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- Corpos vestidos de história: subsídios para um design de figurinosPublication . Martins, Filipa Carolina Carvalho; Rocha, Maria Manuela Bronze da; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deA necessidade de desenvolver e aprofundar a relação entre o traje histórico e o figurino, parte de uma preocupação artística, que define uma linha de pensamento no trabalho de um figurinista. Pretende-se com este trabalho explorar no figurino as possibilidades de reinventar o traje para as cenas do teatro e segundo uma visão contemporânea. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo, desenvolve-se um estudo a partir de duas abordagens para o tratamento das referencias de época através do figurino: partindo do reconhecimento iconográfico, faz-se uma análise da imagem enquanto forma de justificar sentidos de uma época transpondo-a para a atualidade e, seguindo o conceito de segunda pele de Taïrov, desenvolve-se a exploração dos potenciais e das limitações do vestuário de carácter histórico, no trabalho de criação de personagens com intérpretes, através de um laboratório experimental. A partir da documentação deste processo, a relação corpo/traje é utilizada como ferramenta na criação de figurinos. Neste caso, a investigação dá aso à criação, e na concretização dos figurinos para a ópera L’heure Espagnole, de Maurice Ravel. A pesquisa teórica serve-nos de base de sustentação para o design de figurinos desta ópera, que pretende distanciar-se da abordagem realista em prol de um design que se serve do signo para abordar com um olhar atual, dois períodos históricos distintos.
- Ficheiros secretos: a luz e o espaço cénicoPublication . Gomes, José Carlos Coelho; Beja, José Francisco da SilvaO trabalho, que agora apresento é uma reflexão sobre o processo criativo e técnico da elaboração do Desenho de Luz para o espectáculo, Ficheiros Secretos, uma coprodução da companhia Visões Úteis e do Teatro Nacional S. João, que estreou no Auditório Carlos Alberto, no Porto, em Novembro de 2013. A noção, ou noções, contidas na expressão ficheiro secreto, que serviria, aliás, de mote para a construção do texto da autoria de Carlos Costa e Ana Vitorino, permitiu explorar no âmbito da Luz zonas menos concretas da realidade e da percepção, ou seja, menos naturalistas, mais abstractas e/ou mais ilusórias. Como metodologia de trabalho para a realização do Desenho de Luz do espectáculo referido, decidi dedicar uma maior atenção à intuição e questões relacionadas com a percepção interior dos fenómenos concretos, da realidade tal qual se apresenta de um modo mais imediato ao nosso olhar, para, a partir desse ponto, conduzir o trabalho de pesquisa e posterior materialização das ideias para zonas menos objectivas, em que a luz é tratada como matéria que torna visível a materialização do pensamento mais interior, menos concreto. Ao longo do processo, foram surgindo as chaves que me parecem coerente, legítimas e livres para tratar essa criação específica: 1 - O nonsense como caminho possível na construção artística 2 - Uma constante procura da depuração da imagem enquanto veículo de comunicação 3 - A poesia da luz como síntese dos conceitos alcançados e das emoções vivenciadas