudo, face aos resultados obtidos no estudo realizado há cerca de 23 anos. As considerações finais permitem refletir sobre aspetos fundamentais da prática de ensino supervisionada e que estão subjacentes à prática profissional.