ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Alves, Tiago Miguel Maia"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A aguarela do sonho que me pintou professoraPublication . Barbosa, Mariana Araújo; Mascarenhas, Daniela Filipa Martilho; Rodrigues, Pedro Correia; Alves, Tiago Miguel MaiaO presente Relatório de Estágio (RE) foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento reflete o percurso da mestranda em dois contextos educativos distintos e revela uma construção identitária que se vai desenhando entre desafios concretos, decisões pedagógicas fundamentadas e aprendizagens com os alunos. A intervenção didática desenvolvida privilegiou a intencionalidade pedagógica, a articulação curricular e a atenção à diversidade. As propostas delineadas procuraram promover experiências de aprendizagem significativas, nas quais a afetividade e a valorização da criatividade dos alunos assumiram um papel central. Através da interdisciplinaridade e do uso pedagógico das tecnologias digitais, criaram-se contextos orientados para a construção ativa do conhecimento e para o desenvolvimento do pensamento crítico. Valorizou-se, em cada decisão, uma educação centrada na formação integral das crianças, assente em valores humanos, escuta ativa e respeito mútuo. O relatório integra, ainda, uma dimensão investigativa, centrada no desenvolvimento das capacidades de Visualização Geométrica (VG) em alunos do 2.º ano de escolaridade, mais especificamente na construção das vistas dos sólidos. Procurou-se compreender de que forma o recurso a Materiais Manipuláveis (MM) e a ferramentas de Realidade Aumentada (RA) poderia influenciar esse processo. Inspirado na metáfora da Aquarela, este RE apresenta-se como a síntese de um percurso formativo feito de linhas intencionais, de contornos por vezes incertos e de camadas sobrepostas entre a teoria, a prática e a reflexão. Cada capítulo acrescenta cor a um sonho, que começou por ser um esboço, e que se vai definindo, a cada passo, com mais nitidez...
- Desde sempre em mim, a voz que agora ensinaPublication . Leite, Lara Filipa Lopes; Mascarenhas, Daniela Filipa Martinho; Rodrigues, Pedro Correia; Alves, Tiago Miguel MaiaO presente Relatório de Estágio (RE), intitulado “Desde Sempre em Mim, a Voz que Agora Ensina”, enquadra-se na Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento constitui um requisito indispensável para a obtenção do grau de Mestre, corporizando uma síntese reflexiva do percurso formativo vivido pela mestranda ao longo do ano letivo 2024/2025. Sustentado num diálogo contínuo entre teoria e prática, este RE retrata uma jornada formativa desenvolvida em dois contextos educativos, com intervenções realizadas numa turma do 3.º ano do 1.º CEB e numa turma do 6.º ano do 2.º CEB, nas áreas disciplinares de Matemática e Ciências Naturais. A ação pedagógica da mestranda alicerçou-se em referenciais científicos, didáticos e legais, integrando ciclos de observação, planificação, intervenção, avaliação e reflexão, orientados para a construção de uma identidade docente crítica, investigativa e ética. Este percurso formativo foi amplamente enriquecido pela colaboração com os diferentes agentes educativos e pela atenção às especificidades dos alunos, procurando responder às suas necessidades e potencialidades através de cenários de aprendizagem contextualizados, inclusivos e motivadores. Tal como páginas de um livro em constante escrita, cada criança foi entendida como portadora de uma narrativa única, cuja valorização se tornou central no ato educativo. O presente RE inclui ainda uma vertente investigativa, desenvolvida sob a forma de artigo científico, que problematiza as potencialidades da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) na promoção de aprendizagens significativas e na articulação entre Matemática e Ciências Naturais, desafiando a fragmentação curricular e reforçando a relação com o meio envolvente. Este estudo, ancorado numa metodologia de investigação-ação, procurou compreender de que modo a integração de ambientes imersivos poderia potenciar o raciocínio espacial e o interesse dos alunos pelos conceitos matemáticos e científicos, consolidando, assim, um ensino mais interativo e experiencial. Este RE reflete, por conseguinte, a consolidação de saberes, valores e competências que moldaram a identidade profissional da mestranda, numa perspetiva de docência comprometida com a inovação pedagógica, a justiça educativa e o desenvolvimento integral dos alunos. Mais do que um requisito académico, este documento marca o início de uma caminhada que se prolonga no tempo, alimentada pela paixão de ensinar e pelo sonho de construir, com gestos simples e sentidos, uma escola mais humana. É também o lugar onde se escuta, de forma clara e confiante, a voz que desde sempre a acompanha e que agora se revela inteira no ato de educar.
- A pedagogia em cena: A orquestração do processo educativoPublication . Cruz, Regina de Azevedo; Rodrigues, Pedro Correia; Alves, Tiago Miguel MaiaO presente Relatório de Estágio (RE) foi concebido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), incorporada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Concebe-se como um instrumento de avaliação, submetido a prova pública, essencial para a conclusão do 2º ciclo de estudos, tendente ao grau de mestre. Este documento visa apresentar o desenvolvimento da mestranda, tanto a nível pessoal como profissional, nos dois contextos educativos pertencentes ao mesmo agrupamento de escolas, de saberes teóricos, didáticos e pedagógicos, que alinharam o percurso de toda a prática. O RE relata, numa perspetiva reflexiva, múltiplas experiências proporcionadas por ambos os ciclos, abrangendo processos de observação, planificação, ação e reflexão, tendo como intuito a construção de conhecimentos, capacidades e atitudes adequadas e adaptadas pelo professor. Ao longo de todo o percurso existiram desafios da realidade educativa, sendo refletivas criticamente, através de referenciais teóricos e legais. Efetivamente é de salientar a importância de todos os intervenientes do ciclo de supervisão e cooperação, tornando esta prática um crescimento para a mestranda, tanto pessoal como profissional. Ademais, as turmas com que a mestranda contactou, 3º, Sº e 6º anos de escolaridade, serviram de foco permitindo realizar cenários de aprendizagem, atividades e projetos significativos e adequados às necessidades dos alunos. Além disso, o documento contém uma dimensão investigativa, na qual foi implementado um estudo caso com o objetivo de compreender de que forma a orquestração e uso da Realidade Aumentada e do micro:bit promove a compreensão de conteúdos relacionados com a saúde cardiovascular e como pode auxiliar na articulação curricular horizontal no 6º ano de escolaridade. Consequentemente, é analisado que a tecnologia não substitui o papel do professor, revelando a orquestração ser eficaz na compreensão do sistema cardiovascular e na articulação curricular horizontal. O percurso refletido ao longo das páginas deste documento, proporcionaram a Pedagogia em Cena, essencial para a orquestração do processo educativo.