ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Duarte, Pedro"
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- Aprender com (c)almaPublication . Soares, Inês Avillez Ataíde de Sousa; Fernandes, Dárida Maria; Duarte, PedroO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que seinserenoplano de estudosdo Mestrado emEnsinadolºCiclo doEnsinoBásico(CEB) ede Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCEB. Esta UC pretende que o futuro docente desenvolva profissional e pessoalmente, através da experiência e da descoberta em contexto educativo. Assim, este Relatório de Estágio pretender descrever e refletir sobre a ação desenvolvida no contexto educativo, sustentada por pressupostos teóricos e legais, de modo a que se possa compreender o percurso de descoberta e de evolução do perfil profissional da mestranda.Durante todo o caminho desenvolvido na PES,procurou-se selecionar práticas que permitissem o desenvolvimento integral e holístico dos estudantes, que respeitassem o ritmo de cada um e que favorecessem a aquisição de aprendizagens significativas e "Aprender com (c)alma." Assim, promovendo uma educação integral e respeitando a essência de cada estudante e de cada turma,amestranda contactoucomdoisníveis educativos-o1.º CEB e o 2.ºCEB -,e com dois tipos de regimes de ensino diferentes:ensino presenciale ensino não presencial. De modo a adequar e adaptar o seu trabalho a ambos os contextos, foi fundamental,para a mestranda,o processo colaborativo desenvolvido com os professores cooperantes, os professores supervisores, os orientadores, o par pedagógico,o duplo par pedagógico e demais intervenientes.Este aspeto,as exigências inerentes à prática profissional e a adaptação ocorrida durante o ano letivo permitiu superar desafios, melhorar as práticas educativas,desenvolver competências fulcrais à profissão docente e construir uma identidade profissional. Ademais, a prática pedagógica constituiu-se como um contexto rico de investigação-ação, na qual a mestranda pôde observar,planificar,agir e refletir,com o intuito de desenvolver competências inerentes ao docente investigador/reflexivo. Neste relatório de estágio expõe-se, ainda, o projeto de investigação, desenvolvido em contexto 2.ºCEB, onde se procurou compreender quais as dinâmicas curriculares desenvolvidas durante o regime de ensino a distância,numa turma do 6.º ano de escolaridade.Deparando-se comum anoletivo atípico influenciado pela COVID-19,a mestranda considerouinteressante investigar que mudanças curriculares foram vivenciadas.
- No caminho da ConstruçãoPublication . Alves, Marta Sofia Vicente; Bessa, Rui; Duarte, PedroA concretização do presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, como documento obrigatório para a habilitação da discente para a docência nas áreas de incidência. O documento espelha a ação desenvolvida e, consequente, reflexão da mesma ao longo da formação da mestranda, sustentada por pressupostos teóricos e legais. A metodologia de investigação-ação inerente à formação concorreu para o desenvolvimento de todo o trabalho da mestranda, favorecendo o recurso a práticas, metodologias e abordagens inovadoras e significativas para o contexto educativo. A PES remete para o momento de estágio, desenvolvido em dois ciclos de ensino, onde a mestranda contactou com a realidade profissional. A postura reflexiva e crítica tomada permitiu a constante melhoria das práticas para uma construção plena da sua identidade profissional. Destaca-se, ainda, a componente investigativa, sustentada na conceção pessoal da importância das áreas artísticas procurando verificar a sua inevitável presença no processo de ensino e aprendizagem pela conferência de uma materialização mais concreta do conhecimento. A conclusão da formação inicial de docente culmina com a construção profissional da mestranda num caminho que se iniciou no seu nascimento. A vida traduz-se numa longa caminhada, repleta de aprendizagens que permitirão a construção do ser humano pleno e, como tal, este documento é mais uma aprendizagem "No Caminho da Construção".
- Ser professor: uma eterna aprendizagem colaborativaPublication . Teixeira, Andreia Filipa Santos; Fernandes, Dárida Maria; Duarte, PedroO presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, que visa ao futuro professor experienciar, em contexto educativo, o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Assim, este Relatório de Estágio pretende descrever, de forma reflexiva, o percurso de descoberta do perfil profissional da mestranda. Este momento de formação consistiu num processo colaborativo, repleto de reflexões e partilhas entre professores cooperantes, professores supervisores, orientadores e demais intervenientes, o que permitiu superar desafios e desenvolver capacidades essenciais à profissão docente. A prática pedagógica desenvolvida possibilitou compreender as diversas exigências de ensinar nos dias de hoje e constituiu-se como um contexto rico de investigação, na qual a mestranda pôde planificar, agir, refletir e investigar, com o intuito de desenvolver capacidades inerentes ao professor investigador/reflexivo. Neste âmbito, procurou-se promover experiências de aprendizagem integradoras, que potenciassem o desenvolvimento de um conhecimento mais coeso da realidade pelos alunos. Ainda na perspetiva de desenvolver capacidades investigativas, apresenta-se o projeto “O poder de uma imagem na resolução de problemas” que resultou da observação, recolha de dados e reflexão da professora estagiária, que teve como principal objetivo compreender de que forma a banda desenhada influencia a capacidade de resolução de problemas dos alunos. Por fim, reflete-se sobre as principais aprendizagens profissionais e pessoais alcançadas, que permitiram à professora estagiária compreender as exigências atuais do ensino e suscitar a esperança de que se for sempre capaz de refletir sobre a sua prática poderá potenciar o sucesso dos seus futuros alunos.