ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Cruz, Mário"
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- Odisseia pedagógica. Diálogos entre a tradição e a inovação no ensinoPublication . Ramos, Filipa Maria de Carvalho Pinto; Mascarenhas, Daniela; Cruz, MárioO presente Relatório de Estágio (RE), intitulado Odisseia Pedagógica: Diálogos entre a Tradição e a Inovação no Ensino, foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento constitui um marco fundamental na formação da mestranda, refletindo a consolidação de saberes e competências adquiridos ao longo do ano letivo 2024/2025. Sustentado numa articulação reflexiva entre teoria e prática, este RE documenta o percurso da mestranda em dois contextos distintos: numa turma do 3.º ano do 1.º CEB e numa turma do 6.º ano do 2.º CEB. As intervenções pedagógicas foram sustentadas por referenciais científicos, didáticos e legais, ancorando-se em ciclos de observação, planificação, intervenção, avaliação e reflexão, essenciais à construção de uma identidade docente ética, crítica e inovadora. Este processo formativo foi enriquecido pela colaboração com os diferentes agentes educativos, pelo reconhecimento da diversidade e especificidade dos contextos escolares e pelo compromisso com a promoção de aprendizagens inclusivas, diferenciadas e significativas. As práticas educativas adotadas foram orientadas por uma intencionalidade pedagógica capaz de valorizar os alunos enquanto sujeitos ativos, promovendo ambientes de aprendizagem positivos e centrados na equidade. A componente investigativa do relatório, apresentada sob a forma de artigo científico, explora o papel dos chatbots enquanto expressão da Inteligência Artificial (IA) e a sua potencial integração no processo de ensino e aprendizagem. Recorrendo a uma abordagem mista e metodologia de investigação-ação, a mestranda analisou o impacto dos chatbots na motivação, no envolvimento e na compreensão conceptual dos alunos, com particular incidência no raciocínio geométrico e no pensamento científico. Os resultados obtidos apontam para o potencial destas tecnologias como ferramentas pedagógicas, desde que utilizadas com intencionalidade didática, espírito crítico e em articulação com os referenciais curriculares. Este RE espelha, assim, uma postura profissional comprometida com a inovação pedagógica, a investigação, a inclusão e a qualidade das aprendizagens. Através da PES, a mestranda consolidou a sua identidade profissional, assumindo o desafio de ser professora no século XXI — consciente dos riscos e oportunidades da era digital e determinada a colocar a tecnologia ao serviço de uma escola mais humana, colaborativa e transformadora.
- Semear colaboração: a estrutura Scrum no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Guerra, Maria Duarte Pinto de Pinho; Quadros-Flores, Paula; Cruz, MárioO presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Atendendo ao perfil duplo de formação, o relatório reflete, de forma crítica e articulada, o percurso formativo da mestranda ao longo de um ano letivo, em dois contextos educativos distintos: uma turma do 6º ano, no primeiro semestre, e uma turma do 3º ano, no segundo semestre. O documento estrutura-se em três grandes momentos: a fundamentação teórica que sustenta as opções pedagógicas adotadas; a reflexão crítica sobre a prática nas áreas de Matemática, Ciências Naturais e Articulação de Saberes; e o projeto de investigação, centrado numa abordagem inovadora e transformadora da ação educativa. A investigação teve como objetivos compreender de que forma a Inteligência Artificial pode apoiar os alunos do 1º CEB a trabalhar em equipa numa estrutura Scrum, e de que modo esta metodologia contribui para uma maior eficiência no trabalho de grupo. Implementado numa turma de 3º ano, o estudo envolveu 22 crianças e revelou o impacto do modelo Scrum criado pelas crianças com apoio da IA. Este percurso permitiu à mestranda construir saberes profissionais alicerçados numa prática pedagógica fundamentada e crítica, desenvolvendo uma identidade docente reflexiva e inovadora, capaz de responder com criatividade e rigor aos desafios da escola contemporânea.