ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Cruz, Mário"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Semear colaboração: a estrutura Scrum no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Guerra, Maria Duarte Pinto de Pinho; Quadros-Flores, Paula; Cruz, MárioO presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Atendendo ao perfil duplo de formação, o relatório reflete, de forma crítica e articulada, o percurso formativo da mestranda ao longo de um ano letivo, em dois contextos educativos distintos: uma turma do 6º ano, no primeiro semestre, e uma turma do 3º ano, no segundo semestre. O documento estrutura-se em três grandes momentos: a fundamentação teórica que sustenta as opções pedagógicas adotadas; a reflexão crítica sobre a prática nas áreas de Matemática, Ciências Naturais e Articulação de Saberes; e o projeto de investigação, centrado numa abordagem inovadora e transformadora da ação educativa. A investigação teve como objetivos compreender de que forma a Inteligência Artificial pode apoiar os alunos do 1º CEB a trabalhar em equipa numa estrutura Scrum, e de que modo esta metodologia contribui para uma maior eficiência no trabalho de grupo. Implementado numa turma de 3º ano, o estudo envolveu 22 crianças e revelou o impacto do modelo Scrum criado pelas crianças com apoio da IA. Este percurso permitiu à mestranda construir saberes profissionais alicerçados numa prática pedagógica fundamentada e crítica, desenvolvendo uma identidade docente reflexiva e inovadora, capaz de responder com criatividade e rigor aos desafios da escola contemporânea.