ESMAE - DM - Teatro
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Browsing ESMAE - DM - Teatro by advisor "Beja, José Francisco da Silva"
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- Ficheiros secretos: a luz e o espaço cénicoPublication . Gomes, José Carlos Coelho; Beja, José Francisco da SilvaO trabalho, que agora apresento é uma reflexão sobre o processo criativo e técnico da elaboração do Desenho de Luz para o espectáculo, Ficheiros Secretos, uma coprodução da companhia Visões Úteis e do Teatro Nacional S. João, que estreou no Auditório Carlos Alberto, no Porto, em Novembro de 2013. A noção, ou noções, contidas na expressão ficheiro secreto, que serviria, aliás, de mote para a construção do texto da autoria de Carlos Costa e Ana Vitorino, permitiu explorar no âmbito da Luz zonas menos concretas da realidade e da percepção, ou seja, menos naturalistas, mais abstractas e/ou mais ilusórias. Como metodologia de trabalho para a realização do Desenho de Luz do espectáculo referido, decidi dedicar uma maior atenção à intuição e questões relacionadas com a percepção interior dos fenómenos concretos, da realidade tal qual se apresenta de um modo mais imediato ao nosso olhar, para, a partir desse ponto, conduzir o trabalho de pesquisa e posterior materialização das ideias para zonas menos objectivas, em que a luz é tratada como matéria que torna visível a materialização do pensamento mais interior, menos concreto. Ao longo do processo, foram surgindo as chaves que me parecem coerente, legítimas e livres para tratar essa criação específica: 1 - O nonsense como caminho possível na construção artística 2 - Uma constante procura da depuração da imagem enquanto veículo de comunicação 3 - A poesia da luz como síntese dos conceitos alcançados e das emoções vivenciadas
- Lighting for dancePublication . Azevedo, Jonathan Peter de; Beja, José Francisco da Silva; Moreira, Helder Jorge Maia SilvaThe purpose of this project is to discover a method or methods to design lights for a dance choreography. It is divided in four parts. The first part is an general look at Stanley McCandless’s method for stage lighting along with an overview of the basic objectives of lighting for the stage and a brief analysis of the properties of light. This is followed by a look at how three light designers approach the work: Jean Rosenthal, Richard Pilbrow, and Francis Reid. Looking first at how they collaborate with choreographers in order to come up with concepts and how they then put them into practice. In part three an observation grid is created and applied in the analysis of three modern dance performances: Licht a dance by Conny Janssen with lighting by Reinier Tweebeeke; Shazam! a dance by Philippe Decouflé with lighting by Patrice Besombes; In the Upper Room a dance by Twyla Tharp with lighting by Jennifer Tipton. In part four, what was read and observed is put into practice with the creation of a light design for two dances, choreographed by Isabel Ariel, a choreographer and dance instructor at the Ginasiano dance school in Vila Nova de Gaia. Here the process is displayed from the first encounter, through the discussion of concepts and finally with the execution of the dances, complete with an analysis of what was successful and what was less so. The performance took place between the 2nd and 4th of March in the year 2011 at the school’s own facilities.