ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Cardia, Pedro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprenderPublication . Pessoa, Patrícia Alexandra Fonseca; Pinto, José Alexandre; Cardia, PedroO presente relatório de estágio tem como principal função descrever e refletir sobre o percurso evolutivo da mestranda na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, uma das etapas mais aguardadas pelos estudantes que sonham ser professores. É nesta fase que se constrói continuamente a identidade profissional, sendo guiada por expectativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Esta aventura, pautada pela vontade de crescer e evoluir, tanto a nível profissional como pessoal, ganha força em contexto educativo e possibilita a reflexão sobre as diversas dimensões que abrangem o perfil de um bom professor. Ao longo deste percurso o papel de professores orientadores cooperantes, de supervisores institucionais e do par pedagógico foi preponderante e essencial, permitindo o desenvolvimento de um trabalho colaborativo e reflexivo. Realça-se o cariz investigativo, que o presente trabalho também apresenta, tornando visível outro papel desempenhado por docentes. Neste projeto é abordado o desenvolvimento da Literacia Científica como um fator relevante para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, acreditando que consequentemente se tornarão ativos. No final deste percurso a mestranda têm a convicção de que há muito mais para aprender e construir. Assim, evidencia a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, para que se possa dar sentido ao título atribuído a este documento “A Aventura de Ensinar e Aprender”.